SUV de sete lugares estreia no Brasil com motor turbodiesel, preço competitivo e um pacote de equipamentos recheado para enfrentar os líderes do segmento.
A GWM avança de forma sólida e consistente no mercado brasileiro. Após o sucesso do Haval H6, a marca chinesa expande sua linha com o GWM Haval H9. Este SUV grande de sete lugares, já produzido em Iracemápolis (SP), chega com a missão de desafiar rivais lendários como o Toyota SW4, apostando em um custo-benefício agressivo e muita tecnologia embarcada.
Preço agressivo para incomodar a concorrência consolidada
A principal estratégia do GWM Haval H9 para conquistar seu espaço é o preço. O modelo está disponível em versão única, com valor de pré-venda de R$ 309 mil, que passará a R$ 319 mil a partir de 20 de setembro.
Para se ter uma ideia do impacto, seus concorrentes diretos partem de patamares bem mais altos. O Toyota SW4 de sete lugares começa em R$ 412.190. Já o Mitsubishi Pajero Sport tem preço inicial de R$ 355.990, enquanto o Chevrolet Trailblazer custa R$ 411.690. Além do valor competitivo, a GWM oferece 10 anos de garantia, equiparando-se à rival japonesa.
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Design robusto e conjunto mecânico focado na força
O GWM Haval H9 compartilha a mecânica com a picape Poer P30. Seu coração é um motor 2.4 turbodiesel de 184 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. O conjunto é aliado a um câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4 com bloqueio dos diferenciais central e traseiro. Embora seja menos potente que os rivais, sua força se destaca.
Visualmente, o H9 adota um estilo de jipe clássico, com linhas mais quadradas. A frente é marcada por faróis arredondados e uma grade cromada imponente. Na lateral, um estribo retrátil facilita o acesso, e a traseira possui lanternas que remetem ao design do novo Defender.
Um interior com tecnologia de sobra e conforto para sete
A cabine do H9 mistura um visual rústico com alta tecnologia. O painel conta com duas grandes telas: uma de 10 polegadas para os instrumentos e outra de 14,6 polegadas para a central multimídia, que oferece conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Para quem prefere comandos táteis, há botões físicos para o ar-condicionado e modos de condução.
A lista de equipamentos de conforto é extensa, incluindo carregador de celular por indução, teto solar panorâmico e ar-condicionado de três zonas. O SUV também vem com o pacote ADAS nível 2, que oferece frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego, controle de velocidade adaptativo e seis airbags.
Espaço interno: o grande diferencial do GWM Haval H9
Com 4,95 metros de comprimento e 2,85 m de entre-eixos, o GWM Haval H9 é maior que seus concorrentes. Ele é 16 cm mais comprido que o SW4, com um entre-eixos 11 cm maior. Isso se traduz em um espaço interno generoso.
A segunda fileira de bancos é corrediça, facilitando o acesso à terceira fila. Mesmo adultos com mais de 1,80 m viajam com conforto. A terceira fileira é surpreendentemente agradável, ideal para crianças, mas capaz de acomodar adultos em trajetos curtos. O porta-malas oferece 791 litros com cinco lugares e 88 litros com os sete assentos em uso, embora estes números não sigam o padrão VDA.
Primeiras impressões ao volante e conclusão
Em um teste curto em uma estrada de terra, foi possível sentir o peso de 2.525 kg do SUV na direção. Essa característica contribui para um leve atraso nas arrancadas, embora o motor entregue força de maneira consistente. O grande trunfo é o torque: 50% já está disponível a 1.000 rpm, o que significa que o GWM Haval H9 não passa aperto ao enfrentar obstáculos, mesmo carregado.
Sua vocação off-road é evidente. Com o sistema 4×4 e o modo “lama” ativados, o SUV superou trechos com pedras e buracos com tranquilidade. O ângulo de ataque de 31° e a capacidade de imersão de até 800 mm reforçam suas credenciais fora de estrada. A suspensão, com conjunto Multilink na traseira, absorve bem os impactos, garantindo conforto. Um ponto que incomodou, no entanto, foi o pedal de freio “borrachudo”, que passa a impressão de exigir mais força para parar o veículo.
Veredito: Pontos fortes e fracos
O GWM Haval H9 chega bem preparado para um segmento conservador. Ele é maior que os concorrentes, muito bem equipado e tem um preço que certamente ameaçará os líderes. Seus desafios são enfrentar rivais com trajetória firmada no mercado e que entregam melhor desempenho em termos de potência. A GWM, no entanto, segue construindo sua história no Brasil de forma gradual e segura.
Entre os seus pontos positivos, destacam-se o desempenho off-road, o excelente espaço interno e o preço competitivo. Já nos pontos negativos, ficam o pedal de freio alongado, a potência abaixo dos rivais e alguns detalhes de acabamento.
GWM Haval H9 – Ficha Técnica
Na ficha técnica, o GWM Haval H9 tem preço de tabela de R$ 319 mil (R$ 309 mil na pré-venda). É equipado com motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 48,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de 9 marchas com tração 4×4.
Seu desempenho inclui uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos e consumo de 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. As dimensões generosas são de 4,95 m de comprimento e 2,85 m de entre-eixos, com um peso total de 2.525 kg. A capacidade do porta-malas é de 791 litros (com cinco lugares) e o tanque comporta 78 litros.