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R$ 350 BILHÕES! Mega projeto da China pode transformar Brasil em potência mundial

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 22/09/2024 às 20:08
Mega projeto da China, de 350 BILHÕES, pode transformar o Brasil em uma potência econômica mundial (Imagem: reprodução))
Mega projeto da China, de 350 BILHÕES, pode transformar o Brasil em uma potência econômica mundial (Imagem: reprodução))

Projeto de 350 bilhões com investimentos massivos da China, pode fazer do Brasil uma verdadeira potência mundial. O futuro econômico brasileiro nunca esteve tão próximo.

A ferrovia transoceânica, financiada pela China, pode transformar o Brasil em uma potência econômica mundial.

O projeto visa conectar o país ao Oceano Pacífico, facilitando o comércio com a Ásia e reforçando a influência chinesa na América Latina. Avaliado em bilhões, o projeto enfrenta desafios, mas promete revolucionar a logística e a economia do continente.

O Brasil está mais próximo de um marco estratégico, com a possibilidade de construção da ferrovia transoceânica financiada pela China.

Essa obra ambiciosa, em negociação desde 2015, tem o potencial de mudar o cenário econômico do país, conectando-o ao mercado asiático com um tempo de transporte consideravelmente reduzido.

Em setembro de 2024, as exportações do Brasil somaram mais de 1,8 trilhões de reais, segundo o Ministério da Economia.

Mesmo sem uma conexão direta com o Pacífico, quase metade dessas exportações foi destinada à China, consolidando seu papel como o principal parceiro comercial do Brasil.

Com a nova ferrovia, essa relação pode se intensificar, reduzindo custos e facilitando o transporte de produtos agrícolas e minerais, pilares da economia brasileira.

De acordo com o canal Ricardo Clipes, “os chineses estão dispostos a investir bilhões de dólares para garantir o sucesso desse projeto, visto como essencial para aumentar a competitividade da China nas Américas.”

Desafios regionais e oportunidades para América do Sul

Além de beneficiar o Brasil, a ferrovia será um ativo estratégico para outros países sul-americanos, como a Bolívia e o Peru, que estudam suas próprias conexões à nova rota comercial.

No entanto, o trajeto final da ferrovia continua sendo motivo de debate, especialmente em relação ao trajeto nas Cordilheiras dos Andes.

O Peru propõe uma rota que beneficie suas principais regiões econômicas, enquanto o Brasil busca um caminho mais viável economicamente.

Segundo Ricardo Clipes, “o projeto pode ser uma solução inovadora, mas há muitos desafios técnicos e ambientais a serem superados.”

A travessia da Amazônia é uma dessas barreiras, pois a ferrovia passaria por uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo.

Investimentos chineses além da ferrovia

A China também está investindo em outras áreas estratégicas no Brasil. Infraestruturas como rodovias e portos estão recebendo aportes bilionários da potência asiática, com grande foco na geração de empregos e desenvolvimento econômico, especialmente no Nordeste brasileiro.

Estima-se que esses investimentos tenham o potencial de gerar mais de 250 mil novos postos de trabalho nos próximos anos.

Esse movimento faz parte da estratégia geopolítica da China para aumentar sua influência na América Latina, uma região tradicionalmente sob influência dos Estados Unidos.

Potenciais impactos econômicos no Brasil

Se construída, a ferrovia poderá reduzir o tempo de transporte para o Pacífico em duas semanas, diminuindo a rota atual de 40 dias pelo Atlântico para apenas 25 dias.

O agronegócio brasileiro, um dos principais motores da economia, seria um dos maiores beneficiários, com exportações de soja, milho e carne bovina crescendo de maneira expressiva.

Discussões sobre essa ligação ferroviária datam de 1938, com propostas sendo estudadas seriamente a partir de 2015.

A rota mais viável parte do porto do Açu, no Rio de Janeiro, atravessando Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e, finalmente, o Peru.

O projeto, avaliado entre 50 e 70 bilhões de dólares, ainda enfrenta desafios técnicos, mas é considerado estratégico tanto para o Brasil quanto para a China.

Para o Brasil, isso pode significar um papel de destaque na economia global.

Geopolítica e mudança de poder

Além dos impactos econômicos, a ferrovia transoceânica pode alterar o equilíbrio de poder na América Latina.

A China busca consolidar sua presença no continente, enquanto os Estados Unidos acompanham de perto o aumento dessa influência. Para os especialistas, essa obra pode ser vista como um divisor de águas na geopolítica mundial.

E você, acredita que o Brasil deve seguir em frente com esse mega projeto? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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