A bolsa-auxílio oferecida pelo MEC aos estudantes será disponibilizada através dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE)
A fim de minimizar as desigualdades étnico-raciais e sociais e incentivar a permanência dos estudantes nos cursos, o Ministério da Educação e Cultura – MEC – está oferecendo bolsa-auxílio de R$ 900 mensais para os estudantes dos cursos de graduação, através do Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação e Cultura. As inscrições para receber a bolsa-auxílio já estão abertas.
Leia também:
- CCR está oferecendo 700 vagas em cursos gratuitos exclusivos para mulheres
- Senai oferece mais de 6 mil vagas de cursos técnicos no Ceará
- Fundhas abre inscrições em cursos gratuitos de qualificação para o mercado de aviação em SP
- 123 cursos gratuitos com certificado pela Fundação Bradesco nas áreas de Administração, Contabilidade, Educação, Tecnologia e muito mais
Segundo o Pronatec, para participar do programa de bolsa-auxílio do MEC é necessário que o estudante seja quilombola ou indígena e esteja matriculado em algum curso de graduação presencial oferecido por instituições federais de ensino superior.
Inscrições para o Programa de bolsa-auxílio do MEC
As inscrições para o programa de bolsa-auxílio do MEC estarão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2022, através do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência do MEC. Para se inscrever no programa da bolsa-auxílio do MEC, clique aqui.
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
O número de vagas para receber a bolsa-auxílio será estabelecido de acordo com a quantidade de estudantes cadastrados e matriculados no programa de 2021.
Para realizar a inscrição, é necessário apresentar os documentos exigidos para a análise que aprovará o cadastro no programa de bolsa-auxílio do MEC. Este processo ocorrerá até o dia 31 de março.
Sobre o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP)
O Programa de Bolsa Permanência foi instituído no ano de 2013 a fim de minimizar as desigualdades sociais e étnico-raciais e auxiliar na permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômicas das instituições federais de ensino superior do Brasil. O Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) tem como objetivo gerir as ações relacionadas ao programa de bolsa-auxílio do MEC, sobretudo o ingresso de estudantes e o pagamento de bolsas. As novidades do SISBP não ocorreram apenas na plataforma, mas também no cuidado de considerar a legislação vigente para facilitar a navegação, transformando o sistema em um ambiente mais intuitivo e amigável. Por fim, o SISBP trará mais comodidade aos usuários, principalmente na facilitação do preenchimento do cadastro pelos estudantes.
MEC oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos online e EAD com emissão de certificados pela própria plataforma; inscrições irão durar até o fim das vagas
O MEC acaba de abrir inscrições em cursos gratuitos online e EAD com certificados emitidos pela própria plataforma. O foco são profissionais que atuam na área da Educação, como professores e coordenadores, mas qualquer pessoa está livre para se inscrever.
O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas em cursos gratuitos online de 200 horas com direito a certificados de conclusão. Até então, estão disponíveis mais de 4.750 vagas na Formação para Profissionais da Educação Infantil. Apesar de ser voltado para profissionais do setor da Educação, os cursos gratuitos EAD aceitam qualquer pessoa que esteja interessada, tenha acesso à internet e esteja disponível para estudar. Para saber mais, confira esta matéria na íntegra clicando aqui.