Novo veículo da Toyota, possivelmente chamado de “Stout”, será um forte concorrente no mercado de picapes compactas
A Toyota, conhecida internacionalmente pela durabilidade de seus veículos, especialmente da picape Hilux, está planejando explorar um segmento de mercado um pouco menor. A montadora japonesa pretende lançar um novo veículo, possivelmente chamado de “Stout”, que será um concorrente direto da Fiat Toro, da Ford Maverick e da Hyundai Santa Cruz.
A escolha do nome “Stout” para o véiculo não é por acaso. Em inglês, a palavra significa resistente, robusto e durável, alinhando-se perfeitamente com a reputação de confiabilidade da Toyota. A picape Stout está sendo projetada para ser a representante da Toyota no mercado de utilitários no Brasil e nos Estados Unidos.
Conheça melhor a picape que pode desafiar a Toro, Maverick e Rampage
Rumores do lançamento da nova picape da Toyota
Os rumores sobre o lançamento da picape ganharam força após a Toyota registrar o nome ST no Instituto Nacional de Propriedade Industrial da Argentina. Esse é o mesmo nome da picape compacta que antecedeu a Hilux no mercado local, com três gerações entre os anos de 1954 e 2000.
- Novo BYD Z9 GT 2025: Wagon de 858 cavalos, 0 a 100 em 3,6 segundos e por metade do preço do concorrente!
- Novo Honda Civic Type R 2024: 297 cavalos, R$ 430 mil e 0-100 em 5,5 segundos: O esportivo MAIS insano da Honda!
- Multa vai rolar solta! Cidade implementa LOMBADAS ELETRÔNICAS e motoristas que descumprirem as regras sofrerão em dose dupla: perdendo dinheiro e com pontos na CNH
- Custando R$ 80 mil reais, SUV 4×4 Ford Ecosport Storm faz 11,4 km/l com autonomia de até 593 km com seus 180 cv
O designer de automóveis Cléber Silva fez uma projeção de como será o veículo Toyota. A picape terá um estilo robusto, mais larga do que a Fiat Toro e mais quadrada, trazendo um estilo americanizado para o veículo. A frente da Stout foi baseada no Toyota Raiz, um SUV vendido no mercado asiático.
A Fiat Toro, líder do segmento de picapes compactas no Brasil desde o seu lançamento em 2016, deixou algumas lições para a Toyota. O fraco motor E-Torque 1.8 aspirado da Toro, além de sua força insuficiente, apresentava um consumo desproporcionalmente alto. Outra questão foi o ar condicionado insuficiente, relatado por muitos proprietários.
Toyota x Ford Maverick
A Ford Maverick também possui seus pontos fracos, como a baixíssima capacidade de carga em sua caçamba, inferior até mesmo à Renault Oroch. Essas lições servem como alerta para a Toyota, que pretende lançar como uma picape competitiva e de alta qualidade.
A introdução da picape desempenhará um papel estratégico significativo para a Toyota, permitindo à marca ingressar em um dos segmentos de maior crescimento no mundo. A previsão é que a Stout seja lançada em 2024 na América do Norte e também esteja disponível para venda na América do Sul, onde as picapes de porte médio pequeno são ainda mais populares.
A ideia de uma picape derivada de um SUV, segue o mesmo caminho adotado por outras montadoras. A Fiat Toro, Ford Maverick e Chevrolet Montana são exemplos de picapes derivadas de plataformas de SUVs e crossovers. Utilizar a plataforma TNG permitiria que a Stout fosse elétrica, seguindo a tendência de eletrificação do mercado automotivo.