Aracruz receberá investimento de R$ 2,7 bilhões em terminal portuário multiuso, impulsionando a economia e infraestrutura local.
O município de Aracruz, no Espírito Santo, se prepara para um grande investimento na área de infraestrutura portuária. O grupo Imetame, liderado por Etore Selvatici Cavallieri, planeja inaugurar a primeira fase de um terminal portuário multiúso até o final do próximo ano. O projeto, avaliado em R$ 2,7 bilhões, promete ser um marco para a região, oferecendo uma nova alternativa para o embarque de cargas no Brasil, além de representar um significativo avanço para a economia do Espírito Santo.
Investimento impulsiona infraestrutura portuária em Aracruz
O projeto do terminal portuário da Imetame, localizado em Aracruz, já está em fase de construção.
Quando concluído, terá capacidade para movimentar contêineres, cargas gerais, granéis sólidos e líquidos, como combustíveis e petróleo cru.
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Esse investimento será financiado por capital próprio, financiamentos de bancos de fomento e pela entrada de sócios estratégicos no empreendimento.
O terminal também se beneficia de incentivos fiscais, já que está localizado na área de atuação da Sudene.
A localização do terminal, a 85 km de Vitória, oferece fácil acesso a rodovias federais e estaduais, além de estar interligado à ferrovia Vitória-Minas, da Vale.
O governo do Espírito Santo já lançou licitações para melhorias na infraestrutura de acesso ao novo terminal portuário de Aracruz, que terá uma importância estratégica para o Estado. Esse investimento em infraestrutura visa a fortalecer a logística e movimentação de cargas na região.
Projeto do terminal portuário será desenvolvido em três fases
O projeto será desenvolvido em três fases. A primeira fase do terminal portuário de Aracruz, prevista para 2025, vai contemplar a movimentação de carga geral, como produtos siderúrgicos e blocos de granito.
Em 2026, o terminal começará a operar na área de contêineres, com previsão de movimentar até 300 mil TEUs.
A última fase do projeto será dedicada ao manuseio de granéis sólidos e líquidos, incluindo combustíveis e petróleo cru.
Com um calado de até 16 metros e possibilidade de expansão para 23 metros na área marítima, o terminal terá capacidade para receber grandes embarcações.
Isso o posiciona como uma alternativa viável para navios que enfrentam dificuldades em outros portos do país, como o Porto de Santos.
O terminal de Aracruz estará 200 milhas náuticas mais próximo da China em comparação ao Porto de Santos, tornando-se uma importante peça no comércio internacional.
Investimento transforma Aracruz em hub logístico
O terminal portuário de Aracruz poderá se tornar um dos maiores do Brasil, com instalações que incluirão operações de bunker para abastecimento de navios e, no futuro, a capacidade de carregar embarcações movidas a energia elétrica.
As operações do terminal estão sendo desenvolvidas sob uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), com negociações em andamento para a entrada de novos sócios, incluindo operadores logísticos e armadores.