Menu
Início MEC e Capes Anunciam Abertura de 290 mil Vagas para Cursos Gratuitos EAD

MEC e Capes Anunciam Abertura de 290 mil Vagas para Cursos Gratuitos EAD

26 de setembro de 2023 às 17:04
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Divulgação

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lança uma oportunidade imperdível para quem busca capacitação de qualidade. Com a publicação do edital 25/2023, o MEC e a Capes disponibilizam um total de 290 mil vagas em cursos de educação à distância (EAD). Essa iniciativa, voltada para instituições públicas de ensino superior que integram o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), visa fortalecer a Política Nacional de Formação de Professores do MEC.

Maior Número de Vagas na História do Programa

Este é um marco histórico, representando a maior oferta de vagas desde a criação do programa em 2006. As turmas desses cursos serão implementadas em municípios que hospedam os Polos de Ensino a Distância (EaD) do UAB, abrangendo o período de julho de 2024 a dezembro de 2026. É importante destacar que essas vagas são prioritariamente destinadas à formação inicial de professores da educação básica.

Artigos recomendados

Variedade de Cursos EAD Gratuitos pelo MEC

As instituições participantes podem propor cursos em três áreas distintas: formação de professores e demais profissionais da educação básica (incluindo licenciaturas e especializações); formação de agentes públicos; e desenvolvimento econômico, social e regional (com opções de bacharelados, tecnológicos e especializações).

Para participar, as instituições devem enviar suas propostas por meio do Sistema Integrado da CAPES (Sicapes). O prazo para adesão e solicitação de cadastro de novos cursos no Sistema UAB ou atualização de dados de Polos está aberto de 21 de setembro a 30 de novembro. A divulgação dos resultados finais está prevista para março, com as ofertas de cursos confirmadas em maio de 2024.

Expansão e Inovação na Formação de Professores pelo MEC

Este edital inovador amplia a colaboração entre o Ministério da Educação (MEC) e a CAPES, direcionando a formação de professores da educação básica para temas estratégicos do ministério. Além da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que já oferece cursos, o programa agora abrange temas propostos pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), contemplando a temática de educação ambiental.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) desempenha um papel fundamental ao levar educação de qualidade, na modalidade EAD, a regiões remotas e isoladas do país, por meio de parcerias entre os governos federal, estadual e municipal. Seu foco principal é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do MEC, com 70% das vagas destinadas à formação de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional. É a oportunidade perfeita para investir no seu futuro educacional e profissional.

Se você busca cursos gratuitos EAD de qualidade, esta é a sua chance de se destacar no mercado de trabalho e contribuir para a educação brasileira. Não deixe passar essa oportunidade.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar