1. Início
  2. / Economia
  3. / Ministério da Fazenda lançou Plataforma que permite consultar e resgatar valores do antigo Fundo PIS/Pasep
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Ministério da Fazenda lançou Plataforma que permite consultar e resgatar valores do antigo Fundo PIS/Pasep

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 10/03/2025 às 21:19
PIS/Pasep
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Nova plataforma do Ministério da Fazenda facilita o acesso ao antigo Fundo PIS/Pasep, permitindo consulta e resgate direto dos valores disponíveis.

O Ministério da Fazenda lançou nesta segunda-feira (10) o Repis Cidadão, plataforma online que permite consultar e sacar valores residuais do extinto Fundo PIS/Pasep. O fundo foi encerrado em maio de 2020, e os valores restantes agora podem ser resgatados por trabalhadores ou herdeiros. Segundo o governo, o valor médio disponível por beneficiário é de R$ 2,8 mil.

Como acessar o Repis Cidadão

Para verificar se possui dinheiro disponível, o cidadão deve acessar o site repiscidadao.fazenda.gov.br. É necessário ter uma conta ativa nos níveis prata ou ouro no portal Gov.br. Caso ainda não possua, será necessário atualizar ou criar uma conta nessa plataforma.

Além de consultar valores, o site orienta como realizar o saque, inclusive com informações específicas para quem é herdeiro dos beneficiários falecidos. Os primeiros pagamentos serão efetuados a partir do próximo dia 28 de março.

Quem tem direito?

Podem ter valores a receber trabalhadores que atuaram formalmente entre 1971 e 1988, seja com carteira assinada na iniciativa privada ou como servidores públicos, e que ainda não retiraram suas cotas. O montante depende do tempo trabalhado e do salário recebido nesse período específico.

É importante esclarecer que o Fundo PIS/Pasep, objeto desta restituição, não possui nenhuma relação com o atual abono salarial pago anualmente. O abono de 2025, por exemplo, é referente ao ano-base de 2023 e destina-se exclusivamente aos trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais naquele ano.

Histórico do Fundo PIS/Pasep

O Fundo PIS/Pasep foi criado em 1976, a partir da unificação dos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). No entanto, desde 1989, novas contribuições não são depositadas nas contas individuais.

Com a Constituição de 1988, os recursos que antes eram destinados aos trabalhadores passaram a financiar programas sociais, como o seguro-desemprego e o abono salarial. Em maio de 2020, o fundo foi oficialmente extinto, com todos os valores restantes transferidos para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para quem preferir, a consulta sobre valores residuais pode continuar sendo feita pelo aplicativo oficial do FGTS. Os interessados já podem acessar a plataforma Repis Cidadão e conferir se têm direito aos valores que estavam esquecidos há décadas.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x