1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Marca chinesa MG já tem carros no Brasil e vai estrear com esportivo elétrico de 510 cv, prometendo rivalizar com a BYD e outras fabricantes chinesas
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Marca chinesa MG já tem carros no Brasil e vai estrear com esportivo elétrico de 510 cv, prometendo rivalizar com a BYD e outras fabricantes chinesas

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 06/10/2025 às 10:32
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A MG, do grupo chinês SAIC, retorna ao Brasil com três carros elétricos, incluindo o esportivo Cyberster de 510 cv. A marca promete desafiar a BYD e outras chinesas no competitivo mercado nacional

A fabricante chinesa MG, pertencente ao grupo SAIC Motor, está prestes a iniciar oficialmente suas operações no Brasil. A marca, que já atua em diversos mercados ao redor do mundo, confirmou a chegada de seus primeiros modelos ao país e chamou atenção ao desembarcar com um esportivo elétrico de 510 cv, o Cyberster.

Depois de um ano marcado pelas estreias de marcas como Zeekr, Omoda Jaecoo, GAC e Geely, a MG se torna mais uma representante chinesa a disputar espaço em solo brasileiro. Publicações recentes nas redes sociais mostram dezenas de unidades da marca já desembarcadas em portos nacionais — todas do modelo Cyberster, embora a linha de lançamento deva incluir outros dois veículos.

Outro indicativo de que a operação está prestes a começar é o lançamento do site oficial da MG Brasil, acompanhado de perfis nas redes sociais, que já começaram a divulgar os primeiros teasers e informações sobre os carros. A linha inicial contará com três modelos 100% elétricos, incluindo o esportivo de 510 cv, que promete desempenho superior ao de esportivos consagrados.

O início oficial das vendas ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que ocorra antes do Salão do Automóvel de São Paulo, previsto para o final de novembro. A marca já confirmou presença no evento e deve abrir suas primeiras lojas dias antes, permitindo que o público conheça de perto seus veículos.

MG Cyberster desembarcando no Brasil — Foto: Reprodução

Três modelos elétricos homologados no Brasil

Em julho, a MG já havia sinalizado sua entrada no país ao homologar os modelos MG4, MGS5 e Cyberster no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. Agora, com site e redes sociais no ar, a fabricante acelera o processo de divulgação e preparação para o lançamento.

Entre os três veículos, o destaque é o Cyberster, um conversível elétrico de dois lugares que combina desempenho e design futurista. A versão que será vendida no Brasil é a mais potente da gama: são 510 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos — desempenho mais rápido que o de um Porsche 911 Carrera S. Segundo o Inmetro, o modelo tem autonomia de 342 km, graças à bateria de 77 kWh.

Apresentado mundialmente em 2023, o Cyberster chama atenção pelo design agressivo e pelas portas verticais do tipo tesoura, inspiradas nos superesportivos europeus. Suas dimensões reforçam o porte esportivo: 4,53 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,32 m de altura e 2,69 m de entre-eixos.

No interior, o modelo traz um conjunto de quatro telas digitais, sendo três destinadas ao painel de instrumentos e uma vertical no console central, criando uma experiência totalmente imersiva para o motorista.

Site da MG mostra três modelos, com destaque para o Cyberster — Foto: Reprodução

MG4 e MGS5 completam o portfólio inicial

Além do conversível, a MG vai oferecer dois modelos elétricos mais acessíveis: o hatch médio MG4 e o SUV MGS5. No entanto, o banner de divulgação do site oficial ainda exibe a geração anterior do MG4, mesmo com a nova versão já disponível no exterior.

A nova geração do MG4 cresceu em tamanho e recebeu melhorias em eficiência e desempenho. Agora, mede 4,39 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,55 m de altura e 2,75 m de entre-eixos, contra 4,28 m, 1,83 m, 1,51 m e 2,70 m da geração anterior. O peso também foi reduzido, passando de 1.620 kg para aproximadamente 1.485 kg.

De acordo com o registro do Inmetro, o MG4 será vendido nas versões Comfort e Luxury, com opção de tração 4×4. Todas as versões terão bateria de 64 kWh e autonomia de até 364 km com tração simples, ou 279 km nas versões de tração integral. A potência do motor não foi confirmada oficialmente, mas no exterior o modelo entrega cerca de 163 cv.

O MGS5, por sua vez, é um SUV médio com dimensões semelhantes às do Toyota Corolla Cross. Mede 4,48 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e 2,73 m de entre-eixos, com porta-malas de cerca de 460 litros. As versões Comfort e Luxury contarão com bateria de 62 kWh e autonomia de 351 km.

Na China, o MGS5 utiliza um motor elétrico de 170 cv e 25,5 kgfm de torque, e a expectativa é que essas especificações sejam mantidas no modelo brasileiro. O SUV disputará espaço com o BYD Yuan Plus e outros elétricos de porte semelhante.

MGS5 é um SUV com porte similar ao do Corolla Cross — Foto: Divulgação

A volta de uma marca tradicional

Quem acompanha o setor automotivo há mais tempo deve lembrar que a MG já esteve presente no Brasil entre 2011 e 2013, representada pela importadora Forest Trade. Na época, o mercado ainda era incipiente para veículos elétricos e híbridos, e a operação acabou encerrada após pouco tempo.

Fundada originalmente no Reino Unido, a MG (Morris Garages) passou a integrar o grupo SAIC Motor há quase 20 anos, transformando-se em uma marca global com forte presença na Europa, Ásia e Oceania. O retorno ao Brasil, agora por meio de operação direta, reforça a estratégia da SAIC de expandir sua presença na América Latina sem depender de intermediários.

Ainda não foram divulgadas informações sobre rede de concessionárias ou faixa de preços, mas o posicionamento da MG deve seguir a linha de outras marcas chinesas, com foco em tecnologia, eletrificação e custo-benefício.

Com o lançamento de três modelos elétricos e a promessa de um esportivo com desempenho impressionante, a MG retorna ao país em um momento de forte crescimento do mercado de carros elétricos. A marca aposta na combinação de design, desempenho e inovação para conquistar o público brasileiro e se consolidar entre as novas forças do setor automotivo nacional.

Este artigo foi elaborado com base em informações publicadas pela revista Autoesporte, referência nacional em jornalismo automotivo.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, vivendo no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Escrevo artigos sobre temas complexos em uma linguagem acessível, mantendo rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x