1. Início
  2. / Cursos
  3. / Marinha Mercante oferece 263 vagas em seu processo seletivo
Tempo de leitura 3 min de leitura

Marinha Mercante oferece 263 vagas em seu processo seletivo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/06/2022 às 13:33
Marinha - Marinha Mercante - processo seletivo - vagas
Inscrições abertas para cursos superiores na Marinha Mercante- : (Foto: Marinha do Brasil)

A Marinha Mercante anunciou a abertura das inscrições para o seu processo seletivo que visa disponibilizar mais de 260 vagas em cursos superiores.

A Marinha Mercante anuncio,u na quarta-feira (1), a abertura para as inscrições em seu processo seletivo que visa disponibilizar 263 vagas para admissão de alunos às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, situada no Rio de Janeiro (Ciaga), e também para o Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar (Ciaba), situado em Belém. Desse total de vagas, 119 são voltadas para o Ciaba e 144 são voltadas ao Ciaga.

Cursos disponibilizados no processo seletivo da Marinha Mercante

Ao total, são dois cursos: Formação de Oficial de Náutica da Marinha Mercante (FONT) e Formação de Oficial de Máquinas da Marinha Mercante (FOMQ). Os dois cursos terão início em 30 de janeiro do próximo ano e serão ministrados em regime de internato no Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar, em Belém, e no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, situado no Rio de Janeiro.

Os dois cursos disponibilizados no processo seletivo contam com dois períodos, sendo o primeiro composto por seis semestres com disciplinas comuns aos dois cursos. 

No segundo semestre letivo, os alunos podem escolher qual área desejam seguir, levando em conta seu aproveitamento escolar e o número de vagas em cada curso. Já o segundo período é composto por um estágio de um ano de duração.

Durante este período, os alunos ficarão em embarcações de apoio marítimo, embarcações militares ou em plataformas. Esse estágio será uma chance para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos nos cursos, mediante supervisão.

Como se inscrever no processo seletivo?

O site da Marinha do Brasil receberá as inscrições até o dia 15 de junho e os inscritos devem pagar uma taxa de R$ 65 até o dia 17. De acordo com o edital disponibilizado, será concedida isenção de taxa aos membros de família com uma renda per capita igual ou menor que 1 salário mínimo e para aqueles que cursaram o ensino médio em escola pública ou, então, na rede particular como bolsista.

O prazo para solicitar a gratuidade nas vagas do processo seletivo se encerrou no dia 3 de junho e o resultado estará disponível a partir do dia 10 do mesmo mês. Aqueles que tiveram seu pedido indeferido podem entrar com recurso administrativo.

Alguns dos requisitos para o processo de seleção da Marinha Mercante são: ser brasileiro nato, ter ensino médio completo, idade mínima de 17 anos a 23 anos em 1º de janeiro, altura mínima de 1,54 e altura máxima de 2,00 metros, não ter filhos, não ser casado, estar em dia com as obrigações da justiça eleitoral, estar em dia com as obrigações militares, e também não ter sido aluno das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

Sobre a prova da Marinha Mercante

A prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, será aplicada nos dias 20 e 21 de agosto, nas cidades listadas no edital, das 10h às 14h15. A publicação do edital de convocação com dados e orientações acontecerá no dia 12 do mesmo mês.

Os candidatos devem responder a 20 questões de múltipla escolha relacionadas ao conteúdo programático de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Física. Cada questão vale 5 pontos, totalizando 100 pontos.

Haverá ainda uma redação dissertativa que valerá, também, 100 pontos. Os critérios de correção seguem a estrutura do texto e expressão, além do respeito ao número de linhas. Nos dois casos, a pontuação máxima será de 50.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos