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Mega projeto de ferrovia que vai ligar São Paulo ao Litoral custará 15 BILHÕES, gerará 13 MIL empregos e já tem data para começar

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 25/09/2024 às 11:30
Trem Intercidades que ligará São Paulo ao Litoral custará R$ 15 bilhões, promete revolucionar a mobilidade e gerar 13 mil empregos.
Trem Intercidades que ligará São Paulo ao Litoral custará R$ 15 bilhões, promete revolucionar a mobilidade e gerar 13 mil empregos.

Trem de R$ 15 bilhões que ligará São Paulo ao Litoral promete mudar o transporte para 1,8 milhão de pessoas.

Por anos, a ligação entre São Paulo e a Baixada Santista foi sinônimo de longas horas no trânsito, especialmente nos períodos de alta temporada.

Agora, o governo paulista lança uma promessa ambiciosa: um trem intercidades que promete mudar a dinâmica da mobilidade entre a capital e o litoral.

Com um orçamento surpreendente de R$ 15 bilhões, o projeto já tem data para começar: 2026. Mas será que vai conseguir superar os desafios que enfrentam grandes obras no Brasil?

O Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul, que fará a ligação ferroviária entre São Paulo e o Litoral, é uma das apostas do governo do estado para aliviar o trânsito do tradicional Sistema Anchieta-Imigrantes e oferecer uma nova opção de transporte.

O projeto, que beneficiará diretamente nove municípios, está na fase de estudos de viabilidade e modelagem de negócios.

Segundo a gestão de Tarcísio de Freitas, o trem atenderá 1,8 milhão de pessoas, além de gerar 13 mil empregos diretos durante as obras.

O trem que pode revolucionar o transporte no estado de São Paulo

De acordo com o governo estadual, o TIC Eixo Sul será uma alternativa ao caótico trânsito que conecta a Região Metropolitana de São Paulo ao litoral.

O trajeto poderá ter de 80 a 130 quilômetros de extensão e levará 90 minutos para ser concluído.

A grande expectativa é que o trem consiga atrair aqueles que, até então, dependem exclusivamente das rodovias.

Se concluído até 2026, como previsto, o lançamento comercial do TIC deverá ocorrer em 2027, oferecendo uma solução ágil e moderna para mais de 1,8 milhão de pessoas.

O projeto está estimado em R$ 15 bilhões, um valor que assusta, mas é visto como essencial para a transformação da infraestrutura de transporte do estado.

Segundo o governo, além dos benefícios de mobilidade, a obra deve impactar diretamente a economia com a criação de milhares de empregos.

O investimento em transporte ferroviário, especialmente com o aumento do fluxo de pessoas para o litoral paulista, é visto como uma necessidade urgente. A viabilidade de rotas ainda está sendo estudada, com três possíveis trajetos em análise.

Mais projetos no radar do SP Nos Trilhos

Além do TIC Eixo Sul, outros projetos de transporte ferroviário estão na agenda do programa SP Nos Trilhos, lançado recentemente.

Um deles é o TIC Eixo Leste, que ligará São Paulo a São José dos Campos e outras cidades do Vale do Paraíba, beneficiando diretamente quatro municípios e uma população estimada de 2,7 milhões de pessoas.

O estudo de viabilidade também está em andamento, mas o prazo de conclusão é o mesmo do TIC Eixo Sul: 2026.

Outro projeto significativo é o TIC Eixo Oeste, que fará a ligação com a cidade de Sorocaba.

Com 100 quilômetros de extensão, a obra terá quatro estações novas e previsão de investimento de R$ 10 bilhões.

O leilão para o Eixo Oeste está previsto para o segundo semestre de 2025, e o percurso deverá ser feito em apenas uma hora.

Para a Baixada Santista, o governo ainda incluiu na lista de prioridades o projeto de expansão do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Os trechos 2 e 3 do VLT têm custo estimado em R$ 1 bilhão e cobrirão 15 quilômetros de extensão, beneficiando diretamente as cidades de Santos e São Vicente.

Esses ramais, além de aumentar a oferta de transporte para a população local, deverão ser mais uma opção no já conhecido trajeto entre Santos e São Paulo.

Os desafios pela frente

Enquanto o cronograma parece promissor, o histórico de obras ferroviárias no Brasil deixa muitos em dúvida sobre o sucesso dessas promessas.

O Sistema Anchieta-Imigrantes, apesar de eficiente, sofre com constantes congestionamentos, e o transporte ferroviário é visto como uma alternativa promissora para aliviar o fluxo.

Contudo, especialistas apontam que grandes projetos no Brasil enfrentam desafios que vão além do planejamento inicial.

Segundo dados de setembro de 2024, a fase de estudos de viabilidade e negociações com investidores ainda está em andamento.

Será o tempo suficiente para a entrega até 2026?

Muitos brasileiros estão ansiosos para ver se o trem realmente será uma realidade ou apenas mais uma promessa esquecida.

O Trem Intercidades promete ser um marco na infraestrutura de transporte paulista, mas será que ele vai conseguir quebrar a maldição das grandes obras no Brasil?

O futuro do transporte entre São Paulo e o Litoral está em jogo, e os próximos anos serão decisivos para saber se o sonho de um trem rápido e eficiente se tornará realidade.

E você, acredita que essa promessa será cumprida ou ficará no papel? Comente abaixo e compartilhe sua opinião!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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