1. Início
  2. / Economia
  3. / Mitsubishi fecha acordo para que carros fabricados em Goiás sejam vendidos na América do Sul
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Mitsubishi fecha acordo para que carros fabricados em Goiás sejam vendidos na América do Sul

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 15/07/2025 às 11:38
Mitsubishi
No primeiro dia da missão internacional no Japão, Caiado acompanha na sede da Mitsubishi assinatura de ato que oficializa a o início das exportações da unidade de Catalão para a América do Sul (Júnior Guimarães)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Um novo acordo assinado entre o governo de Goiás e a Mitsubishi Motors, no Japão, deve transformar a fábrica da montadora em Catalão em uma plataforma internacional de exportação. A medida promete fortalecer a economia local e abrir novos postos de trabalho com o aumento da produção

Nesta segunda-feira (14/7), um contrato considerado estratégico foi assinado entre representantes do governo de Goiás e executivos da Mitsubishi Motors, no Japão.

O acordo autoriza a HPE Automotores, que monta os veículos da montadora japonesa no Brasil, a exportar seus modelos para o Mercosul e demais países da América do Sul.

A cerimônia aconteceu na sede mundial da Mitsubishi Motors, em Tóquio.

A comitiva goiana foi liderada pelo governador Ronaldo Caiado, que destacou a importância do acordo para o Estado e para o município de Catalão, onde a fábrica está instalada há 27 anos.

Catalão como plataforma internacional

Com a nova autorização, a unidade goiana passa a atuar também como plataforma internacional de produção.

Até então, a fábrica produzia veículos exclusivamente para o mercado brasileiro. Agora, com a possibilidade de exportar, espera-se o aumento da produção e, consequentemente, a geração de empregos.

A assinatura desse acordo é muito importante. Assim que começar, automaticamente aumentará a produção de veículos e teremos mais empregos na planta em Catalão”, afirmou o prefeito Velomar Rios.

Incentivo à indústria local

Para o governador Ronaldo Caiado, o momento é de celebração para a indústria automotiva do Estado.

A Mitsubishi Motors é uma das empresas de maior renome internacional. Viemos aqui especialmente para ampliar nossas parcerias”, declarou.

Ele também reforçou o compromisso de Goiás com a expansão da fábrica: “Enche de orgulho nós, goianos, poder sediá-la no Brasil”.

Investimentos e reconhecimento

A Mitsubishi Motors no Japão também anunciou recentemente que investirá R$ 4 bilhões na unidade de Catalão até 2032.

Hoje, a fábrica produz dois modelos: o SUV Eclipse Cross, com tração 4×4, e a nova picape Triton.

O CEO da empresa, Takao Kato, ressaltou a importância do mercado brasileiro e do apoio estadual. “O sucesso dos nossos negócios no Brasil se deve, em grande parte, ao apoio caloroso do Governo de Goiás, incluindo incentivos fiscais e melhorias na infraestrutura”, afirmou.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x