1. Início
  2. / Automotivo
  3. / ‘Mini’ Toyota Corolla Cross tem motor do ‘extinto’ Yaris, autonomia de até 26 km/l, visual de SUV, rodas de 18″, versão GR Sport e até teto solar
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

‘Mini’ Toyota Corolla Cross tem motor do ‘extinto’ Yaris, autonomia de até 26 km/l, visual de SUV, rodas de 18″, versão GR Sport e até teto solar

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 24/09/2025 às 15:41
Toyota Aygo X híbrido chega à Europa com motor do Yaris, até 27 km/l, versão GR Sport, rodas de 18” e teto retrátil.
Toyota Aygo X híbrido chega à Europa com motor do Yaris, até 27 km/l, versão GR Sport, rodas de 18” e teto retrátil.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Toyota lança Aygo X híbrido na Europa com motor do Yaris, consumo de até 27 km/l, versão GR Sport e teto retrátil, posicionando o subcompacto como rival de Kwid e Mobi no segmento de entrada.

A Toyota apresentou na Europa o Aygo X renovado, agora com motorização híbrida e uma inédita versão GR Sport.

O subcompacto de perfil crossover troca o antigo 1.0 aspirado por um conjunto 1.5 híbrido pleno derivado do Yaris, com transmissão automática eCVT em todas as configurações.

Segundo reportagem publicada pelo Mobi Auto, o modelo alcança 76,4 mpg no ciclo WLTP, equivalente a cerca de 27,1 km/l em média combinada.

O pacote inclui rodas de 17 ou 18 polegadas e visual atualizado.

As vendas começam na Europa entre o fim de 2025 e o início de 2026.

Híbrido no menor Toyota da Europa

Com a atualização de meia-vida, o Aygo X torna-se o primeiro híbrido pleno do segmento A no mercado europeu.

A arquitetura utiliza o motor 1.5 de três cilindros ciclo Atkinson (M15A-FXE), os motores elétricos e a eletrônica do Yaris, entregando 114 bhp/116 DIN hp de potência combinada.

A transmissão é sempre automática do tipo eCVT, inclusive na configuração esportiva.

De acordo com apuração do Mobi Auto, a Toyota também redesenhou a dianteira e reforçou o conjunto de suspensão, mantendo o acerto urbano e a direção leve que caracterizam o modelo.

Consumo e emissões do Aygo X

Toyota Aygo X híbrido chega à Europa com motor do Yaris, até 27 km/l, versão GR Sport, rodas de 18” e teto retrátil.
Toyota Aygo X híbrido chega à Europa com motor do Yaris, até 27 km/l, versão GR Sport, rodas de 18” e teto retrátil.

Além da resposta mais vigorosa, o foco recai na eficiência.

A marca divulga 85 g/km de CO₂ e 76,4 mpg (WLTP combinado), aproximadamente 27,1 km/l.

Em tráfego urbano, o sistema híbrido permite trechos em modo elétrico por períodos mais longos, sem necessidade de recarga externa.

Em desempenho, a aceleração de 0 a 100 km/h fica abaixo de 10 s, de acordo com os dados europeus do lançamento.

Plataforma e soluções de espaço

Construído sobre a base TNGA GA-B, a mesma família do Yaris, o Aygo X recebeu alterações para acomodar a bateria e os componentes do sistema híbrido.

A Toyota alongou o balanço dianteiro em 76 mm e adotou uma solução inédita na marca: duas pilhas de células posicionadas lado a lado sob o banco traseiro, o que preservou o espaço interno.

O jornal Mobi Auto também apontou que, mesmo com o novo arranjo, o porta-malas se mantém em 231 litros, volume competitivo para o porte do carro.

Medidas e dimensões do subcompacto

As proporções seguem compactas, com 3.776 mm de comprimento e 2.430 mm de entre-eixos, números adequados para manobras e uso urbano.

A distância mínima de giro segue em 4,7 m, favorecendo o contorno de esquinas e vagas apertadas.

O desenho enfatiza a postura de “mini-SUV”, com caixas de roda destacadas, molduras plásticas e as novas ligas de 17” ou 18” de acordo com a versão.

Equipamentos e conectividade

Toyota Aygo X híbrido chega à Europa com motor do Yaris, até 27 km/l, versão GR Sport, rodas de 18” e teto retrátil.
Toyota Aygo X híbrido chega à Europa com motor do Yaris, até 27 km/l, versão GR Sport, rodas de 18” e teto retrátil.

Na cabine, o hatch passa a trazer painel de instrumentos digital de 7” e central multimídia Toyota Smart Connect.

As versões de entrada oferecem tela de 9”, enquanto as mais completas chegam a 10,5”, além de Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Entre os opcionais, há sistema de som JBL e carregador wireless para o smartphone.

A linha 2025 também amplia o pacote de assistentes Toyota Safety Sense, com atualizações que incluem controle de cruzeiro adaptativo em toda a faixa de velocidade e assistência de direção de emergência.

Teto retrátil no Aygo X

Embora o texto original mencione “teto solar”, a oferta europeia do Aygo X contempla, conforme a própria Toyota, um teto de lona retrátil (canvas roof) em versões específicas.

Essa configuração já era conhecida no modelo e foi mantida no facelift híbrido.

Ela dá ao subcompacto um toque de conversível urbano, mas não se trata de um teto solar de vidro.

GR Sport: esportividade no subcompacto

A nova versão GR Sport estreia no Aygo X com molas e amortecedores recalibrados, direção com resposta mais direta e detalhes exclusivos de acabamento.

Por fora, há grade com padrão “G”, rodas específicas e a pintura Bi-tone+ com capô preto.

Por dentro, apliques em preto e cinza e logotipos GR reforçam a proposta.

Em entrevista concedida ao Mobi Auto, executivos da Toyota explicaram que o trem de força permanece o mesmo das demais versões, preservando a eficiência e as emissões divulgadas.

Itens práticos e porta-malas

Toyota Aygo X híbrido chega à Europa com motor do Yaris, até 27 km/l, versão GR Sport, rodas de 18” e teto retrátil.
Toyota Aygo X híbrido chega à Europa com motor do Yaris, até 27 km/l, versão GR Sport, rodas de 18” e teto retrátil.

Apesar do reforço de tecnologia, o Aygo X continua pensado para o uso cotidiano.

A reconfiguração das baterias sob o assento traseiro e a realocação da bateria auxiliar sob o piso do porta-malas ajudaram a manter 231 litros de capacidade declarada.

Para efeito de comparação no Brasil, o Renault Kwid anuncia 290 litros, enquanto o Fiat Mobi indica 200 litros.

Ainda assim, a Toyota afirma que o espaço no banco traseiro foi pouco afetado, com alterações discretas no ângulo do encosto.

Lançamento do Toyota Aygo X

O Aygo X híbrido e o Aygo X GR Sport têm lançamento confirmado para a Europa com entregas previstas no fim de 2025/início de 2026.

Não há anúncio oficial para o Brasil até o momento.

A Toyota posiciona o modelo como a porta de entrada eletrificada da marca no continente europeu, abaixo de Yaris e Yaris Cross.

Com a combinação de hibridização, tamanho contido e ambientação de mini-SUV, o Aygo X mira o uso urbano com consumo baixo e pacote de segurança atualizado; na sua opinião, um subcompacto híbrido faria sentido no trânsito e no bolso do consumidor brasileiro?

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x