Apple prepara mudança no design do iPhone 17 Pro com traseira híbrida de alumínio e vidro e nova área dedicada ao carregamento sem fio
Um relatório da Bloomberg apontou mudanças importantes para o iPhone 17 Pro. A reportagem afirmou que os modelos terão “uma nova área de recorte nos dois terços inferiores do telefone, que também funciona como área de carregamento sem fio”. Essa adaptação marca uma diferença no design, porque amplia o espaço dedicado ao MagSafe e ao padrão Qi.
Além disso, o site The Information já havia antecipado no ano passado que a traseira do iPhone 17 Pro e do iPhone 17 Pro Max seria feita em parte de alumínio e parte de vidro.
A notícia, porém, não detalhava como seria essa divisão, o que gerou diversas imagens conceituais criadas por blogs e designers.
-
Exército dos EUA dispara Switchblade 600 pela primeira vez: drone kamikaze que voa 43 km, carrega ogiva Javelin e desvia em pleno voo
-
China injeta 3 trilhões em ciência e dispara investimentos recordes em pesquisa para dominar a inovação mundial
-
Inventor cria sistema simples que bloqueia até 80% do lixo urbano antes de alcançar rios, praias e oceanos
-
Novo Moto X70 Air: celular ultrafino da Motorola aposta em IA, leveza, design elegante e tecnologia
Renderizações e indícios
As primeiras renderizações divulgadas pelo MacRumors mostraram uma área retangular arredondada na parte traseira do aparelho.
Segundo Gurman, esse seria de fato o design escolhido pela Apple. O principal motivo é simples: com a traseira toda em alumínio, não seria possível manter o carregamento sem fio de forma eficiente.
Portanto, a área de vidro se tornaria essencial para viabilizar a compatibilidade com MagSafe e outros sistemas de carregamento sem fio. A dúvida agora é se a empresa adotará uma cor uniforme ou optará por uma aparência de dois tons ao redor da região de vidro.
Estrutura e materiais
Outro ponto destacado no relatório é a escolha do alumínio para a estrutura. Ainda não há clareza sobre essa mudança, mas Gurman aponta duas razões possíveis: reduzir o peso e melhorar a dissipação de calor.
É uma alteração relevante, porque os modelos entre o iPhone X e o iPhone 14 Pro usaram aço inoxidável, enquanto as gerações 15 Pro e 16 Pro receberam titânio. Agora, a Apple parece retomar o alumínio nos modelos Pro, sinalizando uma nova estratégia para equilibrar design, peso e desempenho térmico.