1. Início
  2. / Indústria
  3. / Marinha do Brasil entrega projeto do navio-patrulha Maracanã e marca retomada da construção naval no AMRJ
Tempo de leitura 3 min de leitura

Marinha do Brasil entrega projeto do navio-patrulha Maracanã e marca retomada da construção naval no AMRJ

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 13/12/2022 às 13:39
O projeto do novo navio-patrulha Maracanã contribuirá fortemente para a segurança e a defesa nacional com a Marinha do Brasil. A nova embarcação ainda marcou a retomada dos negócios de construção naval no AMRJ após o seu lançamento.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O projeto do novo navio-patrulha Maracanã contribuirá fortemente para a segurança e a defesa nacional com a Marinha do Brasil. A nova embarcação ainda marcou a retomada dos negócios de construção naval no AMRJ após o seu lançamento.

Recentemente, a Marinha do Brasil realizou a entrega e o lançamento do navio-patrulha Maracanã ao setor naval brasileiro. O evento aconteceu no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), marcando também a retomada da construção naval no local. Durante a cerimônia, ainda foi lançado um livro que marca os 250 anos de construção naval brasileira, em um compilado de informações essenciais para o futuro do segmento no mercado nacional com a retomada da construção naval.

Entrega do navio-patrulha Maracanã marcou a retomada da construção naval no AMRJ e novos benefícios para as operações da Marinha do Brasil no segmento 

A entrega do navio-patrulha Maracanã, realizada no início deste mês de dezembro, foi um grande marco para o setor naval brasileiro.

Isso, pois o projeto, que estava há anos em desenvolvimento, está finalmente lançado nas águas brasileiras, além de marcar a retomada da construção naval no AMRJ.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Agora, com a entrega da embarcação, o navio-patrulha está apto a realizar as suas operações na região da Amazônia Azul, garantindo assim benefícios às operações de defesa e segurança nacional da Marinha do Brasil.

O batismo do novo projeto do AMRJ foi conduzido pela senhora Selma Foligne Crespio de Pinho, madrinha do navio e esposa do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, presente na cerimônia.

Durante o evento, o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, que empossou o primeiro comandante, comentou sobre a importância do projeto para o futuro da Marinha do Brasil.

“A obtenção do NPa “Maracanã” faz parte do Programa de Modernização do Poder Naval. Representa também o esforço conjunto para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, capacitando e aprimorando a mão de obra da construção naval, aperfeiçoando sistemas e equipamentos, e fomentando a Indústria Nacional de Defesa”, disse ele. 

Além disso, foi lançado um livro que compila as principais informações sobre os 250 anos de construção naval no território nacional, falando sobre a importância do segmento no país.

“É preciso reconhecer a longa tradição de pioneirismo, competência, perseverança e dedicação da nossa Engenharia Naval Militar e dos patriotas profissionais brasileiros — militares e civis, engenheiros, técnicos e operários – que produziram, com suor e talento, cerca de uma centena de navios para a Marinha do Brasil, ao longo dos últimos 200 anos.”, finalizou o almirante.

Conheça mais sobre o projeto do novo navio-patrulha que marcou a retomada da construção naval no AMRJ

O novo projeto da Marinha do Brasil, que retomou a construção naval no AMRJ, é o terceiro da Classe “Macaé”, com os navios “Macaé” e “Macau”.

O navio-patrulha Maracanã possui uma tecnologia majoritariamente brasileira, supervisionada pela Marinha do Brasil, e atuará subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e Sudeste em Santos (SP).

Ele ainda faz parte do Programa de Obtenção de Navios-Patrulha (PRONAPA), que prevê ainda a construção de mais uma embarcação no AMRJ para o ano de 2025, incentivando assim a construção naval no país.

O Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, afirmou que a entrega do projeto moderniza a frota naval brasileira e garante mais segurança na região da Amazônia Azul.

Agora, a Marinha do Brasil continuará investindo em projetos da construção naval para aquecer ainda mais o segmento nos próximos anos.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos