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Maior rota de avião do mundo tem duração de 18 horas e 40 minutos e percorre 15.348 km sem pousar para reabastecimento ou manutenção da aeronave – uma verdadeira “maratona aérea”

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/06/2025 às 13:09
Maior rota de avião do mundo tem duração de 18 horas e 40 minutos e percorre 15.348 km sem pousar para reabastecimento ou manutenção
Foto: Voo mais logo do mundo – CANVA
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A maior rota de avião do mundo conecta Nova York a Singapura sem escalas. Com 18h40 de duração e 15.348 km de distância, esse é o voo mais longo do mundo. Descubra como funciona essa maratona aérea operada pela Singapore Airlines.

Viajar por quase 19 horas ininterruptas, atravessando oceanos, fusos horários e hemisférios sem nenhuma parada no caminho, pode parecer uma cena de filme futurista. Mas essa é a realidade da maior rota de avião do mundo, operada pela Singapore Airlines. Ligando Nova York (JFK) a Singapura (Changi Airport), esse é o voo comercial mais longo do mundo, tanto em distância quanto em tempo de voo contínuo.

De acordo com dados atualizados da FlightGlobal e da própria companhia aérea, a viagem de avião mais longa do mundo cobre 15.348 km em cerca de 18 horas e 40 minutos, sem qualquer escala para reabastecimento, manutenção ou troca de aeronave.

Voo mais longo do mundo: de Nova York a Singapura sem escalas

Operado sob os números de voo SQ21 (Nova York → Singapura) e SQ22 (Singapura → Nova York), o trecho é realizado por uma aeronave Airbus A350-900 ULR (Ultra Long Range). Essa versão especial do A350 foi desenvolvida especificamente para suportar rotas ultralongas, com maior eficiência no consumo de combustível e capacidade otimizada para conforto dos passageiros.

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A rota cobre um trajeto praticamente transversal do globo terrestre. Ao sair dos Estados Unidos, o avião sobrevoa o Oceano Atlântico, a Europa do Norte, o sul da Rússia, o norte da China e finalmente o Sudeste Asiático. É um dos poucos voos que cruzam diretamente o Polo Norte em determinadas épocas do ano, dependendo das condições climáticas.

A tecnologia por trás do voo de 19 horas sem escalas – voo comercial mais longo do mundo

Para possibilitar um voo tão longo e complexo, o modelo escolhido foi o Airbus A350-900 ULR, aeronave de última geração construída em materiais compostos (fibra de carbono), o que a torna mais leve, aerodinâmica e eficiente. A autonomia do modelo chega a 18.000 km, suficiente para completar a rota com uma margem segura.

Outro fator importante é o layout da cabine. O avião utilizado para essa operação tem apenas 161 assentos — bem menos que os cerca de 300 encontrados em modelos tradicionais. Isso reduz o peso total da aeronave e permite maior espaço e conforto aos passageiros.

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As duas classes disponíveis a bordo são:

  • 67 assentos na Classe Executiva
  • 94 assentos na Classe Econômica Premium

Não há assentos da classe econômica convencional nesse voo, justamente para garantir o nível de conforto necessário para suportar quase 19 horas ininterruptas de viagem.

Como é voar na maior rota de avião do mundo?

A experiência a bordo do voo mais longo do mundo não é apenas sobre resistência física. É também sobre luxo, conforto, serviço e planejamento. Cada detalhe foi pensado para transformar a maratona aérea em um voo memorável.

Serviço de bordo no voo comercial mais longo do mundo

Mesmo para passageiros da classe econômica premium, o atendimento é elevado. Os comissários de bordo da Singapore Airlines são mundialmente reconhecidos pela cordialidade e profissionalismo. Além do excelente serviço, os uniformes tradicionais chamam atenção: as aeromoças vestem o icônico sarong kebaya, desenhado em 1974 por Pierre Balmain, que hoje se tornou símbolo da companhia.

O serviço inclui bebidas alcoólicas, sucos, refrigerantes, chás, cafés e uma seleção rotativa de vinhos. Logo ao embarcar, é servido champanhe de boas-vindas — mesmo na econômica premium. Durante todo o voo, as equipes percorrem os corredores constantemente oferecendo reposições.

Gastronomia: refeições que combatem o inchaço no voo comercial mais longo do mundo

Uma das grandes preocupações em voos ultralongos é o conforto fisiológico. Pensando nisso, a Singapore Airlines desenvolveu um cardápio especial focado no bem-estar e na redução do inchaço, comum em longos períodos de altitude e imobilidade.

Tanto na classe executiva quanto na econômica premium, os passageiros podem escolher antecipadamente suas refeições por meio do serviço “Book the Cook”, disponível gratuitamente até 48 horas antes do voo. O cardápio inclui pratos internacionais, asiáticos e vegetarianos, com opções balanceadas em sódio e gordura para não comprometer a circulação sanguínea durante o voo.

As refeições são servidas mais cedo do que o habitual para que o passageiro possa dormir por mais tempo, o que mostra a preocupação da empresa com o ritmo biológico dos viajantes.

Entretenimento a bordo do voo comercial mais longo do mundo

Para suportar uma viagem de quase 19 horas sem escalas, o sistema de entretenimento da Singapore Airlines é um espetáculo à parte. São mais de 1.800 opções, entre filmes, séries, músicas, jogos e aplicativos disponíveis em uma tela de 18 polegadas com resolução HD, além de fones de ouvido com cancelamento de ruído.

A conectividade também é garantida por Wi-Fi em voos selecionados, permitindo o envio de mensagens, e-mails e até chamadas via aplicativos. Os passageiros podem visualizar o menu digital do voo com até oito dias de antecedência, algo pouco comum em companhias ocidentais.

Assentos e conforto: o que esperar da cabine?

Classe Econômica Premium

A maior parte da cabine é composta por assentos da econômica premium. Esses lugares oferecem mais espaço para as pernas, encostos reclináveis, apoio para os pés, tomadas, portas USB e iluminação individual. Embora não reclinem até virar uma cama, são bem superiores à classe econômica padrão.

Além disso, é possível solicitar um kit de amenidades, que inclui máscaras de dormir, chinelos e protetores labiais — itens úteis para atravessar duas noites a bordo.

Classe Executiva

Na classe executiva, o padrão é elevado. Os assentos se transformam em camas planas com lençóis, edredons e travesseiros, oferecendo um nível de conforto comparável ao de quartos de hotel. Os comandos elétricos ajustam o assento para diferentes posições, incluindo modo de leitura, descanso e sono profundo.

A configuração das poltronas garante acesso direto ao corredor para todos os passageiros, e os compartimentos para bagagens são generosos, facilitando a movimentação na cabine.

Desafios físicos de um voo tão longo

Voos ultralongos como esse impõem desafios ao corpo humano. O mais comum é o inchaço nas pernas e tornozelos por má circulação, além de desidratação, dores nas costas, alterações no sono e jet lag.

Para combater esses efeitos, a Singapore Airlines orienta seus passageiros a:

  • Se hidratar frequentemente
  • Caminhar pelo avião a cada duas horas
  • Utilizar meias de compressão
  • Evitar álcool em excesso
  • Ajustar o relógio interno com base no fuso do destino

Muitos desses cuidados são lembrados pelos próprios comissários durante o voo, o que reforça o padrão de excelência da companhia.

A importância estratégica dessa rota

Além do impacto comercial, essa é uma rota estratégica para os negócios internacionais. Ligando duas das maiores economias do mundo — Estados Unidos e Singapura —, o voo facilita o intercâmbio empresarial, reduzindo em até 10 horas o tempo total de viagem em comparação com conexões tradicionais na Europa ou Oriente Médio.

Do ponto de vista operacional, o trajeto também demonstra o que há de mais avançado na aviação moderna de longa distância, e serve como vitrine da Airbus para o futuro das aeronaves eficientes em consumo de combustível e conforto de cabine.

Outras rotas ultralongas em operação (mas mais curtas)

Embora o trecho JFK–Singapura seja a maior rota de avião do mundo, outras companhias também operam voos acima de 14 mil quilômetros. Veja alguns exemplos, com dados da Simple Flying:

  • Auckland (Nova Zelândia) – Doha (Qatar Airways): 14.535 km – 17h40
  • Dallas – Sydney (Qantas): 13.805 km – 17h20
  • Perth – Londres (Qantas): 14.498 km – 17h15
  • Los Angeles – Singapura (Singapore Airlines): 14.114 km – 17h10

Esses voos comprovam o avanço da aviação comercial rumo a operações sem escalas, mesmo em distâncias transcontinentais.

A Singapore Airlines redefiniu o que é possível na aviação moderna ao operar o voo mais longo do mundo, com 18h40 de duração e 15.348 km sem escalas. Mais do que uma viagem, trata-se de uma demonstração de engenharia, eficiência operacional e excelência em conforto.

Veja como a maior rota de avião do mundo se compara a outras rotas de longa distância:

RotaCompanhiaDistânciaDuração média
Nova York – SingapuraSingapore Airlines15.348 km18h40
Auckland – DohaQatar Airways14.535 km17h40
Dallas – SydneyQantas13.805 km17h20
Perth – LondresQantas14.498 km17h15
Los Angeles – SingapuraSingapore Airlines14.114 km17h10

A liderança de Singapura–Nova York é absoluta em termos de quilometragem e tempo de voo, consolidando-se como a viagem de avião mais longa do mundo.

A tendência é que, nos próximos anos, mais rotas como essa ganhem o mercado, especialmente com a introdução de aeronaves ainda mais econômicas como o Airbus A350-1000 ULR e o Boeing 777X. Para quem busca rapidez, exclusividade e menos tempo em conexões, as rotas ultralongas vieram para ficar.

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Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

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