Marca sino-britânica aposta em SUVs e esportivo elétrico para disputar espaço com BYD, GWM e GAC
Após meses de expectativa, a MG Motor está prestes a estrear no mercado brasileiro. Com forte atuação na Europa e na Ásia, a montadora sino-britânica oficializou o registro de três veículos 100% elétricos no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro.
As novidades incluem o hatchback MG4, o SUV médio S5 e o conversível esportivo Cyberster. Todos têm lançamento previsto ainda para 2025.
MG4 chega com tração 4×4 opcional e duas versões
O modelo MG4, que já circula em mercados internacionais, será oferecido no Brasil em duas configurações principais: Comfort e Luxury.
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Além disso, uma versão com tração integral estará disponível. Isso amplia as opções para o consumidor que busca desempenho aliado à eficiência.
De acordo com os dados do Inmetro, publicados em julho de 2025, todas as variantes contarão com bateria de lítio-ferro-fosfato com 64 kWh de capacidade.
A autonomia será de 364 km para a versão com tração simples e 279 km com tração 4×4, conforme a tabela do PBEV.
No exterior, a MG equipa o MG4 com um motor de 163 cavalos de potência. No entanto, a marca ainda não confirmou oficialmente esse dado para o Brasil.
O veículo teve sua nova geração lançada recentemente, com dimensões ampliadas. Agora mede 4,39 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,55 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.
Comparado à versão anterior, isso representa um ganho de espaço interno. Houve também redução de peso para cerca de 1.485 kg, o que melhora a eficiência energética.
Visualmente, o MG4 apresenta design ousado. A frente pontiaguda conta com faróis em LED e um para-choque com entrada de ar inferior.
Nas laterais, chamam atenção os puxadores de porta convencionais. Eles contrastam com a tendência atual de maçanetas embutidas.
A traseira exibe lanternas unidas por uma faixa de LED. Essa faixa percorre toda a tampa do porta-malas.
SUV S5 terá porte similar ao Compass e autonomia de 351 km
O segundo modelo confirmado pela MG para o Brasil é o SUV S5. Ele deverá disputar espaço com o BYD Yuan Plus e o Jeep Compass.
Segundo os registros atualizados em julho de 2025, o S5 terá versões Comfort e Luxury. Todas as versões virão com bateria de 62 kWh e tração dianteira.
Ambas as versões terão autonomia de 351 km conforme o padrão do Inmetro.
O SUV mede 4,48 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e 2,73 m de entre-eixos.
O porta-malas oferecerá aproximadamente 460 litros, o que reforça o apelo familiar do modelo.
Na China, o S5 vem equipado com motor elétrico de 170 cavalos e torque de 25,5 kgfm. A MG ainda não confirmou se esses números se manterão por aqui.
O modelo já foi flagrado em testes em solo brasileiro. Isso sinaliza que seu lançamento está iminente.
Cyberster aposta em design esportivo e portas em estilo tesoura
O destaque mais ousado do portfólio da MG será o Cyberster. Trata-se de um conversível esportivo com design agressivo e pegada futurista.
A fabricante exibiu o modelo como conceito pela primeira vez em 2021, lançou-o comercialmente em 2023 e o registrou no Brasil em julho de 2025.
Ele terá configuração única: bateria de 77 kWh, autonomia de 342 km e tração integral.
Os dados de potência ainda não foram divulgados para o Brasil, mas a fabricante já oferece na China versões com 314 cv, 340 cv e impressionantes 544 cv.
A versão topo de linha acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos. Ela atinge até 200 km/h de velocidade máxima.
Esses números colocam o Cyberster na elite dos elétricos esportivos.
Em relação às dimensões, o Cyberster mede 4,53 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,32 m de altura e possui entre-eixos de 2,69 m.
As famosas portas com abertura vertical, estilo tesoura, complementam o visual futurista. Elas ajudam a consolidar a imagem premium do modelo.
MG Motor segue os passos de gigantes como BYD e GWM
A chegada da MG ao Brasil segue o movimento recente de fabricantes asiáticas. Essas empresas têm investido fortemente no mercado nacional de elétricos.
Marcas como BYD, GWM e GAC já estabeleceram presença no país. Elas contam com fábricas, centros de distribuição e ampla rede de concessionárias.
A MG, com sede no Reino Unido e pertencente à chinesa SAIC Motor, aposta na combinação de design europeu, tecnologia asiática e preços competitivos.
A presença na tabela do PBEV indica que os modelos já foram homologados. Isso mostra que estão próximos de iniciar suas vendas.
Expectativa é de lançamentos ainda em 2025
Com a homologação técnica já publicada, portanto, o mercado acredita que os primeiros modelos da MG serão vendidos ainda no segundo semestre de 2025.
Por consequência, especialistas do setor automotivo indicam que o avanço das marcas chinesas no Brasil tem sido acelerado devido à forte demanda por veículos elétricos.
Além disso, o país conta com infraestrutura de recarga em constante crescimento, o que impulsiona ainda mais o interesse pelas novas fabricantes.
Enquanto isso, o reposicionamento estratégico do Brasil como centro logístico da América Latina tem atraído investimentos e, portanto, favorecido a chegada de novas montadoras.
Desse modo, a MG desembarca em momento oportuno, trazendo um portfólio variado que atende desde o consumidor urbano até o público mais entusiasta por desempenho.
Concorrência acirrada deve beneficiar o consumidor brasileiro
Com a entrada da MG, além disso, o segmento de elétricos ganha novas opções, o que significa que diferentes faixas de preço e categorias serão atendidas.
Por consequência, a competição com BYD Dolphin, Yuan Plus, GAC Aion Y Plus e outros modelos vendidos no Brasil deverá trazer melhores condições comerciais.
Além disso, haverá novas tecnologias embarcadas e, ao mesmo tempo, um avanço consistente na infraestrutura de recarga em todo o país.
Dessa forma, tudo indica que o mercado automotivo brasileiro viverá uma nova fase de expansão elétrica, marcada por diversidade, inovação e preços mais acessíveis.
Assim como já ocorre em países como China e Noruega, esse movimento se torna cada vez mais evidente no Brasil.