Honda Amaze estreia sua terceira geração com influências do City e do Elevate. Com design ousado e tecnologia ADAS, ele redefine o conceito de sedã compacto acessível. O modelo impressiona pela sofisticação em detalhes e pelas proporções compactas. Será que um carro como o Amaze faria sucesso no Brasil?
Uma revolução discreta, mas impressionante, vem acontecendo no mercado automotivo indiano, onde a Honda acaba de lançar a nova geração do Amaze.
Apesar de ser tratado como um carro compacto e acessível, ele carrega traços sofisticados que remetem a modelos maiores e mais caros da marca.
No entanto, o que realmente chama a atenção é a relação do Amaze com dois ícones da Honda: o City e o SUV Elevate, este último aguardado no Brasil sob o nome de WR-V em 2025.
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O que o Honda Amaze tem em comum com o City e o SUV Elevate?
A terceira geração do Amaze surge como uma evolução inspirada no design do Honda City, especialmente em sua dianteira e traseira.
Além disso, o carro adota elementos do SUV Elevate, como a grade frontal em formato hexagonal, que já reflete a identidade visual mais recente da marca japonesa.
De acordo com especialistas, essa escolha estética tem o objetivo de unificar a linguagem visual da Honda, criando um elo entre suas diferentes categorias de veículos.
Por exemplo, o detalhe prateado que conecta os faróis em LED e a grade frontal sugere sofisticação, enquanto os contornos horizontais das lanternas traseiras remetem claramente ao City.
Proporções compactas com toques de sofisticação
Embora inspirado no City, o Amaze apresenta características bem distintas. Com 3,9 metros de comprimento na geração anterior, ele é significativamente mais curto que o “irmão maior”, que mede 4,55 metros.
Essa diferença afeta as proporções do veículo, tornando-o mais compacto, o que é reforçado pelas rodas menores e pelo porta-malas reduzido.
Ainda assim, a Honda se esforçou para oferecer um ar de exclusividade ao Amaze. Maçanetas cromadas e rodas diamantadas, por exemplo, adicionam um toque premium ao sedã de entrada.
Já o interior, seguindo o padrão horizontalizado visto em modelos como HR-V e CR-V, traz um painel parcialmente digital e funcionalidades modernas como ar-condicionado digital e uma central multimídia flutuante.
Tecnologia e segurança: o diferencial do Amaze
Outro destaque do Amaze é o sistema ADAS, monitorado por uma câmera no para-brisa. Essa tecnologia, ainda rara em carros de entrada, reforça a busca da Honda por oferecer inovação em todas as categorias de veículos.
Outros itens incluem partida por botão, apoio de braço no banco traseiro e câmera de ré, garantindo conforto e praticidade.
Na parte de segurança, o modelo é equipado com pelo menos dois airbags e sensores de estacionamento traseiros.
Esses elementos, embora básicos em mercados mais exigentes, são bem recebidos no segmento de compactos na Índia.
Motorização modesta, mas eficiente
Sob o capô, o Amaze traz um motor 1.2 aspirado a gasolina, capaz de gerar 90 cavalos de potência.
Essa configuração é associada a uma transmissão automática CVT ou a um câmbio manual de cinco marchas, opções que priorizam economia de combustível e baixo custo de manutenção.
Embora limitado em desempenho, o Amaze se alinha à preferência do público indiano por veículos econômicos e acessíveis, consolidando sua posição como um dos sedãs de entrada mais importantes da Honda.
O impacto do Amaze no Brasil: inspiração para o mercado nacional?
Enquanto o Amaze não deve chegar oficialmente ao Brasil, sua ligação com modelos que já têm ou terão presença no país, como o City e o WR-V, levanta uma questão intrigante: seria viável um sedã compacto e acessível inspirado no Amaze ser produzido ou importado para o mercado brasileiro?
Essa hipótese ganha força considerando o crescente interesse por veículos de entrada com design moderno e tecnologias avançadas.
Se bem adaptado às demandas locais, um modelo com essas características poderia transformar o segmento de sedãs compactos no Brasil.
Carro **** dos infernos , é bom que não venha para cá .
Carro **** dos infernos?! Foi isso que você disse sobre o carro mais lindo da face da Terra? Eu acho que você precisa de óculos!