MENU
Menu
Início Maior rio artificial do mundo será construído no Egito para impulsionar produção agrícola

Maior rio artificial do mundo será construído no Egito para impulsionar produção agrícola

25 de julho de 2023 às 12:22
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Maior rio artificial do mundo será construído no Egito para impulsionar a produção agrícola
Foto: Reprodução

Um rio artificial é uma estrutura desenvolvida para “imitar”um rio natural, podendo ser desenvolvido para atender a escassez de água em uma determinada região, ou para uma variedade de outras razões, como controle de enchentes, navegação e desenvolvimento urbano. O Egito é um grande exemplo, visto que o território enfrenta atualmente muita escassez de água por conta do aumento da demanda, mudanças climáticas e desperdício. O interessante é que a atividade agrícola existe há milhares de anos na região.

Egito está desenvolvendo o maior rio artificial do mundo para produção agrícola

Um rio artificial poderia melhorar a produção agrícola fornecendo água adicional, reduzindo a dependência do Rio Nilo e possibilitando um melhor controle do fluxo de água. Isso ampliaria a produção e segurança alimentar, além de alavancar o desenvolvimento econômico. Não é à toa que o Egito está desenvolvendo o maior rio artificial do mundo.

Artigos recomendados

O Novo Projeto do Delta é um empreendimento desenvolvido pelo Egito com foco principal em transformar milhões de hectares de terras no Deserto Ocidental em áreas aráveis por meio da construção do maior rio artificial do mundo.

Resumindo, o projeto tem como objetivo melhorar a produção agrícola, recuperar terras e ampliar a área de cultivo do país, fornecendo água necessária para cultivar até quase 9.200 km², utilizando biotecnologia.

O presidente egípcio Abdel Fattah el-Sisi está liderando a construção do projeto do rio artificial. Ele participou recentemente de uma reunião com o primeiro-ministro Mostafa Madbouly, o ministro da Agricultura Alsayid Al-Qaseer, o ministro de Recursos Hídricos Hani Sweilem e comandantes das Forças Armadas. O presidente ressaltou que, para garantir o sucesso do projeto, é essencial a coordenação entre as partes envolvidas, o uso de sistemas modernos de irrigação e a eficiência na gestão da água. Isso indica uma preocupação em racionalizar o consumo de água e garantir a sustentabilidade do projeto.

Egito visa construir rio artificial de 92 km

A infraestrutura do projeto, que ajudará a produção agrícola, inclui cerca de 22 km de canos subterrâneos para o transporte de água, tratamento e drenagem na estação de saneamento de Al-Hamam. O rio artificial se estenderá por 92 km, e 65% do trabalho na área aberta e 35% das obras subterrâneas já foram concluídas até então. Além disso, o país planeja desenvolver um rio artificial adicional de 114 km como parte do projeto New Delta, com foco em ampliar a segurança alimentar e alavancar as exportações agrícolas.

As autoridades do Egito afirmam que o projeto cobrirá inicialmente um milhão de acres, o equivalente a 4.050 km², e é uma das iniciativas para ampliar as terras agrícolas do país em 15%.

Em um contexto em que a Etiópia está finalizando a construção da Grande Represa da Renascença, que pode reduzir o fluxo a jusante do Nilo em até 25%, o Egito busca garantir a estabilidade social e econômica, assim como a segurança alimentar. O investimento total do projeto Novo Delta está avaliado em 160 bilhões de libras egípcias, o equivalente a cerca de US$ 5,25 bilhões.

Outros rios artificiais espalhados pelo mundo

No Brasil, há o Rio Água Branca localizado em São Paulo, desenvolvido como parte de um projeto de revitalização urbana. No Panamá, há uma hidrovia artificial importante que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, possibilitando a passagem de navios pelo istmo do Panamá. Nos EUA, o Rio Los Angeles foi modificado para atender às demandas de água da cidade de Los Angeles, sendo agora composto principalmente por canais de concreto.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR