O MEC está com inscrições abertas em cursos gratuitos online com foco em qualificação profissional. As formações contam com carga horária de 90 a 360h.
O Ministério da Educação (MEC), está com inscrições abertas para cursos gratuitos online com certificado. Há oportunidades em formações com carga horária de 90h, 180h e até 360h. As inscrições são totalmente gratuitas e abertas a pessoas de todo o país. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
Confira alguns dos cursos gratuitos online ofertados pelo MEC
Separamos uma lista com as principais vagas em cursos gratuitos abertos pelo MEC e informações importantes para o processo seletivo:
Formação para Profissionais da Educação Infantil
Este curso tem como objetivo qualificar profissionais de creches e de pré-escolas brasileiras, contribuindo para o estabelecimento de práticas pedagógicas criativas e teoricamente de forma que contribuam para a formação integral da criança. Também visam ampliar os conhecimentos dos profissionais da Educação Infantil acerca dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem em bebês e crianças pequenas.
- Como aprender um novo idioma de graça? IF anuncia mais de 500 vagas em cursos gratuitos; veja como se inscrever
- Quer se qualificar de graça em uma das instituições de ensino mais respeitadas da América Latina? A USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; veja como se inscrever
- Quer se capacitar de graça? Prefeitura abre inscrições para cursos gratuitos aplicados pelo Sebrae, são mais de 100 vagas; As inscrições vão até 24 de novembro
- Professores, prontos para inovar? MEC oferece 250 mil vagas em curso gratuito e totalmente online de educação inclusiva para professores; Veja como participar
Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia
Este curso tem como objetivo geral complementar e aperfeiçoar a formação tecnológica de professores da Educação Básica. Também visa contribuir para novas formas de ensino e aprendizagem utilizando tecnologias que estejam à altura dos professores, utilizando, em sala de aula, algumas atividades e exercícios propostos ao longo dos módulos estudados. Incrementar os estudos teóricos neste setor do conhecimento, fomentando as futuras experiências dos docentes.
Introdução ao Pensamento Computacional
Tem como objetivo compreender os pilares do Pensamento Computacional e sua utilização na resolução de problemas. No final da realização dos módulos dos cursos, o cursista deve preencher corretamente a aba “pesquisa” para emissão da declaração.
Formação em Conselhos Escolares
Este curso gratuito visa promover formação aos técnicos de secretarias de educação e conselheiros escolares de escolas da Educação Básica de todo o país com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, com ações que promovem a gestão democrática e a participação da família na escola.
Como se inscrever nos cursos gratuitos online?
Os interessados em participar dos cursos gratuitos online devem acessar a página do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC) e selecionar o curso desejado.
Os candidatos devem ler com atenção todos os dados como objetivo, ementas, conteúdos e outras informações. Para concorrer aos cursos gratuitos online é necessário realizar um cadastro com nome completo, data de nascimento, CPF, Sexo, Endereço, vínculos profissionais, entre outros dados.
Os cursos de aperfeiçoamento são os meios de capacitação frequente e são indispensáveis aos educadores que desejam se aprimorar continuamente e desenvolver as suas competências. O avanço da competitividade no mercado de trabalho exige muito mais do que um diploma.
Com isso, o objetivo desses cursos é engajar os educadores nos processos de aperfeiçoamento, como projetos, pesquisas, estudos e reflexões, para que possam estar sempre atualizados em relação às mudanças e novidades da área da educação, isto é, por dentro dos novos métodos, orientações e conhecimentos legais.
Conheça a plataforma AVAMEC
A plataforma Avamec é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, desenvolvimento e administração de vários tipos de ações formativas, como cursos a distância, complemento a cursos gratuitos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e vários outros meios de apoio educacional à distância ao processo ensino-aprendizagem.
A plataforma busca equidade de condições entre as escolas públicas de educação básica para uso pedagógico da tecnologia. Promoção do acesso à inovação e tecnologia em escolas situadas em regiões de baixo desempenho em indicadores educacionais e de maior vulnerabilidade socioeconômica. Autonomia de professores na adoção da tecnologia para a educação, estímulo ao protagonismo, entre outros.