Com tecnologia chinesa, o modelo da MG Motor amplia a presença da China no mercado de carros elétricos no Brasil
A MG Motor, marca sino-britânica que pertence ao grupo SAIC, um dos maiores da China, confirmou o lançamento da nova geração do MG4 EV no Brasil. O hatch 100% elétrico chega para disputar diretamente com o BYD Dolphin, outro modelo fabricado por uma gigante chinesa, já popular no país. Segundo a revista Autoesporte, o MG4 será uma das principais apostas da marca para consolidar a presença da China no segmento de elétricos compactos.
Com design renovado e dimensões maiores, são 4,39 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos — o MG4 EV entra no mesmo nível de modelos como o Golf GTI, mas com a vantagem de ser totalmente movido a energia limpa.
Tecnologia e autonomia com selo chinês
O novo MG4 EV vem equipado com motor de 163 cv e bateria de lítio-ferro-fosfato, oferecendo autonomia de até 350 km. Segundo o portal O Antagonista, a versão mais potente, chamada XPower, pode chegar a impressionantes 435 cv e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, reforçando a capacidade da China de entregar desempenho aliado à inovação tecnológica.
-
Fora de linha desde 2019, Ford Fiesta com motor 1.6 e autonomia de até 15 km/l ainda atrai por ter ABS, airbags e ótimo custo de manutenção
-
Mitsubishi Triton HPE-S ou Toyota Hilux SRX 2025: duelo de gigantes com motores diesel parrudos, tração 4×4, até 3.500 kg de reboque e R$ 24 mil de diferença
-
Apenas uma no mundo: exclusiva Ferrari SC40 híbrida de 830 cv é um supercarro feito sob encomenda para um único dono com muito dinheiro
-
5 Hyundai que desvalorizaram tanto que viraram ‘pechincha’: carros de R$ 200 mil hoje custam o preço de um hatch básico
Além da performance, o modelo também se destaca pelo pacote tecnológico, com central multimídia moderna, assistentes de condução e carregamento rápido, tudo desenvolvido por engenheiros da indústria automotiva chinesa, que vem se tornando referência global em mobilidade elétrica.
MG4 EV e a ofensiva da China na América Latina
A disputa direta com o BYD Dolphin reforça a presença da China no mercado automotivo brasileiro. De acordo com o The Wall Street Journal, montadoras chinesas têm acelerado seus investimentos na América Latina como parte de uma expansão estratégica para além da Ásia.
A Autoesporte lembra que o MG4 já vinha sendo testado no Brasil, e sua chegada oficial marca mais um passo da China rumo à liderança global no setor de veículos elétricos. A expectativa é que o modelo esteja disponível para compra ainda em 2025, com preços competitivos.