Um novo acordo assinado entre o governo de Goiás e a Mitsubishi Motors, no Japão, deve transformar a fábrica da montadora em Catalão em uma plataforma internacional de exportação. A medida promete fortalecer a economia local e abrir novos postos de trabalho com o aumento da produção
Nesta segunda-feira (14/7), um contrato considerado estratégico foi assinado entre representantes do governo de Goiás e executivos da Mitsubishi Motors, no Japão.
O acordo autoriza a HPE Automotores, que monta os veículos da montadora japonesa no Brasil, a exportar seus modelos para o Mercosul e demais países da América do Sul.
A cerimônia aconteceu na sede mundial da Mitsubishi Motors, em Tóquio.
-
FGTS no limite: presidente da Caixa admite risco de colapso, lucro despenca 41%, inflação corrói depósitos e trabalhador pode perder a proteção
-
Inadimplência dispara a 4,8 por cento, quase 72 milhões no vermelho: juros altos sufocam famílias, pessoa física puxa alta e consumo ameaça travar já
-
Impasse no Congresso dos EUA causa shutdown; paralisação pode dispensar 750 mil funcionários por dia a um custo diário de US$ 400 milhões
-
China engasga: fábricas fecham, desemprego juvenil perto de 19 por cento, guerra tarifária dos EUA aperta e Brasil se prepara para o impacto nas exportações
A comitiva goiana foi liderada pelo governador Ronaldo Caiado, que destacou a importância do acordo para o Estado e para o município de Catalão, onde a fábrica está instalada há 27 anos.
Catalão como plataforma internacional
Com a nova autorização, a unidade goiana passa a atuar também como plataforma internacional de produção.
Até então, a fábrica produzia veículos exclusivamente para o mercado brasileiro. Agora, com a possibilidade de exportar, espera-se o aumento da produção e, consequentemente, a geração de empregos.
“A assinatura desse acordo é muito importante. Assim que começar, automaticamente aumentará a produção de veículos e teremos mais empregos na planta em Catalão”, afirmou o prefeito Velomar Rios.
Incentivo à indústria local
Para o governador Ronaldo Caiado, o momento é de celebração para a indústria automotiva do Estado.
“A Mitsubishi Motors é uma das empresas de maior renome internacional. Viemos aqui especialmente para ampliar nossas parcerias”, declarou.
Ele também reforçou o compromisso de Goiás com a expansão da fábrica: “Enche de orgulho nós, goianos, poder sediá-la no Brasil”.
Investimentos e reconhecimento
A Mitsubishi Motors no Japão também anunciou recentemente que investirá R$ 4 bilhões na unidade de Catalão até 2032.
Hoje, a fábrica produz dois modelos: o SUV Eclipse Cross, com tração 4×4, e a nova picape Triton.
O CEO da empresa, Takao Kato, ressaltou a importância do mercado brasileiro e do apoio estadual. “O sucesso dos nossos negócios no Brasil se deve, em grande parte, ao apoio caloroso do Governo de Goiás, incluindo incentivos fiscais e melhorias na infraestrutura”, afirmou.