Mazda inova com desenvolvimento de motor rotativo ultramoderno, superando limitações passadas e posicionando-se fortemente no mercado frente aos veículos elétricos.
A propulsão de veículos percorreu um enorme caminho desde as diversas invenções do século XIX. Atualmente temos carros com motores de combustão interna e o motor elétrico, que é o favorito dos motoristas, mas também há o motor rotativo, que é um tipo de motor de combustão com operação mais suave e eficiente.
Como surgiu a ideia do motor rotativo da Mazda?
A Mazda, montadora japonesa, é uma grande fã desses motores e lançou um novo motor rotativo que promete desafiar a indústria de veículos elétricos. A incrível história deste propulsor surgiu com o sonho de um jovem alemão chamado Felix Wankel. Quando tinha apenas 17 anos, em 1919, Felix sonhava em criar um novo tipo de motor a gasolina, apesar de não ter experiência em engenharia de motores de combustão interna.
Seu objetivo era desenvolver um motor simples que pudesse realizar todas as etapas da combustão interna: entrada, compressão, combustão e escape, de uma forma nova e diferente dos motores de pistões da época. O jovem desenvolveu um design único que utilizava um rotor triangular giratório em uma câmara no formato de amendoim.
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
Após anos de dedicação, Wankel e seus colegas desenvolveram um protótipo funcional de motor rotativo em 1959, chamando a atenção de várias montadoras, incluindo a Mazda, que fechou um acordo com a empresa onde o inventor trabalhava. Desta forma, a marca ficou muito famosa com seus carros movidos a motor rotativo como Mazda Cosmo, Rx-7 e RX 8. Esses carros ofereciam uma experiência única com sua alta rotação e entrega de potência suave.
Mazda volta ao mercado automotivo com carro de motor rotativo e promete ‘bater de frente’ com os veículos elétricos
Agora, a Mazda está trazendo esse motor de volta, mas de uma forma um tanto diferente. Apesar de ser diferente de seus antecessores, essa nova versão de motor rotativo vem com várias melhorias notáveis que o tornam uma promissora fonte de energia para a era moderna dos veículos elétricos.
O novo Mazda MX-30 REV apresenta um motor rotativo de um único rotor, sendo uma grande mudança em relação ao antigo de dois rotores, que era conhecido pelo seu desempenho no modelo RX-8, e prometendo acabar com os veículos elétricos.
Essa mudança de design pode gerar surpresa já que os entusiastas se acostumaram com a potência e natureza pronta para rotação dos motores de dois rotores. Entretanto, a abordagem da Mazda para o novo motor rotativo, que promete desbancar os veículos elétricos, é impulsionada pelo foco na eficiência e mobilidade sustentável.
A implementação da injeção direta de combustível na câmara é uma melhoria notável. Visto que isso garante uma melhor otimização do combustível e da combustão. Levando a uma eficiência melhor e emissões reduzidas.
Novo motor rotativo supera desafios anteriores
Este avanço representa um grande salto à frente para as tecnologias de motores rotativos pois aborda um dos desafios enfrentados pelos motores anteriores em relação ao consumo de combustível.
Outra adição inovadora no novo motor é o uso da recirculação de gases de escape (EGR), essa tecnologia ajuda a melhorar a eficiência especialmente em cargas e rotações baixas, recirculando alguns dos gases de escape de volta para o motor. O sistema pode reduzir a quantidade de trabalho necessária para manter a temperatura do propulsor, resultando em melhor economia de combustível.
Essa abordagem está perfeitamente alinhada com a visão da Mazda para o futuro, visto que é buscado o equilíbrio entre o prazer de dirigir e responsabilidade ambiental. A montadora agora utiliza carcaça de alumínio em vez de ferro, contribuindo para a redução de peso, tornando o motor mais leve e eficiente.