As companhias Scania e Rio Tinto estão com um projeto de sustentabilidade e compromisso ambiental no setor da mineração. O desenvolvimento de caminhões elétricos e veículos autônomos nas minas da mineradora são os principais focos do negócio.
A mineração vem se aproximando cada vez mais do compromisso ambiental durante os últimos anos. Para esta terça-feira, (18/10), a companhia Scania e a mineradora Rio Tinto estão com um projeto de sustentabilidade no segmento. Trata-se do desenvolvimento de caminhões elétricos a serem utilizados em uma mina na região de Pilbara, na Austrália Ocidental. As empresas buscam não só minimizar os impactos ambientais, mas também garantir mais eficiência na produção e beneficiamento dos minérios.
Vídeo: Testes com os caminhões elétricos já estão sendo feitos
Caminhões elétricos e veículos autônomos para a mineração são os principais focos do projeto de sustentabilidade da Scania e Rio Tinto
O mercado da mineração ainda é um dos mais poluentes do mundo inteiro e as empresas do setor se unem agora para desenvolverem soluções voltadas à minimização desses impactos.
É o caso da Scania e da mineradora Rio Tinto, que estão com um projeto de sustentabilidade voltado para a eletrificação dos veículos utilizados na exploração mineral.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
As empresas estão desenvolvendo caminhões elétricos a serem utilizados em uma mina na região de Pilbara, na Austrália Ocidental, buscando assim mais eficiência produtiva e compromisso ambiental.
Para isso, foi firmado um acordo de cooperação técnica e financeira ao longo dos próximos anos. Dessa forma, a mina Channar da Rio Tinto se tornou o primeiro local parceiro ativo para a solução de mineração autônoma da Scania.
A parceria ainda vai além dos caminhões elétricos e prevê a utilização de outros veículos à bateria ao longo dos próximos anos na mineração.
A Rio Tinto e a Scania lançaram novos testes nos caminhões de mineração autônomos de 40 toneladas de carga útil da Scania em abril de 2022, com grandes resultados quanto à eficiência operacional.
Agora, as empresas investem em desenvolver ainda mais o projeto para tornar os caminhões elétricos uma realidade cada vez mais próxima.
O Diretor Técnico do Grupo Rio Tinto, Santi Pal, comentou sobre a importância do acordo: “A Rio Tinto está entusiasmada com a parceria com a Scania para desenvolver uma solução de mineração que criará opcionalidade em nosso diversificado portfólio. Colaboração e parceria são fundamentais para reimaginar a mineração no futuro.”
Despesas operacionais e eficiência na exploração são outros benefícios da utilização dos caminhões elétricos no setor, afirmam Scania e Rio Tinto
Embora a busca pela sustentabilidade e o compromisso ambiental sejam os fatores que motivaram o desenvolvimento do projeto de caminhões elétricos pela Scania e pela Rio Tinto, esses não são os únicos benefícios do empreendimento.
Isso, pois os caminhões da Scania têm vantagens potenciais em relação aos caminhões de transporte pesado tradicionais, tanto em termos de emissões quanto de produtividade.
“Ao utilizar os caminhões de mineração autônomos da Scania, os requisitos de energia, a pegada de mineração e os requisitos de infraestrutura podem ser reduzidos, o que significa que as despesas operacionais e de capital também podem ser reduzidas em locais adequados”, destacou a Rio Tinto.
Dessa forma, eles serão essenciais para o plano de desenvolvimento da Rio Tinto, que prevê a eliminação gradual da compra de novos caminhões de transporte a diesel até 2030.
O vice-presidente e chefe de soluções autônomas da Scania, Peter Hafmar, comentou sobre os benefícios da parceria para a empresa e afirmou que a Scania busca a mineração com sustentabilidade.
Por isso, um negócio com uma mineradora focada na causa ambiental como a Rio Tinto trará ainda mais oportunidades de minimização dos impactos ambientais no segmento.