MEC em parceria com três universidades oferecem cursos online (EAD) gratuitos em educação especial. Inscreva-se e faça a diferença!
Três renomadas universidades brasileiras, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), abriram inscrições para 15.000 vagas em cursos gratuitos de Educação Especial. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) se uniram para capacitar professores da educação básica, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e impactando positivamente a educação no Brasil.
Esses cursos têm como objetivo preparar os educadores para atender às necessidades dos alunos com deficiência, respeitando as particularidades de cada um e promovendo um ambiente educacional inclusivo.
Cada curso gratuitos possui 120 horas, totalmente online (EAD), e explora conteúdos teóricos e práticos sobre direitos humanos, adaptação de currículo, práticas pedagógicas e estratégias inclusivas, oferecendo ferramentas essenciais para transformar a educação básica.
- Cursos gratuitos para capacitar profissionais da saúde! OPAS oferece cursos sobre vacinação para aqueles que atuam na atenção primária e para novos profissionais do setor; Veja como participar
- Quer fazer um curso gratuito no SUS sem pagar nada por isso? Entidade libera inscrições para curso imperdível em parceria com a Fiocruz
- Que tal fazer um mestrado profissional do MEC? Ministério da Educação libera mais de 600 vagas em 40 Instituições espalhadas pelo Brasil
- Quer um certificado emitido pelo MEC? MEC liberou cursos gratuitos online de mestrado profissional para turbinar o seu currículo
Quais cursos e universidades estão oferecendo essas vagas?
As 15.000 vagas são distribuídas igualmente entre as três instituições:
- UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) : Curso de Educação Especial para professores da educação básica da rede pública da Bahia, com 5.000 vagas distribuídas em municípios diversos. Inscrições até 15 de novembro de 2024, com seleção por ordem de inscrição e análise de documentação.
- UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) : Curso de aperfeiçoamento para professores da rede pública de ensino fundamental e médio, com atividades síncronas e assíncronas. São 5.000 vagas para candidatos do Maranhão, preenchidas por ordem de inscrição. Inscrições até 4 de novembro de 2024.
- UNESP (Universidade Estadual Paulista) : Curso de Educação Especial com foco em inclusão, destinado a professores da rede pública de São Paulo, com 5.000 vagas, sendo 1.250 reservadas para ações afirmativas. Inscrições até 15 de novembro de 2024.
Quais os requisitos e critérios para participar?
Cada curso gratuitos online (EAD) possui requisitos específicos, como estar ativo na rede pública de ensino, ter graduação em licenciatura e, em alguns casos, conhecimentos básicos em informática e acesso à internet.
Os critérios de seleção são principalmente pela ordem de inscrição, respeitando as reservas de vagas para ações afirmativas, como no caso da UNESP.
Como e onde realizar as inscrições para o curso gratuito do MEC?
Como as inscrições são feitas exclusivamente online, cada instituição disponibiliza um sistema próprio para o processo. Na UFRB e UEMA, as vagas são preenchidas conforme ordem de inscrição, com análise posterior de documentação.
Na UNESP, há ainda uma reserva de 25% das vagas para ações afirmativas, que incluem grupos como negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Não perca essa oportunidade de capacitação gratuita! Inscreva-se até o prazo final: 15 de novembro para UFRB e UNESP, e 4 de novembro para UEMA. Confira os editais completos nos sites das universidades para mais detalhes e faça parte dessa iniciativa de educação inclusiva.