O MEC e a UEMA anunciaram a abertura de mais de 100 mil vagas em cursos gratuitos online com certificado de conclusão para professores e comunidade geral.
O Ministério da Educação (MEC), ao lado da Universidade Federal do Maranhão (UEMA), anunciou nesta sexta-feira (13) a abertura de milhares de vagas em cursos gratuitos online de ensino e temáticas diversas. As formações são disponibilizadas de forma online e tem como foco tanto professores quanto a comunidade geral. A iniciativa é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao lado da UEMA.
Cursos gratuitos online com certificado abertos pela UEMA e pelo MEC
Na plataforma onde os cursos estão sendo oferecidos, é possível encontrar tanto cursos da parceria da Capes/UEMA, quanto outras capacitações de temas variados como alimentos, direito, mineração, saúde e idiomas. Entre os cursos gratuitos online com certificado que estão sendo disponibilizados, estão:
Gestão Escolar da Educação Básica
Este curso visa orientar os educadores a encontrar e compreender princípios importantes na gestão escolar. É realizada uma análise dos aspectos históricos, metodológicos, conceituais e legais. Neste curso, também é discutido o papel do gestor na organização da atuação pedagógica e dos espaços em período escolar, assim como a análise da necessidade da implantação da gestão democrática no âmbito escolar.
- Instituto Federal abre 6 MIL vagas em cursos gratuitos para capacitação na área de TI. Saiba como realizar a sua inscrição sem pagar nada e ganhar R$ 3 MIL REAIS!
- Ambev, a maior fabricante de cerveja do planeta, oferece 20 mil vagas em cursos gratuitos e online (EAD) com certificado garantido para todo o Brasil
- Microsoft, o gigante da tecnologia, liberou 5 mil vagas em cursos gratuitos online (EAD) com certificação garantida para todo o Brasil
- MEC liberou inscrições abertas para curso gratuito de mestrado em educação inclusiva – PROFEI, com vagas em universidades de todo o Brasil
Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais
Este curso visa abordar a alfabetização na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e desenvolve o letramento digital de professores alfabetizados.
Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos
Neste curso, a gamificação é apresentada como uma proposta estratégica no processo de aprendizagem e ensino para estudantes surdos.
Restauração Ecológica e Sistemas Agroflorestais
Neste curso serão abordados os princípios da restauração, conservação ecológica e dos sistemas agroflorestais como estratégia agroecológica de produção de alimentos. A temática deste curso está conectada com os direitos conquistados pela humanidade.
Saiba como se inscrever nos cursos gratuitos online com certificado
Para realizar sua inscrição nas oportunidades do MEC e da UEMA, será necessário realizar um cadastro na plataforma Eskada utilizando Facebook, Google ou e-mail.
Feito isso, selecione o curso desejado, leia atentamente as informações e se inscreva. É importante ressaltar que cada formação possui uma carga horária específica, disponível na página de inscrição.
A duração dependerá da disponibilidade de tempo do aluno para acompanhar as aulas na plataforma. As capacitações ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sendo assim, o aluno poderá acessar o curso conforme o tempo que possui à sua disposição. Os alunos poderão fazer quantos cursos gratuitos online desejarem simultaneamente.
O acompanhamento dependerá da disponibilidade do mesmo. Todas as formações do MEC e da UEMA são abertas, não existindo escolaridade mínima, portanto qualquer pessoa poderá fazer. O certificado será disponibilizado em uma página na plataforma assim que o curso for concluído e as avaliações finalizadas.
Conheça a plataforma Eskada
A ESKADA foi desenvolvida pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 2019, e conta com conceitos atuais e inovadores. De acordo com Ilka Serra, Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação, a ideia de renovação surgiu através da demanda de tornar o processo de certificados mais extenso, envolvendo outros elementos de acompanhamento e avaliação.
Sendo assim, Ilka ressalta que começou então, em 2019, a análise de toda a plataforma da época, passando desde a infraestrutura até o conteúdo e recursos disponíveis. Foi então encontrada a necessidade de se desenvolver um novo ambiente, inovador e diverso.
No total, a plataforma desenvolvida pela UEMA conta com 83 mil estudantes, 100 países acessando, 56 cursos no catálogo e mais de 3 mil atividades disponíveis. O uso de conceitos atuais no mercado permite a democratização do conhecimento por meio de uma plataforma leve, intuitiva e com conteúdos relevantes.