1. Início
  2. / Construção
  3. / Mineradora Vale anuncia fechamento do Complexo Bahia, em Simões Filho e pode deixar mais de 700 pessoas desempregadas
Localização BA Tempo de leitura 2 min de leitura

Mineradora Vale anuncia fechamento do Complexo Bahia, em Simões Filho e pode deixar mais de 700 pessoas desempregadas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 12/09/2020 às 12:05
Mineradora - Vale - Bahia
Colaboradores do complexo bahia da Vale

A mineradora Vale confirma o fechamento do Complexo Bahia, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A informação em relação a mineradora Vale foi passada por meio de nota ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia, desta sexta-feira (11). Na manhã da sexta-feira (11), cerca de 500 funcionários da mineradora realizaram protesto na porta da fábrica contra o encerramento das atividades.

Leia também

“A empresa está dialogando com o Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho (STIM) diversas ações, entre elas, a negociação de um programa de desligamento voluntário, extensão da assistência médica para empregados e seus dependentes, apoio em processo de recolocação no mercado de trabalho e mapeamento de vagas para possível transferência de trabalhadores para outras operações da Vale”.

Os trabalhadores também reivindicaram o religamento dos fornos, desligados desde fevereiro. No mês de agosto os trabalhadores já haviam realizado um protesto também contra o fechamento e demissões de cerca de 300 pessoas.

Fechamento do complexo da Vale vai causar demissão de 700 pessoas

O Sindicato dos Metalúrgicos destaca que o fechamento do complexo da Vale vai causar a demissão de cerca de 700 pessoas.

Em Simões Filho, a mineradora Vale produz liga da manganês, matéria-prima do aço. O manganês é um metal de ampla e indispensável aplicação nas utilidades do dia-a-dia e encontrado na natureza na forma de óxidos, hidróxidos e às vezes na forma de carbonatos e silicatos. Considerado o 12º elemento mais abundante na crosta terrestre, grandes jazidas de manganês são encontradas na Ucrânia (24%), África do Sul (22%) e Austrália (16%). O Brasil detém cerca de 10% das reservas mundiais de manganês.

No Brasil, as principais reservas de manganês estão distribuídas em três grandes regiões, que devido à grande importância deste metal, estimulou o desenvolvimento dos principais polos siderúrgicos no país. A Serra dos Carajás no Pará; o município de Mariana, o Morro da Mina e a Serra do Cipó em Minas Gerais e; Urucum em Mato Grosso do Sul destacam-se por concentrar as maiores jazidas do país.

Por outro lado, a região sudeste destaca-se como a principal consumidora, devido o estado de Minas Gerais compreender o maior polo siderúrgico do país.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos