1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Megaobra da Vast no porto do Açu prepara o Brasil para armazenar combustíveis marítimos e biocombustíveis em larga escala
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Megaobra da Vast no porto do Açu prepara o Brasil para armazenar combustíveis marítimos e biocombustíveis em larga escala

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 26/08/2025 às 12:37
Vista aérea do terminal de líquidos do Porto do Açu com navios atracados e obras de infraestrutura em andamento
Construção avança no Terminal de Líquidos do Açu, com navios posicionados e maquinário atuando na margem
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Projeto estratégico amplia capacidade de armazenamento e movimentação de combustíveis e biocombustíveis no porto do Açu

A Vast Infraestrutura iniciou a construção do parque de tancagem do Terminal de Líquidos do Açu (TLA), em São João da Barra (RJ).

A primeira fase envolve R$ 250 milhões em investimentos e prevê capacidade de 40 mil m³ de armazenamento. A operação começará no último trimestre de 2026, consolidando a expansão.

Expansão logística no porto do Açu

Localizado no Porto do Açu, o TLA se beneficia da posição estratégica do terminal. Em 2024, o porto registrou o maior movimento de embarcações no Brasil.

A estrutura permitirá o armazenamento e a movimentação de derivados de petróleo. Entre eles estão VLSFO, MGO, lubrificantes, combustíveis claros, além de produtos químicos e biocombustíveis.

De acordo com Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Vast, a vocação do terminal está nos combustíveis marítimos. O porto recebe, regularmente, um grande número de embarcações.

O projeto considera também a preparação para combustíveis do futuro. Estão incluídos SAF e e-metanol, alinhados às demandas globais e à transição energética.

Estrutura em fases de crescimento

Na fase inicial, o foco será a movimentação de combustíveis claros, óleos básicos e biocombustíveis. Contudo, o plano diretor prevê expansão significativa para 300 mil m³ de capacidade.

Além da tancagem, estão em construção tubulações de carga e descarga. Também estão previstas plataformas de carregamento de caminhões-tanque, permitindo integração logística e escoamento terrestre de produtos.

Essa infraestrutura garantirá flexibilidade e eficiência às operações. Ao mesmo tempo, reforçará o papel do TLA no suprimento nacional de combustíveis e líquidos estratégicos.

Contratos de longo prazo firmados

A Vast já fechou dois contratos estratégicos para utilização do terminal. O primeiro foi assinado com a Vibra Energia, com duração de 20 anos.

Esse acordo garante a utilização do TLA como base logística para importação, armazenagem e movimentação de óleos básicos destinados à fábrica de lubrificantes em Duque de Caxias (RJ).

O segundo contrato foi firmado com a efen. O acordo prevê serviços de recebimento, estocagem e expedição de óleo diesel marítimo (MGO).

Desde outubro de 2024, a Vast já opera o TLA em nome da efen. As operações são realizadas por meio de transbordo ship-to-ship e ship-to-barge.

Atualmente, o terminal já possui dois berços disponíveis para navios MR e barcaças. A estrutura viabiliza flexibilidade e capacidade imediata de movimentação.

Impacto no setor de energia e logística

Com a consolidação do projeto, a Vast Infraestrutura reforça sua liderança no mercado brasileiro de transbordo de petróleo e derivados. Além disso, a empresa demonstra alinhamento com a diversificação energética, o que evidencia seu compromisso com o futuro.

Por outro lado, responde às crescentes necessidades de infraestrutura logística para combustíveis e líquidos estratégicos no Brasil. Esse movimento fortalece a cadeia energética nacional.

Até 2026, a expectativa é que o Terminal de Líquidos do Açu esteja totalmente integrado às operações brasileiras. Com isso, será possível ampliar a segurança energética.

Do mesmo modo, o terminal elevará a eficiência logística nacional. Adicionalmente, o projeto prepara o país para a nova era dos combustíveis alternativos e sustentáveis.

Por conseguinte, a iniciativa posiciona o Brasil como referência em logística energética. Assim, cria-se um ambiente mais seguro, eficiente e voltado para o desenvolvimento sustentável.

Afinal, como o Brasil pode acelerar a transição energética sem estruturas como essa?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração, economia, inovação e curiosidades, tecnologia, geopolítica, governo, entre outros temas. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo. Para sugestões de pauta e feedbacks, faça contato no e-mail: avizzcaio12@gmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x