Novo Citroën Basalt 2025 chega como o SUV mais barato do Brasil. Saiba o que há de diferente no novo SUV da Citroën que custa menos de R$ 90 mil.
Após muitos flagras, o novo Citroën Basalt 2025 foi revelado por completo. Como esperado, o design do novo SUV mais barato do Brasil se manteve o mesmo do conceito apresentado há alguns meses, apesar de algumas diferenças para o carro indiano. Diferente do C3 Aircross, o novo SUV da Citroën vem com uma versão com motor 1.0 aspirado de olho no mercado de sedãs compactos.
Novo SUV da Citroën entrega até 75 cavalos de potência
O Citroën Basalt 2025 será comercializado em três versões, sendo uma com o 1.0 aspirado com câmbio manual, e as demais com o 1.0 turbo e câmbio CVT, o conjunto conhecido como T200. Em dimensões, o SUV mais barato do Brasil entrega 4.343 mm de comprimento, ou 23 mm maior que o C3 Aircross.
Contudo, o modelo privilegia o balanço traseiro para criar uma harmonia pelo caimento cupê do teto, com 2.645 mm de entre eixos. Desta forma, o novo SUV da Citroën chegou aos 490 litros de porta-malas pela medição VDA.
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O Citroën Basalt 2025 Feel 1.0 vem com motor 1.0 aspirado Firefly, um velho conhecido da Stellantis. Com três cilindros e 6 válvulas em comando único, entrega 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv e 10,5 kgfm com etanol. Em um carro que pesa 1.120 kg, tem consumo homologado pelo Inmetro de 13 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina, e 9,3 e 10,2 km/litro, respectivamente, com etanol.
Quanto custará o SUV mais barato do Brasil?
Para o Basalt Feel Turbo e Shine Turbo, como o nome já diz, o 1.0 turbo foi escolhido. Ligado ao câmbio CVT com simulação de 7 marchas, tem 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, com torque de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis.
O consumo do novo SUV da Citroën é de 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada, com gasolina, e vai a 8,3 e 9,6 km/litro, respectivamente, com etanol. Vale destacar que os preços do novo SUV mais barato do Brasil partem dos R$ 89.990 e chegam a R$ 107.390.
Apesar de ter sido desenvolvido em conjunto entre as equipes brasileiras e indianas da marca, o Citroën Basalt estreia com diferenças importantes entre os dois países. Visual e estruturalmente o carro é o mesmo nos dois mercados, mas em conteúdos cada modelo seguiu especificações diferentes para atender demandas específicas de cada mercado.
Quais as diferenças entre o novo SUV da Citroën brasileiro e indiano?
Por fora, o SUV mais barato do Brasil é idêntico ao indiano e segue à risca a filosofia do design dos demais modelos do projeto C-Cubed. Destaque para a carroceria com caimento característico de SUVs com pegada cupê, lanternas de formato retangular com contornos irregulares nas laterais e tampa do porta-malas com leve saliência.
Já analisando versões e equipamentos, há diferenças importantes. Na Índia, o catálogo do Basalt começa com a versão ‘pé de boi’ de aspecto geral bastante simples e espartano. Na prática, dispensa recursos como calotas, central multimídia, pintura nas maçanetas e faróis de neblina. Também não possui vidros elétricos traseiros nem cinto de três pontos para o passageiro do meio.
Já no Brasil, a gama começa com o Feel equipado com elementos pintados na cor da carroceria, central multimídia com tela de 10 polegadas, câmera de ré, rodas de liga-leve de 16 polegadas, vidros elétricos nas quatro portas e cintos de três pontos para todos os passageiros. Contudo, perde para o indiano por oferecer apenas 4 airbags para todas as versões.