Obras do DER-MG incluem ponte de 96 metros no Rio Paranaíba e outra de 80 metros no Rio Casca, com investimento estadual.
O Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), autorizou o início de duas pontes consideradas fundamentais para a segurança, a mobilidade e o fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico em diferentes regiões do estado.
As intervenções abrangem a construção de novas pontes em rodovias que hoje enfrentam restrições de tráfego, afetando especialmente o transporte de cargas.
Ponte sobre o Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba
A primeira obra será realizada na rodovia LMG-722, no Alto Paranaíba, e prevê a construção de uma ponte sobre o Rio Paranaíba.
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A estrutura vai interligar a comunidade da Rocinha e o distrito de Pilar, em Patos de Minas, ao município de Lagamar.
O projeto contempla 96 metros de extensão por 10,6 metros de largura, com investimento de R$ 14,6 milhões e prazo de execução de 360 dias, a partir de 24 de setembro de 2025.
A ponte atual, feita de metal e madeira, limita a passagem de veículos com peso superior a 12 toneladas, o que compromete o escoamento da produção local e dificulta o tráfego em períodos de chuvas.
A nova travessia, em concreto, permitirá a circulação segura de veículos pesados, ampliando a capacidade logística da região.
A obra será executada ao lado da estrutura existente, garantindo que o trânsito não seja interrompido.
A região do Alto Paranaíba se destaca pela forte atividade agropecuária e pela presença de mineradoras. Com a nova ponte, o escoamento de mercadorias terá maior eficiência, reduzindo custos e fortalecendo a economia local.
Ponte sobre o Rio Casca, na Zona da Mata
Na rodovia AMG-1715, trecho entre o entroncamento da MG-329 e Santo Antônio do Grama, será construída outra ponte, desta vez sobre o Rio Casca.
A nova estrutura terá 80 metros de extensão e 10 metros de largura, com orçamento de aproximadamente R$ 6 milhões e prazo de execução de 360 dias.
A atual ponte possui faixa única, impondo restrições de carga e obrigando motoristas a recorrerem a variantes. A nova travessia será erguida ao lado da antiga e facilitará o acesso a Belo Horizonte, oferecendo mais segurança e fluidez no trânsito.
Investimento estratégico do Estado
De acordo com o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, as obras representam investimentos fundamentais para o desenvolvimento sustentável do estado. Ele destacou que as melhorias garantirão a segurança dos usuários, ao mesmo tempo em que fortalecem a economia regional com a ampliação da capacidade logística.
As duas intervenções contam com recursos do Tesouro Estadual e se consolidam como investimentos estratégicos na infraestrutura rodoviária de Minas Gerais, promovendo desenvolvimento econômico, segurança viária e qualidade de vida para as comunidades locais.