A Mercedes-Benz fez história ao entregar ao Papa Francisco o primeiro ‘Papamóvel’ totalmente elétrico, reforçando o compromisso da Igreja com a sustentabilidade e inovação.
Por quase um século, a Mercedes-Benz tem sido a fornecedora oficial de automóveis para o Vaticano, com uma história marcada pela criação de veículos exclusivos para os Papas. Agora, a montadora alemã deu mais um passo histórico ao entregar o primeiro Papamóvel totalmente elétrico ao Papa Francisco.
O modelo, baseado no Mercedes-Benz Classe G elétrico, foi desenvolvido para atender às necessidades específicas do pontífice e será utilizado durante o Jubileu de 2025, um evento que ocorre a cada 25 anos e atrai milhões de peregrinos a Roma.
Tecnologia e design sob medida do papamóvel
O Papamóvel elétrico é uma versão personalizada do Classe G 580 com tecnologia EQ, destacando-se pelo sistema de propulsão elétrica adaptado para deslocamentos lentos, típicos das aparições públicas do Papa.
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Essa tecnologia aproveita quatro motores próximos às rodas para garantir estabilidade e precisão em velocidades reduzidas.
Na parte traseira, o design foi ajustado para proporcionar conforto e funcionalidade.
Um assento central ajustável em altura e giratório foi instalado, permitindo que o Papa se mova livremente e se dirija ao público de diversos ângulos. Dois assentos adicionais foram integrados para passageiros.
Para melhorar a visibilidade, o teto foi removido a partir do pilar B, criando um perfil único e icônico. Em situações de mau tempo, um teto rígido pode ser acoplado para proteção.
Outras alterações incluem a reconstrução da porta traseira esquerda, agora soldada sem emendas, e modificações nas dobradiças da porta direita, adaptadas para facilitar o acesso.
Externamente, o veículo mantém o clássico acabamento em branco-pérola, uma marca registrada dos Papamóveis da Mercedes-Benz.
Tradição de excelência
Desde 1930, quando forneceu um Nürburg 460 Pullman Saloon ao Papa Pio XI, a Mercedes-Benz tem inovado para atender às exigências do Vaticano.
Durante as décadas seguintes, modelos icônicos foram adaptados para uso papal, como o 300 Landaulet, usado pelo Papa João XXIII nos anos 1960, e o 600 Pullman Landaulet, adotado por Paulo VI.
Nos anos 1980, o termo “Papamóvel” foi oficialmente associado a um Mercedes-Benz Classe G da série 460, utilizado pelo Papa João Paulo II em eventos na Praça de São Pedro. Esse modelo evoluiu para um G 500 da série 463, usado pelos Papas Bento XVI e Francisco.
Além do Classe G, versões personalizadas do Classe M e do GLE também desempenharam papel importante nas aparições públicas. Muitos desses veículos históricos foram preservados e hoje estão em exibição no Museu Mercedes-Benz, em Estugarda, e no Vaticano.