Com 3,7 km de extensão e dois andares, a Ponte Rollemberg-Vuolo é um marco da engenharia nacional
Pouca gente sabe, mas uma das maiores façanhas da engenharia civil brasileira está no interior do país: a Ponte Rollemberg-Vuolo, a maior ponte rodoferroviária do Brasil, que conecta os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, de acordo com o vídeo do Canal Construction Time.
Inaugurada em maio de 1998, a estrutura tem 3.700 metros de extensão, 26 metros de altura e 18 metros de largura — números que impressionam até hoje e que garantem à obra um lugar de destaque na infraestrutura nacional.
Duas funções na engenharia, uma ponte: estrada e ferrovia
A Ponte Rollemberg-Vuolo possui dois níveis:
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- Andar superior: rodovia com quatro faixas para veículos
- Andar inferior: trilhos da ferrovia Ferronorte
Essa versatilidade torna a ponte essencial para o transporte de cargas e passageiros, permitindo que trens e carros atravessem o Rio Paraná com segurança e rapidez.
Antes da inauguração, a travessia era feita apenas por balsas — e poderia levar até uma hora. Com a ponte, o trajeto foi reduzido para cinco minutos, independente das condições climáticas.
Quanto custou essa obra histórica?
Na época, a construção da ferrovia exigiu um investimento de R$ 50 milhões, o que, corrigido pela inflação, ultrapassaria R$ 4 bilhões hoje. Uma quantia expressiva, mas proporcional ao impacto gerado.
A ponte conecta as cidades de Rubineia (SP) e Aparecida do Taboado (MS), promovendo integração logística e fortalecendo o desenvolvimento econômico regional.
Muito mais que concreto: um símbolo de progresso
Além de ser funcional, a Ponte Rollemberg-Vuolo é um símbolo de inovação brasileira. Seus vãos de 100 metros, os pilares robustos e a precisão estrutural impressionam engenheiros e turistas. A ferrovia representa:
- Agilidade na logística
- Desenvolvimento regional
- Engenharia de ponta
- Atração turística