O projeto visa a ampliação de dois MDAs e a substituição de quatro módulos temporários
A Actemium assinou contrato com a gigante de petróleo Petrobras para o fornecimento de 6 Módulos Definitivos de Acomodação – MDAs para a Plataforma PRA-1, que está localizada na Bacia de Campos e é responsável pelo recebimento e escoamento da produção de óleo das plataformas P-51, P-52, P-53 e P-55.
O projeto visa a ampliação de dois MDAs e a substituição de quatro módulos temporários de acomodação existentes por novos Módulos Definitivos de Acomodação. Assim, os camarotes atenderão aos requisitos da NR-37 (norma relativa à qualidade de vida nas plataformas offshore) e, ao final do projeto, estarão disponíveis mais 8 vagas a bordo.
Conforto e segurança dos módulos definitivos de acomodação da Actemium
Com o desenvolvimento dos seus módulos definitivos de acomodação, a Actemium garantiu o aumento das vagas nas plataformas da Petrobras de 110 para 142 pessoas. A empresa usou sua excelência em processos multidisciplinares para elaborar, fabricar e instalar todos os sistemas. Tudo isso seguindo as regras das sociedades classificadoras internacionais e os novos requisitos legais estabelecidos pela NR-37.
-
Brasil e Argentina avançam em acordo histórico para importação de gás natural de Vaca Muerta e integração energética no Cone Sul
-
Recessão global na área de petróleo e gás é intensa! Cortes de empregos se intensificam e abalam a indústria com perspectivas pessimistas para 2025
-
ANP intensifica fiscalização e interdita base de combustíveis envolvida em esquema de “barriga de aluguel” no Mato Grosso do Sul
-
China aposta pesado: US$ 6,7 bilhões para transformar carvão em petróleo e gás, reduzir importações e dobrar capacidade energética com projetos gigantes até 2030
Cada módulo de acomodação da Petrobras tem capacidade para abrigar até quatro pessoas em dois camarotes, e conta com banheiro e cozinha. Conforto e ergonomia são proporcionados aos seus ocupantes, e os módulos também oferecem extrema segurança, com isolamentos adequados, tubulações robustas, piso antichamas, duas centrais de tratamento e limpeza do ar. Caixas de alto-falante para reproduzir as mensagens do capitão e rede wi-fi estão disponíveis.
Actemium utiliza inovação para fabricar os módulos
A principal inovação da empresa foi a criação do modo de produção dos seus módulos de acomodação. Para atender a alta demanda de seus clientes, em especial a Petrobras, a Actemium Offshore construiu um galpão dedicado de 10 mil metros quadrados com pé direito de 30 metros e ponte rolante de 70 toneladas. Assim, os módulos podem ser produzidos em série com até quatro deles sendo fabricados ao mesmo tempo.
O trabalho completo de engenharia, importação de peças, fabricação da estrutura, construção civil e montagem dos módulos de acomodação para as plataformas da Petrobras levou cerca de 10 meses no total. Esse período é realmente curto, se considerada a envergadura do projeto, as múltiplas soluções desenvolvidas, cumprindo todos os requisitos de segurança, ergonomia e funcionalidade da NR-37.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.