1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / R$ 50 milhões: essa é a maior ponte rodoferroviária de 2 andares do Brasil, ligando São Paulo ao Mato Grosso do Sul
Localização MS, MT, SP Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

R$ 50 milhões: essa é a maior ponte rodoferroviária de 2 andares do Brasil, ligando São Paulo ao Mato Grosso do Sul

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 04/06/2025 às 17:02
engenharia, ponte, ferrovia
Foto: Reprodução Rota Bioceânica
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com 3,7 km de extensão e dois andares, a Ponte Rollemberg-Vuolo é um marco da engenharia nacional

Pouca gente sabe, mas uma das maiores façanhas da engenharia civil brasileira está no interior do país: a Ponte Rollemberg-Vuolo, a maior ponte rodoferroviária do Brasil, que conecta os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, de acordo com o vídeo do Canal Construction Time.

Inaugurada em maio de 1998, a estrutura tem 3.700 metros de extensão, 26 metros de altura e 18 metros de largura — números que impressionam até hoje e que garantem à obra um lugar de destaque na infraestrutura nacional.

Duas funções na engenharia, uma ponte: estrada e ferrovia

A Ponte Rollemberg-Vuolo possui dois níveis:

  • Andar superior: rodovia com quatro faixas para veículos
  • Andar inferior: trilhos da ferrovia Ferronorte

Essa versatilidade torna a ponte essencial para o transporte de cargas e passageiros, permitindo que trens e carros atravessem o Rio Paraná com segurança e rapidez.

YouTube Video

Antes da inauguração, a travessia era feita apenas por balsas — e poderia levar até uma hora. Com a ponte, o trajeto foi reduzido para cinco minutos, independente das condições climáticas.

Quanto custou essa obra histórica?

Na época, a construção da ferrovia exigiu um investimento de R$ 50 milhões, o que, corrigido pela inflação, ultrapassaria R$ 4 bilhões hoje. Uma quantia expressiva, mas proporcional ao impacto gerado.

A ponte conecta as cidades de Rubineia (SP) e Aparecida do Taboado (MS), promovendo integração logística e fortalecendo o desenvolvimento econômico regional.

Muito mais que concreto: um símbolo de progresso

Além de ser funcional, a Ponte Rollemberg-Vuolo é um símbolo de inovação brasileira. Seus vãos de 100 metros, os pilares robustos e a precisão estrutural impressionam engenheiros e turistas. A ferrovia representa:

  • Agilidade na logística
  • Desenvolvimento regional
  • Engenharia de ponta
  • Atração turística

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x