Novos radares começam a operar em rodovias paulistas nesta terça-feira, cobrindo trechos estratégicos e fiscalizando a velocidade de forma contínua. A medida busca reduzir acidentes e reforçar a segurança viária em diferentes regiões do estado.
A partir das 7h desta terça-feira, 12 de agosto, mais de 50 novos radares no interior de SP passaram a fiscalizar a velocidade de forma ininterrupta em rodovias que cruzam Sorocaba, Itapetininga, Bauru e São José do Rio Preto.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), o objetivo é reduzir acidentes provocados por excesso de velocidade, seguindo as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Os equipamentos já foram instalados e devidamente sinalizados, com placas informando o limite de velocidade antes de cada ponto de fiscalização.
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Onde ficam os novos radares no interior de SP
Região de Sorocaba
Salto
- SP-79 (Hélio Steffen): km 38
Itu
- SP-79 (Waldomiro Corrêa de Camargo): km 52
- SP-79 (Waldomiro Corrêa de Camargo): km 53
- SP-79 (Waldomiro Corrêa de Camargo): km 56
- SP-79 (Waldomiro Corrêa de Camargo): km 58
- SP-79 (Waldomiro Corrêa de Camargo): km 59 (dois radares)
Sorocaba
- SP-97 (Emerenciano Prestes de Barros): km 1
- SP-97 (Emerenciano Prestes de Barros): km 2
- SP-97 (Emerenciano Prestes de Barros): km 9
Região de Itapetininga
Boituva
- SP-129 (Vicente Palma): km 13
São Miguel Arcanjo
- SP-139 (Nequinho Fogaça): km 98
- SP-139 (Nequinho Fogaça): km 107
Região de Bauru
Botucatu
- SP-191 (Geraldo de Barros): km 176
Lençóis Paulista
- SP-261 (Osni Mateus): km 114
Pederneiras
- SP-261 (Osni Mateus): km 144
Jaú
- SP-304 (Deputado Leônidas Pacheco Ferreira): km 303
- SP-304 (Deputado Leônidas Pacheco Ferreira): km 313
Bariri
- SP-304 (Deputado Leônidas Pacheco Ferreira): km 321 (dois radares)
Itaju
- SP-304 (Deputado Leônidas Pacheco Ferreira): km 341
- SP-304 (Deputado Leônidas Pacheco Ferreira): km 351
Lucianópolis
- SP-315 (Antônio João Garbulho): km 20
Arealva
- SP-321 (Cezário José de Castilho): km 370
- SP-321 (Cezário José de Castilho): km 374
- SPA-354/294: km 4
Iacanga
- SP-321 (Cezário José de Castilho): km 384
- SP-321 (Cezário José de Castilho): km 390
Reginópolis
- SP-331 (Hilário Spuri Jorge): km 115
Lins
- SPA-175/587 (Hermínio Paisan): km 4
Bauru
- SPA-354/294: km 3
Região de São José do Rio Preto
Novo Horizonte
- SP-304 (Leônidas Pacheco Ferreira): km 417
Monte Aprazível
- SP-310 (Feliciano Sales Cunha): km 472
Tanabi
- SP-320 (Euclides da Cunha): km 479
Cosmorama
- SP-320 (Euclides da Cunha): km 498
Itajobi
- SP-321 (Cezário José de Castilho): km 473
Ibirá
- SP-379 (Roberto Mário Perosa): km 10
Palestina
- SP-423 (Luiz Delbem): km 17
Américo de Campos
- SP-479 (Miguel Jabur Elias): km 24
José Bonifácio
- SP-304 (Leônidas Pacheco Ferreira): km 480
- SP-425 (Assis Chateaubriand): km 239
Pereira Barreto
- SP-310 (Feliciano Sales Cunha): km 629
Santópolis do Aguapeí
- SP-425 (Assis Chateaubriand): km 338
Araçatuba
- SP-463 (Deputado Jorge Maluly Netto): km 46
Nova Independência
- SP-563 (Euclides de Oliveira Figueiredo): km 161
- SP-563 (Euclides de Oliveira Figueiredo): km 172
Itapura
- SP-595 (Gerson Dourado de Oliveira): km 21
Como funciona a fiscalização
Os novos radares no interior de SP utilizam sensores e câmeras para registrar a velocidade no momento da passagem do veículo.
Quando o limite é excedido, o sistema emite automaticamente um auto de infração com foto, data, hora e velocidade aferida.
Pelo CTB, a multa varia conforme o percentual excedido:
- Até 20% acima do limite: infração média, multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH
- Entre 20% e 50% acima: infração grave, multa de R$ 195,23 e cinco pontos
- Mais de 50% acima: infração gravíssima, multa de R$ 880,41, sete pontos e suspensão imediata do direito de dirigir
Impacto esperado nas rodovias
Relatórios anteriores do DER-SP indicam que a instalação de radares pode reduzir em até 40% o número de colisões em trechos críticos.
A presença de fiscalização de velocidade 24h evita variações bruscas no tráfego e reduz riscos de congestionamentos e acidentes.
A ampliação inclui áreas urbanas, zonas rurais e rotas de transporte de carga, reforçando a necessidade de adaptação por parte dos motoristas.
Dicas para evitar multas
- Respeitar sempre a sinalização antes do ponto de fiscalização
- Utilizar piloto automático em trechos longos
- Reduzir gradualmente ao avistar placas de aviso
- Evitar ultrapassagens em pista simples
- Manter distância segura do veículo à frente
Essas práticas ajudam a manter a segurança e a cumprir as regras da fiscalização de velocidade 24h.
Com tantos novos pontos de controle, você acredita que os motoristas vão mudar o comportamento no trânsito ou a imprudência continuará mesmo com mais radares?