O segmento de minivans perdeu espaço no Brasil, mas ainda resiste em 2025 com apenas três modelos à venda. Descubra quais são eles, suas versões, preços e características.
No início dos anos 2000, as minivans eram presença certa em shoppings, escolas e garagens brasileiras. Espaço de sobra, versatilidade e posição de dirigir elevada faziam desses carros a escolha número um das famílias.
Porém, com a ascensão dos SUVs, o segmento perdeu força e hoje restam apenas três minivans disponíveis no Brasil.
Apesar da mudança no comportamento do consumidor, esses modelos continuam atendendo um público específico.
-
Triumph brasileira conquista título mundial de customização
-
5 carros automáticos usados que custam menos de R$ 40 mil e têm revisões abaixo de R$ 500 a 700 — conforto sem gastar muito
-
Flagrado no Brasil, o novo Toyota RAV4 2026 estreia motor híbrido flex de até 324 cv e o design que estará na próxima geração do Corolla.
-
5 carros usados baratos e econômicos que custam entre R$ 22 mil e R$ 35 mil — Fiat Uno, Logan e Gol ainda são campeões em manutenção simples e consumo acima de 13 km/l
Curiosamente, nenhuma das marcas assume abertamente que seus veículos pertencem ao segmento de minivans, preferindo classificá-los como SUVs.
A estratégia busca agregar valor e atrair compradores que hoje associam utilitários esportivos à modernidade e status.
Minivans à venda no Brasil
Chevrolet Spin: a veterana entre as minivans
A Chevrolet Spin é a minivan mais antiga em produção no Brasil e a única fabricada localmente.
Lançada em 2012, o modelo passou por três reestilizações ao longo de sua trajetória.
A última atualização, em 2024, trouxe um visual com apelo aventureiro, a ponto de a marca apresentar o carro como BUV (Big Utility Vehicle).
Disponível em cinco versões, a Spin é também a minivan mais acessível do mercado brasileiro. Os preços variam de R$ 119.900 a R$ 160.390, dependendo da configuração escolhida.
Há opções para cinco ou sete ocupantes, sempre com motor 1.8 flex de 111 cv e 17,7 kgfm de torque.
A transmissão pode ser manual de seis marchas, no caso da versão LT, ou automática de seis velocidades nas demais.
Com essa proposta, a Spin permanece como a escolha principal de famílias que precisam de um veículo espaçoso, mas não querem gastar tanto.
GAC Aion Y: a primeira minivan elétrica do Brasil
Se a Spin representa a tradição, a GAC Aion Y simboliza a inovação. Importada da China, é a primeira minivan 100% elétrica disponível no Brasil.
Com estilo moderno, acabamento refinado e preço competitivo para o segmento, o modelo busca atrair consumidores interessados em mobilidade sustentável.
Ela é vendida em duas versões: Premium, por R$ 174.990, e Elite, por R$ 184.990. Ambas contam com motor elétrico de 204 cv e 22,4 kgfm de torque.
A autonomia oficial é de 318 km pelo ciclo do INMETRO, mas pode chegar a 490 km em padrões de medição chineses.
Na prática, o alcance real tende a ficar entre esses valores.
Diferente das rivais, a Aion Y oferece apenas cinco lugares, mas compensa em tecnologia e eficiência energética, sendo uma alternativa interessante para famílias menores e para quem busca reduzir custos com combustível.
Kia Carnival: luxo e potência em uma minivan de grande porte
Na outra ponta do mercado está a Kia Carnival, voltada para quem deseja espaço máximo e muito conforto.
Essa minivan de grande porte é comercializada no Brasil desde os anos 1990 e se consolidou no transporte executivo e familiar premium.
Atualmente, a Carnival é oferecida em duas versões: V.595, com preço de R$ 659.990, e V.596, que custa R$ 677.490.
Ambas vêm equipadas com motor 3.5 V6 aspirado, capaz de entregar 272 cv e 33,2 kgfm de torque. É a única minivan da história do Brasil com esse tipo de motorização.
Embora em mercados internacionais exista uma opção híbrida, no Brasil a Carnival segue apenas com o V6 a gasolina, destacando-se como a mais potente e luxuosa entre as minivans disponíveis no país.