1. Início
  2. / Indústria
  3. / Maior PEPITA de ouro do planeta: descoberta de 72 kg de puro ouro valia MILHÕES, mas foi vendida por apenas 12 mil euros, confira!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Maior PEPITA de ouro do planeta: descoberta de 72 kg de puro ouro valia MILHÕES, mas foi vendida por apenas 12 mil euros, confira!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 18/07/2024 às 01:20
Atualizado em 17/07/2024 às 13:51
Maior PEPITA de ouro do planeta descoberta de 72 kg de puro ouro valia MILHÕES, mas foi vendida por apenas 12 mil euros, confira!
Foto: Midjourney

Conheça a história da pepita de ouro que valia milhões, mas foi vendida por 12 mil euros. A maior pepita de ouro do mundo pesava o equivalente a um homem adulto.

Com uma história digna de ficção, os mineiros John Deason e Richard Oates tiveram suas vidas transformadas em 1869 ao encontrar a maior pepita de ouro do mundo. Essa descoberta monumental, conhecida como “Welcome Stranger,” deveria ter garantido a eles uma fortuna incalculável. No entanto, a realidade foi diferente: a pepita, que valia milhões, foi vendida por apenas 12 mil euros. A fama e a glória que acompanharam a descoberta não se traduziram na riqueza esperada, deixando uma marca histórica intrigante sobre a valorização dos recursos naturais e o destino de seus descobridores.

Maior pepita do mundo pesava 72 kg

A pepita de ouro que valia milhões, batizada de Welcome Stranger, foi encontrada pela dupla em Victoria, na Austrália. Pesando impressionantes 72 kg e com mais de 61 centímetros de comprimento, a maior pepita de ouro do mundo era tão grande que foi necessário um pé-de-cabra para desenterrá-la. Felizes com a oportunidade de mudar de vida, os trabalhadores levaram a pepita a cidade de Dunolly, para ser pesada no London Chartered Bank, onde foi partida em alguns pedaços devido ao seu enorme tamanho.

A venda da maior pepita do mundo rendeu à dupla uma quantia modesta de 12 mil euros, que na época, foi o suficiente para deixá-los ricos. Contudo, a estimativa é que, se fosse vendida atualmente, a maior pepita de ouro do mundo valeria cerca de 2,5 milhões de euros.

Com um peso comparável ao de um homem adulto, o Welcome Stranger não teve registros fotográficos, mas desenhos permitiram com que réplicas fossem feitas posteriormente. 

Pepita de ouro que valia milhões não deixou a família rica

Apesar de ter sido muito valiosa, a maior pepita do mundo não foi suficiente para deixar alguma riqueza de herança para as famílias dos mineiros. Em entrevista, Suzie Deason, da quarta geração de descendentes de John Deason, afirmou que apesar da fama, não restou nenhum dinheiro da pepita.

Segundo Suzie, quando as pessoas ouvem seu nome, sempre lhe perguntam onde está o ouro ou se é rica. “Infelizmente não sou, e nem possui joias feitas com a pedra”, afirma.

Atualmente, uma réplica do artefato pode ser vista no Museu Dunolly e o local da descoberta, Moliagul, conhecido como Triângulo Dourado, ainda atrai muitos turistas e entusiastas que buscam por ouro.

Contudo, como esta, considerada a maior pepita de ouro do mundo foi quebrada e derretida logo após sua descoberta, a pepita que carrega o título de maior existente é outra e ela é brasileira. A pepita Canaã foi encontrada em 1983 por Julio de Deus no estado do Pará. Localizado hoje no Museu de Valores do Banco Central, em Brasília, a pepita pesa 60 quilos.

A história da pepita encontrada no Brasil

Júlio descobriu a pedra na Serra Pelada, local que, na década de 1980, se tornou o maior garimpo a céu aberto do mundo. Recebendo mais de 100 mil mineradores, a área teve mais de 42 toneladas de ouro extraídas até a sua desativação em 1992.

O auge da atividade aconteceu justamente no ano em que a Pepita Canaã foi encontrada, com registros oficiais indicando a obtenção de 14 toneladas de ouro em 1983. No começo da década de 90, porém, menos de 300 quilos eram encontrados por ano.

Enquanto Deason, Oats eJulio de Deus suaram para encontrar suas pepitas, Kevin Hillier contou com uma mãozinha da tecnologia para encontrar a Hand of Faith (Mão de Fé, em tradução literal. Descoberta também na Austrália em 1980, a pepita de 27 é a maior já encontrada com o auxílio de um detector de metais. Vendida por mais de um milhão de dólares, a Hand of Faith está exposta em um cassino de Las Vegas.

Querem mais detalhes sobre a história da pepita de ouro encontrada pelo brasileiro? Deixe nos comentários, nos encontramos em uma próxima postagem!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x