O curso profissionalizante ocorre de forma totalmente online e remota, não sendo necessário que o profissional formado no ensino superior compareça ao local em que está localizado o campus que o oferta.
O campus de Pelotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense (IFSul) abre vagas para um curso EAD gratuito de pós-graduação com certificado para profissionais formados na área de educação. Por enquanto, é estimado que sejam cerca de 176 vagas disponíveis para interessados na formação extra voltada para Educação: Espaços e Possibilidades para Educação Continuada (CPEaD).
As vagas estarão sendo ofertadas principalmente para profissionais do IFSUL dos pólos Agudo, Cachoeira do Sul, Canguçu, Panambi, Restinga Seca, Rosário do Sul, São Lourenço do Sul e Três Passos. os cursos são aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e, para que o profissional seja selecionado para fazer parte, é necessário que haja a apresentação do diploma para comprovar a formação no ensino superior, sendo dado a preferência para aqueles que estiverem atuando com a educação básica, ou seja, abaixo do sexto ano, e que são formados em pedagogia.
Posteriormente, as vagas que sobrarem, ou seja, as remanescentes, serão destinadas para os demais graduados, como em história, matemática, português, filosofia ou outras.
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
- Que tal fazer um curso no Senai? Instituição abre quase 16 MIL vagas para diversos cursos em áreas do conhecimento, como administração, design gráfico, eletromecânica, informática, logística e marketing
Como se inscrever para o processo seletivo e participar do curso gratuito de especialização?
Para participar do curso gratuito de especialização online com certificado, o profissional deverá preencher um formulário que está disponível por intermédio deste link. O candidato preencherá o formulário com informações relevantes sobre o seu perfil, como a data de aniversário, o nome da mãe, do pai, data de nascimento, cadastro de pessoa física e muitos outros.
Além disso, o edital com todas as regras que determinam quem pode ou não pode participar do programa de pós-graduação da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul (RS), está sendo divulgado por intermédio do site oficial da instituição, por este link. Por lá, os candidatos poderão ter uma ideia mais aprofundada sobre as vagas, quem pode participar, requisitos e todas as etapas para a seleção dos aprovados no processo.
Por que optar por um profissionalizante EAD com certificado? Confira os benefícios
Existem algumas vantagens ao optar por um curso profissionalizante EAD que tenha certificado, sendo a principal delas a possibilidade de garantir um melhor currículo e, assim sendo, obter mais oportunidades, principalmente em instituições privadas. Alguns profissionais também atuam fora de sala de aula com aulas particulares e auxílios com estudantes, garantindo melhor apresentação de portfólio.
Profissionalizações permitem que um educador consiga entrar para o mercado de trabalho e se manter atualizado. Por isso, é importante estar constantemente em dia com as questões voltadas para a teoria e prática da educação.
Ter uma profissionalização em dia pode permitir uma pontuação a mais no momento em que for realizar algum concurso público, porque isso também poderá ser contabilizado como experiência. Por exemplo, na cidade de Brusque, em Santa Catarina (SC), os candidatos que contam com pós-graduações na área de educação recebem pontuações a mais e saem na frente dos demais concorrentes, isso também ocorre em muitas cidades localizadas no Rio Grande do Sul (RS).
Pontuações extras em concursos públicos permitem que o profissional tenha mais chances de ter o perfil aprovado para atuar em sala de aula, considerado o mais apto para determinado cargo.