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Mega obra em rodovia de R$ 3 BILHÕES é entregue, mas corre o risco de colapsar três semanas após inauguração

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 04/12/2024 às 16:44
Após R$ 3 bilhões investidos, Contorno Sul da Tamoios enfrenta risco de colapso semanas após entrega. Negligência expõe caos no Litoral Norte.
Após R$ 3 bilhões investidos, Contorno Sul da Tamoios enfrenta risco de colapso semanas após entrega. Negligência expõe caos no Litoral Norte.

Com promessas de progresso, obra em rodovia foi entregue, mas já enfrenta problemas graves. Congestionamentos, insegurança e negligência podem levar ao colapso em semanas. Moradores e turistas aguardam soluções urgentes para o caos iminente.

Por trás do brilho das inaugurações e das promessas de progresso, um cenário de caos iminente ameaça o Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios.

Essa grandiosa obra, que consumiu mais de R$ 3 bilhões e foi projetada para solucionar o trânsito entre Caraguatatuba e São Sebastião, pode se transformar em um pesadelo logístico.

Com congestionamentos crescentes e a alta temporada à porta, os riscos de colapso desafiam as expectativas de eficiência que tanto foram alardeadas.

O alerta não veio de um especialista técnico, mas do próprio prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB).

Segundo ele, os problemas de planejamento e execução na integração da nova rodovia com o sistema viário municipal já estão gerando engarrafamentos diários e colocando em risco a segurança de pedestres e ciclistas.

“A obra é fantástica, mas a conexão com o sistema viário do município é um caos”, afirmou o prefeito em entrevista à TV Record.

Um projeto grandioso sob ameaça

O Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, inaugurado no final de novembro de 2024, liga o quilômetro 11 da rodovia, na entrada de Caraguatatuba, ao quilômetro 33, em São Sebastião.

Com 23 quilômetros de extensão e três túneis em cada sentido, a obra foi projetada para reduzir o tempo de viagem entre as cidades de 45 para apenas 16 minutos.

A concessionária responsável, Consórcio Tamoios, anunciou melhorias como uma velocidade máxima de 80 km/h no novo trajeto, muito superior ao limite de 40 a 60 km/h no trecho antigo, repleto de semáforos e lombadas.

Além disso, a implantação de um sistema de pedágio automático promete mais agilidade ao tráfego.

No entanto, apesar das vantagens anunciadas, as falhas no planejamento e na integração da obra ao sistema viário local geram uma crise.

Congestionamentos têm se tornado frequentes, agravados pelo aumento do fluxo de veículos em períodos de calor, quando turistas lotam o Litoral Norte.

Congestionamentos e riscos à segurança

De acordo com Felipe Augusto, a situação é resultado direto da inação do consórcio Tamoios, que administra a rodovia.

“Apontamos os problemas e sugerimos soluções que foram aprovadas, mas não executadas. Agora estamos vendo o caos se instalar”, desabafou o prefeito.

Além do trânsito intenso, outro ponto crítico é a falta de segurança para pedestres e ciclistas nas áreas de conexão entre o Contorno Sul e o sistema viário urbano.

Sem melhorias urgentes, os riscos de acidentes aumentam exponencialmente, especialmente com a chegada do verão e das férias escolares.

Felipe Augusto destaca ainda que o sistema de balsas, essencial para o transporte entre as cidades do Litoral Norte, também enfrenta sobrecarga.

“Com a temporada de verão, teremos milhões de visitantes na região. Isso pode levar ao colapso do trânsito e do sistema de balsas,” alertou ele.

Visão aérea do Contorno Sul da Tamoios (Créditos: Sérgio Barzaghi/Governo do Estado de SP)
Visão aérea do Contorno Sul da Tamoios (Créditos: Sérgio Barzaghi/Governo do Estado de SP)

Histórico de atrasos e investimentos bilionários

A saga do Contorno Sul começou em 2013, durante o governo Geraldo Alckmin, quando o projeto foi anunciado como solução definitiva para o trânsito no Litoral Norte.

As obras, no entanto, foram marcadas por paralisações e atrasos.

Interrompida em 2018, a construção só foi retomada em 2021, já sob a gestão do consórcio Tamoios.

O custo total ultrapassou R$ 3 bilhões, um investimento significativo que, até agora, não trouxe os benefícios esperados para a população.

O trecho Norte do Contorno, que conecta Caraguatatuba a Ubatuba, foi inaugurado em dezembro de 2023.

Embora tenha melhorado o fluxo naquela região, os mesmos problemas de integração viária também foram reportados, evidenciando uma falha sistêmica no planejamento das obras.

Pedágio eletrônico: avanço ou obstáculo?

Uma das inovações do Contorno Sul é o sistema de pedágio eletrônico free-flow, que dispensa cabines e cancelas.

Os motoristas pagam R$ 5 por meio de uma tag eletrônica ou, na ausência dela, consultam o débito via aplicativo ou site da concessionária.

Embora a medida prometa fluidez, os motoristas sem tag relatam dificuldades em acessar as informações de pagamento.

Isso gera reclamações e, em alguns casos, pode desestimular o uso da rodovia, transferindo parte do tráfego de volta ao trajeto antigo.

O impacto da alta temporada na rodovia Tamoios

Com a chegada do verão, o Litoral Norte se prepara para receber até 3 milhões de visitantes. Essa movimentação intensa agrava ainda mais os gargalos do Contorno Sul e o impacto no trânsito urbano.

O governo estadual tem pressionado o consórcio Tamoios para que soluções sejam implementadas antes que a situação saia do controle.

No entanto, sem ações imediatas, o que deveria ser um avanço pode se tornar um símbolo de ineficiência.

O futuro do Contorno Sul dependerá de decisões rápidas e eficazes. A pergunta que fica é: será que a infraestrutura da região suportará o aumento exponencial de demanda nos próximos meses?

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Valter Guimarães
Valter Guimarães
09/12/2024 16:16

A situação é complexa e não terá uma solução em curto prazo. Uma solução paliativa para o período próximo de natal, réveillon e férias escolares será um acordo da prefeitura com a concessionária para que a pista sentido são sebastião-caraguá seja bloqueada, permanecendo liberada somente a pista sentido caraguá-são sebastião. Durante esse período quem for para caraguá deverá voltar a utilizar o antigo trajeto (SP-55).

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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