1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Mercedes confirma que seu motor V12, símbolo máximo da engenharia de luxo, seguirá em produção após 2030 apesar da eletrificação e das pressões ambientais
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 6 comentários

Mercedes confirma que seu motor V12, símbolo máximo da engenharia de luxo, seguirá em produção após 2030 apesar da eletrificação e das pressões ambientais

Escrito por Jefferson Augusto
Publicado em 08/09/2025 às 14:14
Mercedes-Maybach S680 em destaque com emblema V12 iluminado em ambiente urbano noturno.
Mercedes-Maybach S680 segue como único modelo da marca equipado com motor V12 após 2030.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
62 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Em plena IAA Mobility em Munique, montadora surpreende ao anunciar que sua joia da coroa, o lendário motor V12, seguirá em produção na próxima década, mesmo diante de regulações rígidas e metas de eletrificação

Mercedes-Benz anunciou nesta segunda-feira (8), durante o IAA Mobility Show em Munique, que o motor V12 permanecerá em produção após 2030, contrariando planos anteriores de eletrificação total até o fim da década. A confirmação foi feita pelo CEO Thomas Schäfer, que destacou a relevância do propulsor para mercados específicos e a demanda contínua por veículos de luxo.

Três anos atrás, a companhia havia comunicado a intenção de eletrificar integralmente sua frota até 2030, “quando as condições de mercado permitissem”. Agora, a decisão marca uma mudança de estratégia, alinhada à flexibilização de metas em diversos países e à permanência de consumidores que ainda buscam motores de alto desempenho.

V12 segue como símbolo de exclusividade

O emblema V12 no novo Mercedes-Maybach S680 Emerald Isle. Mercedes-Benz

Atualmente, o Mercedes-Maybach S680 é o único modelo da marca equipado com o V12 biturbo M279 de 6.0 litros, que entrega potência elevada e mantém o status de símbolo máximo de exclusividade. O motor também continua a ser produzido para a fabricante italiana Pagani, reforçando sua presença em veículos superesportivos.

Schäfer ressaltou que o futuro do propulsor dependerá da compatibilidade com as normas Euro 7 e da estratégia de adaptação para diferentes mercados. Questionado sobre detalhes técnicos, o executivo declarou: “Eu não vou dizer mais, mas está vindo.”

Mercados emergentes garantem sobrevida

Segundo a declaração do CEO, países da Europa terão de seguir a proibição de motores a combustão a partir de 2035, mas outros mercados estratégicos, como Oriente Médio e China, ainda não possuem legislações equivalentes. Isso abre espaço para que a Mercedes continue oferecendo o V12 em regiões onde há alta demanda por sedãs e SUVs de ultraluxo.

A informação foi divulgada pelo portal The Drive, que destacou a relevância da decisão no contexto da indústria automotiva, marcada por anúncios de eletrificação seguidos de revisões estratégicas.

V8 e seis cilindros também retornam

Além do V12, a Mercedes confirmou a volta de motores V8 compatíveis com o Euro 7, voltados para a divisão AMG, em substituição às versões híbridas de quatro cilindros que não agradaram ao público. A empresa também está ampliando o uso de motores de seis cilindros em linha, reforçando uma estratégia de transição menos abrupta para a eletrificação.

Com isso, a montadora alemã se reposiciona entre tradição e inovação, conciliando veículos elétricos em expansão com a permanência de motores de alto desempenho que ainda representam forte apelo comercial.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ronaldo
Ronaldo
09/09/2025 04:39

Alguma coisa me diz que o futuro dos EV é ser carro de pobre, pois são mais perigosos, deselegantes e limitados e tais defeitos vão demorar para ser superados.

Gustavo
Gustavo
Em resposta a  Ronaldo
09/09/2025 09:00

Kra vc está bem desinformado mesmo kkk

José
José
08/09/2025 21:48

Eu acredito que isso pode ter a ver com a decisão da F1 a voltar com os motores V8, ali para a próxima década.

Roberto
Roberto
08/09/2025 21:02

Parabéns para Mercedes que manterá um propulsor V12 ativo, graças a Deus!
MOTOR é V6, V8, V12 para cima e turbo de preferência!
😃😃😃😃😃

Elisangela
Elisangela
Em resposta a  Roberto
09/09/2025 01:04

Nao vi a reportagem falando de propulsor. A materia é sobre MOTOR. Motor gera forca-motriz, propulsor gera empuxo.

Thiago
Thiago
Em resposta a  Elisangela
11/09/2025 00:11

Recomendo que a mente brilhante procure o significado de propulsor no dicionário.

Jefferson Augusto

Profissional com experiência militar no Exército, Inteligência Setorial e Gestão do Conhecimento no Sebrae-RJ e no Mercado Financeiro por meio de um escritório da XP Investimentos. Trago um olhar único sobre a indústria energética, conectando inovação, defesa e geopolítica. Transformo cenários complexos em conteúdo relevante sobre o futuro do setor de petróleo, gás e energia. Envie uma sugestão de pauta para: jasgolfxp@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x