O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lança uma oportunidade imperdível para quem busca capacitação de qualidade. Com a publicação do edital 25/2023, o MEC e a Capes disponibilizam um total de 290 mil vagas em cursos de educação à distância (EAD). Essa iniciativa, voltada para instituições públicas de ensino superior que integram o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), visa fortalecer a Política Nacional de Formação de Professores do MEC.
Maior Número de Vagas na História do Programa
Este é um marco histórico, representando a maior oferta de vagas desde a criação do programa em 2006. As turmas desses cursos serão implementadas em municípios que hospedam os Polos de Ensino a Distância (EaD) do UAB, abrangendo o período de julho de 2024 a dezembro de 2026. É importante destacar que essas vagas são prioritariamente destinadas à formação inicial de professores da educação básica.
Variedade de Cursos EAD Gratuitos pelo MEC
As instituições participantes podem propor cursos em três áreas distintas: formação de professores e demais profissionais da educação básica (incluindo licenciaturas e especializações); formação de agentes públicos; e desenvolvimento econômico, social e regional (com opções de bacharelados, tecnológicos e especializações).
-
IFMS oferece curso gratuito e bolsa de R$ 600 para mulheres, mas as 200 vagas em MS se encerram no dia 1º de setembro
-
Inglês e espanhol com certificado do MEC, 100% on-line e gratuito: veja como começar ainda hoje pela plataforma Aprenda Mais
-
Faça um curso técnico gratuito no Instituto Federal recebendo uma bolsa de mais de R$ 850 com apoio da Petrobras; IFPE convoca para vagas em curso técnico de Segurança do Trabalho
-
Quer aprender um idioma? Faça alemão, espanhol, francês, inglês, italiano ou japonês na UERN, sem taxa de inscrição e sem mensalidade, totalmente gratuito
Para participar, as instituições devem enviar suas propostas por meio do Sistema Integrado da CAPES (Sicapes). O prazo para adesão e solicitação de cadastro de novos cursos no Sistema UAB ou atualização de dados de Polos está aberto de 21 de setembro a 30 de novembro. A divulgação dos resultados finais está prevista para março, com as ofertas de cursos confirmadas em maio de 2024.
Expansão e Inovação na Formação de Professores pelo MEC
Este edital inovador amplia a colaboração entre o Ministério da Educação (MEC) e a CAPES, direcionando a formação de professores da educação básica para temas estratégicos do ministério. Além da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que já oferece cursos, o programa agora abrange temas propostos pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), contemplando a temática de educação ambiental.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) desempenha um papel fundamental ao levar educação de qualidade, na modalidade EAD, a regiões remotas e isoladas do país, por meio de parcerias entre os governos federal, estadual e municipal. Seu foco principal é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do MEC, com 70% das vagas destinadas à formação de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional. É a oportunidade perfeita para investir no seu futuro educacional e profissional.
Se você busca cursos gratuitos EAD de qualidade, esta é a sua chance de se destacar no mercado de trabalho e contribuir para a educação brasileira. Não deixe passar essa oportunidade.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.