1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Maior que o SW4 e R$ 100 mil mais barato, o Haval H9 de 184 cv aposta no custo-benefício para conquistar o mercado de SUVs de 7 lugares
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Maior que o SW4 e R$ 100 mil mais barato, o Haval H9 de 184 cv aposta no custo-benefício para conquistar o mercado de SUVs de 7 lugares

Escrito por Carla Teles
Publicado em 12/09/2025 às 23:54
Maior que o SW4 e R$ 100 mil mais barato, o Haval H9 de 184 cv aposta no custo-benefício para conquistar o mercado de SUVs de 7 lugares
Teste do GWM Haval H9: o SUV de 7 lugares que desafia o SW4 com preço baixo e muita tecnologia. Confira a análise completa com prós, contras e o veredito.
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

SUV de sete lugares estreia no Brasil com motor turbodiesel, preço competitivo e um pacote de equipamentos recheado para enfrentar os líderes do segmento.

A GWM avança de forma sólida e consistente no mercado brasileiro. Após o sucesso do Haval H6, a marca chinesa expande sua linha com o GWM Haval H9. Este SUV grande de sete lugares, já produzido em Iracemápolis (SP), chega com a missão de desafiar rivais lendários como o Toyota SW4, apostando em um custo-benefício agressivo e muita tecnologia embarcada.

Preço agressivo para incomodar a concorrência consolidada

A principal estratégia do GWM Haval H9 para conquistar seu espaço é o preço. O modelo está disponível em versão única, com valor de pré-venda de R$ 309 mil, que passará a R$ 319 mil a partir de 20 de setembro.

Para se ter uma ideia do impacto, seus concorrentes diretos partem de patamares bem mais altos. O Toyota SW4 de sete lugares começa em R$ 412.190. Já o Mitsubishi Pajero Sport tem preço inicial de R$ 355.990, enquanto o Chevrolet Trailblazer custa R$ 411.690. Além do valor competitivo, a GWM oferece 10 anos de garantia, equiparando-se à rival japonesa.

Design robusto e conjunto mecânico focado na força

O GWM Haval H9 compartilha a mecânica com a picape Poer P30. Seu coração é um motor 2.4 turbodiesel de 184 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. O conjunto é aliado a um câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4 com bloqueio dos diferenciais central e traseiro. Embora seja menos potente que os rivais, sua força se destaca.

Visualmente, o H9 adota um estilo de jipe clássico, com linhas mais quadradas. A frente é marcada por faróis arredondados e uma grade cromada imponente. Na lateral, um estribo retrátil facilita o acesso, e a traseira possui lanternas que remetem ao design do novo Defender.

Um interior com tecnologia de sobra e conforto para sete

Foto: Divugação
Foto: Divugação

A cabine do H9 mistura um visual rústico com alta tecnologia. O painel conta com duas grandes telas: uma de 10 polegadas para os instrumentos e outra de 14,6 polegadas para a central multimídia, que oferece conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Para quem prefere comandos táteis, há botões físicos para o ar-condicionado e modos de condução.

A lista de equipamentos de conforto é extensa, incluindo carregador de celular por indução, teto solar panorâmico e ar-condicionado de três zonas. O SUV também vem com o pacote ADAS nível 2, que oferece frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego, controle de velocidade adaptativo e seis airbags.

Espaço interno: o grande diferencial do GWM Haval H9

Com dimensões generosas e soluções como a segunda fileira de bancos corrediça, o espaço do Haval H9 acomoda sete adultos com um conforto surpreendente, superando seus rivais principalmente na usabilidade da terceira fileira.
Com dimensões generosas e soluções como a segunda fileira de bancos corrediça, o espaço do Haval H9 acomoda sete adultos com um conforto surpreendente, superando seus rivais principalmente na usabilidade da terceira fileira.

Com 4,95 metros de comprimento e 2,85 m de entre-eixos, o GWM Haval H9 é maior que seus concorrentes. Ele é 16 cm mais comprido que o SW4, com um entre-eixos 11 cm maior. Isso se traduz em um espaço interno generoso.

A segunda fileira de bancos é corrediça, facilitando o acesso à terceira fila. Mesmo adultos com mais de 1,80 m viajam com conforto. A terceira fileira é surpreendentemente agradável, ideal para crianças, mas capaz de acomodar adultos em trajetos curtos. O porta-malas oferece 791 litros com cinco lugares e 88 litros com os sete assentos em uso, embora estes números não sigam o padrão VDA.

Primeiras impressões ao volante e conclusão

Em um teste curto em uma estrada de terra, foi possível sentir o peso de 2.525 kg do SUV na direção. Essa característica contribui para um leve atraso nas arrancadas, embora o motor entregue força de maneira consistente. O grande trunfo é o torque: 50% já está disponível a 1.000 rpm, o que significa que o GWM Haval H9 não passa aperto ao enfrentar obstáculos, mesmo carregado.

Sua vocação off-road é evidente. Com o sistema 4×4 e o modo “lama” ativados, o SUV superou trechos com pedras e buracos com tranquilidade. O ângulo de ataque de 31° e a capacidade de imersão de até 800 mm reforçam suas credenciais fora de estrada. A suspensão, com conjunto Multilink na traseira, absorve bem os impactos, garantindo conforto. Um ponto que incomodou, no entanto, foi o pedal de freio “borrachudo”, que passa a impressão de exigir mais força para parar o veículo.

Veredito: Pontos fortes e fracos

O sistema de câmeras 360° do Haval H9 se destaca pela avançada função "chassi transparente", que permite ao motorista visualizar o solo e os obstáculos diretamente abaixo do carro, tornando as manobras off-road muito mais seguras e precisas.
O sistema de câmeras 360° do Haval H9 se destaca pela avançada função “chassi transparente”, que permite ao motorista visualizar o solo e os obstáculos diretamente abaixo do carro, tornando as manobras off-road muito mais seguras e precisas.

O GWM Haval H9 chega bem preparado para um segmento conservador. Ele é maior que os concorrentes, muito bem equipado e tem um preço que certamente ameaçará os líderes. Seus desafios são enfrentar rivais com trajetória firmada no mercado e que entregam melhor desempenho em termos de potência. A GWM, no entanto, segue construindo sua história no Brasil de forma gradual e segura.

Entre os seus pontos positivos, destacam-se o desempenho off-road, o excelente espaço interno e o preço competitivo. Já nos pontos negativos, ficam o pedal de freio alongado, a potência abaixo dos rivais e alguns detalhes de acabamento.

GWM Haval H9 – Ficha Técnica

Na ficha técnica, o GWM Haval H9 tem preço de tabela de R$ 319 mil (R$ 309 mil na pré-venda). É equipado com motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 48,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de 9 marchas com tração 4×4.

Seu desempenho inclui uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos e consumo de 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. As dimensões generosas são de 4,95 m de comprimento e 2,85 m de entre-eixos, com um peso total de 2.525 kg. A capacidade do porta-malas é de 791 litros (com cinco lugares) e o tanque comporta 78 litros.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo para Android
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x