Construção gigantesca vai conectar Alemanha e Dinamarca, revolucionando o transporte europeu.
Você não vai acreditar no que está acontecendo na Europa! O maior túnel subaquático do mundo está sendo construído, uma construção que vai ligar a Alemanha e a Dinamarca através do mar Báltico.
Um projeto ambicioso está em desenvolvimento que promete facilitar o transporte entre a Escandinávia e o resto da Europa. Com 18 km de extensão, o túnel Fehmarnbelt vai conectar a cidade de Rødbyhavn, na Dinamarca, a Puttgarden, na Alemanha.
Esta será a rota mais curta entre a Escandinávia e a Europa continental. De trem, os viajantes poderão cruzar o túnel subaquático em apenas 7 minutos, e de carro, em 10 minutos. Atualmente, essa travessia só é possível de balsa, o que consome cerca de 45 minutos.
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
- Cidade brasileira se prepara para ter a MAIOR obra contra enchentes de sua história
- Governo aprova e estado de São Paulo terá NOVO aeroporto! Terreno e investimento total já confirmados
Construção do maior túnel subaquático do mundo
A construção do maior túnel subaquático do mundo exigirá 360.000 toneladas de vergalhões, quase 50 vezes o peso da Torre Eiffel! O canteiro de obras do lado dinamarquês tem o tamanho de 373 campos de futebol. Para a drenagem da trincheira do túnel, foram usadas cerca de 70 embarcações, removendo 12 milhões de metros cúbicos de solo do fundo do mar.
O túnel será composto por 89 seções gigantescas, cada uma medindo 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 10 metros de altura, pesando cerca de 73.000 toneladas. Essas partes estão sendo fundidas em terra firme e, posteriormente, serão posicionadas no mar com a ajuda de barcaças, antes de serem submersas e seladas no fundo do mar a uma profundidade de até 40 metros.
8 bilhões de dólares
Com um custo estimado de mais de 8 bilhões de dólares do túnel subaquático, a previsão é que o túnel esteja concluído em 2029. Esta será a maior obra de construção subaquática já realizada, tornando-se um marco na engenharia moderna.
Além de revolucionar o transporte, o túnel promete ser uma construção sustentável, diminuindo a emissão de dióxido de carbono, já que menos tempo de viagem significa menos poluição. O projeto também vai gerar milhares de empregos, com cerca de 2.500 pessoas trabalhando no projeto em diversos cargos.
Organizações ambientais têm expressado preocupações com o maior túnel subaquático do mundo
No entanto, nem tudo são flores. Organizações ambientais têm expressado preocupações sobre o impacto da construção do túnel subaquático nos recifes e no ecossistema marinho do mar Báltico. Apesar dos desafios, os responsáveis pelo projeto afirmam que medidas compensatórias serão tomadas para minimizar os danos ambientais.
Quando finalizado, o túnel contará com quatro pistas: duas rodoviárias e duas ferroviárias eletrificadas. Os viajantes poderão dirigir ou pegar um trem pelo mesmo túnel, uma experiência inédita.
E você, o que acha dessa mega construção? Acredita que os benefícios superam os desafios ambientais? Deixe sua opinião nos comentários!