1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Por menos de R$ 90 mil reais, Citroën Basalt 2025 chega ao Brasil como o SUV mais barato do mercado com consumo de 14,6 Km/L
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Por menos de R$ 90 mil reais, Citroën Basalt 2025 chega ao Brasil como o SUV mais barato do mercado com consumo de 14,6 Km/L

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/10/2024 às 08:31
Por menos de R$ 90 mil reais, Citroën Basalt 2025 chega ao Brasil como o SUV mais barato do mercado com consumo de 14,6 KmL
Foto: Falando de carro/Reprodução – YT

Novo Citroën Basalt 2025 chega como o SUV mais barato do Brasil. Saiba o que há de diferente no novo SUV da Citroën que custa menos de R$ 90 mil.

Após muitos flagras, o novo Citroën Basalt 2025 foi revelado por completo. Como esperado, o design do novo SUV mais barato do Brasil se manteve o mesmo do conceito apresentado há alguns meses, apesar de algumas diferenças para o carro indiano. Diferente do C3 Aircross, o novo SUV da Citroën vem com uma versão com motor 1.0 aspirado de olho no mercado de sedãs compactos.

Novo SUV da Citroën entrega até 75 cavalos de potência

O Citroën Basalt 2025 será comercializado em três versões, sendo uma com o 1.0 aspirado com câmbio manual, e as demais com o 1.0 turbo e câmbio CVT, o conjunto conhecido como T200. Em dimensões, o SUV mais barato do Brasil entrega 4.343 mm de comprimento, ou 23 mm maior que o C3 Aircross.

Contudo, o modelo privilegia o balanço traseiro para criar uma harmonia pelo caimento cupê do teto, com 2.645 mm de entre eixos. Desta forma, o novo SUV da Citroën chegou aos 490 litros de porta-malas pela medição VDA.

O Citroën Basalt 2025 Feel 1.0 vem com motor 1.0 aspirado Firefly, um velho conhecido da Stellantis. Com três cilindros e 6 válvulas em comando único, entrega 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv e 10,5 kgfm com etanol. Em um carro que pesa 1.120 kg, tem consumo homologado pelo Inmetro de 13 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina, e 9,3 e 10,2 km/litro, respectivamente, com etanol.

Quanto custará o SUV mais barato do Brasil?

Para o Basalt Feel Turbo e Shine Turbo, como o nome já diz, o 1.0 turbo foi escolhido. Ligado ao câmbio CVT com simulação de 7 marchas, tem 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, com torque de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis.

O consumo do novo SUV da Citroën é de 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada, com gasolina, e vai a 8,3 e 9,6 km/litro, respectivamente, com etanol. Vale destacar que os preços do novo SUV mais barato do Brasil partem dos R$ 89.990 e chegam a R$ 107.390.

Apesar de ter sido desenvolvido em conjunto entre as equipes brasileiras e indianas da marca, o Citroën Basalt estreia com diferenças importantes entre os dois países. Visual e estruturalmente o carro é o mesmo nos dois mercados, mas em conteúdos cada modelo seguiu especificações diferentes para atender demandas específicas de cada mercado.

Quais as diferenças entre o novo SUV da Citroën brasileiro e indiano?

Por fora, o SUV mais barato do Brasil é idêntico ao indiano e segue à risca a filosofia do design dos demais modelos do projeto C-Cubed. Destaque para a carroceria com caimento característico de SUVs com pegada cupê, lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais e tampa do porta-malas com leve saliência.

Já analisando versões e equipamentos, há diferenças importantes. Na Índia, o catálogo do Basalt começa com a versão ‘pé de boi’ de aspecto geral bastante simples e espartano. Na prática, dispensa recursos como calotas, central multimídia, pintura nas maçanetas e faróis de neblina. Também não possui vidros elétricos traseiros nem cinto de três pontos para o passageiro do meio.

Já no Brasil, a gama começa com o Feel equipado com elementos pintados na cor da carroceria, central multimídia com tela de 10 polegadas, câmera de ré, rodas de liga-leve de 16 polegadas, vidros elétricos nas quatro portas e cintos de três pontos para todos os passageiros. Contudo, perde para o indiano por oferecer apenas 4 airbags para todas as versões.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x