1. Inรญcio
  2. / Automotivo
  3. / Mitsubishi Triton Katana impressiona no asfalto e no off-road com motor biturbo e consumo surpreendente
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentรกrios 0 comentรกrios

Mitsubishi Triton Katana impressiona no asfalto e no off-road com motor biturbo e consumo surpreendente

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 08/04/2025 ร s 17:53
Mitsubishi Triton Katana impressiona no asfalto e no off-road com motor biturbo e consumo surpreendente
Mitsubishi Triton Katana impressiona no asfalto e no off-road com motor biturbo e consumo surpreendente (Imagem: Representaรงรฃo)
  • Reaรงรฃo
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Com design ousado, motor biturbo e promessa de autonomia surpreendente, a Nova Mitsubishi Triton Katana estreia como uma das picapes mais completas da categoria. Saiba o que muda e se ela entrega tudo o que promete.

Imagine uma picape com cara de guerreira, nome de espada japonesa e coragem para atravessar qualquer terreno do Brasil da lama de Barueri ร s estradas do Pantanal. Essa รฉ a proposta da Nova Mitsubishi Triton Katana, a sexta geraรงรฃo da clรกssica caminhonete da marca japonesa, que chega ao mercado nacional prometendo balanรงar o trono da Hilux, da Ranger e da S10. E olha, nรฃo รฉ exagero: a Katana estรก maior, mais forte, mais confortรกvel e sim mais cara. Mas serรก que vale tudo isso?

Apresentada oficialmente no final de 2024, a Nova Mitsubishi Triton Katana jรก comeรงa a circular por aqui em 2025 e, desde o primeiro contato, impressiona. Muito alรฉm de um visual reestilizado, ela recebeu melhorias estruturais, motor com novo fรดlego, interior mais confortรกvel e tecnologias que tornam o uso urbano e off-road bem mais equilibrado.

Nova geraรงรฃo, nova estrutura e novo nome

A primeira grande mudanรงa รฉ o nome. A Mitsubishi decidiu simplificar e deixou de lado o โ€œL200โ€, chamando o modelo apenas de Triton, com o sobrenome Katana marcando a versรฃo topo de linha. Uma jogada de marketing que visa destacar o carรกter renovado do modelo, mas que tambรฉm pode causar alguma confusรฃo com os fรฃs da clรกssica L200 Triton. De toda forma, a intenรงรฃo รฉ clara: mostrar que estamos diante de algo novo.

ร‰ novo mesmo estรก o chassi. Chamado de โ€œmegachassiโ€ pela fabricante, ele ficou 60% mais rรญgido ร  flexรฃo e 40% mais resistente ร  torรงรฃo, tudo isso com uso de aรงo de alta e ultra resistรชncia. Essa evoluรงรฃo trouxe mais seguranรงa, estabilidade e, principalmente, conforto. A nova base permitiu alongar o entre-eixos, que agora mede 3,13 metros nada menos que 13 centรญmetros a mais do que a geraรงรฃo anterior. Isso fez com que a picape ganhasse mais espaรงo interno e se comportasse melhor em terrenos irregulares.

Design quadradรฃo e imponente: visual com personalidade

Se nas geraรงรตes anteriores a Mitsubishi flertava com o visual esportivo, agora a aposta รฉ no estilo โ€œbruto-chiqueโ€. A Nova Mitsubishi Triton Katana ficou mais larga, ganhou farรณis full LED com recortes retos, para-choques robustos e uma dianteira com identidade visual forte, quase intimidadora. Quem vรช pessoalmente entende melhor: รฉ uma picape que impรตe respeito.

Alรฉm disso, hรก detalhes exclusivos como molduras pretas nos para-lamas, maรงanetas e retrovisores em black piano, rack de teto robusto, rodas de 18 polegadas e um Santo Antรดnio estilizado na caรงamba. Sรฃo elementos que, juntos, dรฃo ร  Katana uma cara prรณpria entre as rivais.

Motor biturbo diesel surpreende em torque e consumo

Debaixo do capรด, o que move a Katana รฉ o novo motor 2.4 biturbo diesel, que substitui a antiga configuraรงรฃo mono turbo. Agora sรฃo 205 cv de potรชncia e 47,9 kgfm de torque, disponรญveis jรก a partir de 1.500 rpm. Isso significa respostas mais rรกpidas ao acelerar, retomadas mais vigorosas e menor esforรงo para rebocar ou transportar cargas.

A Mitsubishi promete economia e cumpre. Nos testes realizados, a Nova Mitsubishi Triton Katana chegou a fazer 14,1 km/l na estrada e 10,2 km/l na cidade. Para uma picape com mais de 2 toneladas, equipada com traรงรฃo 4×4 e todo o arsenal off-road, esses nรบmeros sรฃo de respeito. O tanque de 76 litros ainda permite autonomia acima de 1.000 km, algo muito relevante para quem roda longas distรขncias.

Conforto e tecnologia: o salto que a picape precisava

Por dentro, o salto foi tรฃo significativo quanto por fora. O acabamento ainda usa plรกsticos duros em algumas partes, mas hรก mais รกreas com revestimentos macios ao toque, texturas modernas e detalhes que remetem ร  fibra de carbono. A cabine estรก mais silenciosa e o espaรงo traseiro aumentou, melhorando o conforto para todos os ocupantes.

Entre os itens de destaque, a Nova Mitsubishi Triton Katana traz central multimรญdia de 9 polegadas, cรขmera 360ยบ, ar-condicionado automรกtico dual zone, carregador de celular por induรงรฃo, controle de cruzeiro adaptativo e diversos modos de conduรงรฃo incluindo configuraรงรตes especรญficas para lama, neve, areia e pedras. Ou seja, pronta para a cidade e para o mato.

O painel de instrumentos mantรฉm mostradores analรณgicos, mas com uma tela central informativa e clara. A direรงรฃo agora รฉ elรฉtrica, o que melhora a dirigibilidade, especialmente no uso urbano, onde o diรขmetro de giro um pouco maior poderia ser um ponto negativo.

Caรงamba maior e capacidade de carga ampliada

A Katana tambรฉm estรก mais prรกtica. A caรงamba ganhou novo desenho, estรก mais reta, espaรงosa e agora comporta atรฉ 1.080 kg de carga um aumento de 80 kg em relaรงรฃo ร  geraรงรฃo anterior. A tampa tem sistema de amortecimento e proteรงรฃo contra riscos. E para os amantes do fora de estrada, a picape mantรฉm 22,3 cm de altura do solo e รขngulos generosos de ataque (29ยบ) e saรญda (23ยบ), com traรงรฃo integral e reduzida.

ร‰ a clรกssica robustez da Mitsubishi Triton Katana, agora com mais conforto, mais tecnologia e mais eficiรชncia. Tudo isso sem abrir mรฃo do que a marca sempre valorizou: a capacidade de enfrentar qualquer desafio.

A Nova Mitsubishi Triton Katana nรฃo veio para substituir apenas a geraรงรฃo anterior. Ela chegou para redefinir o que a marca japonesa entende por picape mรฉdia no Brasil. Com visual marcante, motor biturbo eficiente, chassi reforรงado e uma lista respeitรกvel de equipamentos, ela entra com forรงa total no embate com Hilux, Ranger e S10.

Apesar do preรงo alto partindo de R$ 330 mil a Katana oferece um conjunto tรฉcnico difรญcil de ignorar. Para quem busca robustez de verdade com mais conforto e tecnologia, ela entrega o que promete. E mais: mostra que a Mitsubishi Triton Katana ainda tem muito a dizer no mercado nacional.

Fonte: A Roda

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase โ€œAcesse o CPG Click Petrรณleo e Gรกs com menos anรบnciosโ€ em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: โ€œApp leve, notรญcias personalizadas, comentรกrios, currรญculos e muito maisโ€. No rodapรฉ, รญcones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentรกrios
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentรกrios
Rafaela Fabris

Fala sobre inovaรงรฃo, energia renovรกveis, petrรณleo e gรกs. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro. Sugestรฃo de pauta: rafafabris11@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adorarรญamos sua opniรฃo sobre esse assunto, comente!x