Com 224 metros de comprimento e tecnologias sustentáveis, o navio Anji Ansheng foi entregue em Xangai e se consolida como o maior cargueiro de veículos do planeta, superando concorrentes como o BYD Shenzhen
Na tarde de 15 de maio, Xangai foi palco da entrega oficial do maior cargueiro do mundo. O navio, chamado Anji Ansheng, foi entregue no Terminal Automotivo Internacional Haitong, um dos centros logísticos mais importantes da cidade.
A embarcação se destaca não apenas pelo tamanho, mas também pelas tecnologias de baixo carbono integradas ao seu funcionamento.
Com 224 metros de comprimento e capacidade de porte bruto de 21.000 toneladas no verão, o cargueiro opera sob a bandeira da Libéria. A construção é de 2025. O Anji Ansheng foi desenvolvido pela SAIC Anji Logistics Co., Ltd., subsidiária da gigante chinesa SAIC Motor Corporation Limited.
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Capacidade impressionante e eficiência energética
O Anji Ansheng possui espaço para transportar até 9.500 veículos. Segundo as informações mais recentes, o navio está programado para zarpar com destino à Europa levando aproximadamente 7.000 veículos de nova energia fabricados na China. Entre os modelos embarcados, estão carros da marca MG, pertencente à SAIC.
Além da capacidade, o navio se destaca por sua eficiência. Ele é equipado com tecnologias inteligentes de baixo carbono, que permitem operações com alto rendimento energético.
O sistema também é capaz de utilizar combustíveis neutros em carbono, o que reforça o compromisso com o transporte sustentável.
Resposta à concorrência
O lançamento do Anji Ansheng vem logo após a apresentação de outro navio de grande porte, o BYD Shenzhen. No mês anterior, a fabricante chinesa BYD revelou um cargueiro com capacidade para 9.200 veículos.
Esse navio, com 219,9 metros de comprimento e 37,7 metros de largura, também prioriza tecnologias limpas e sustentáveis.
O BYD Shenzhen conta com motor de alta eficiência, geradores de eixo, sistema híbrido de bateria e diversas inovações voltadas para a redução de emissões.
Mesmo com essas características avançadas, o novo Anji Ansheng consegue ultrapassar sua capacidade total de carga, consolidando-se como o maior cargueiro oceânico do mundo em operação.
Foco em inovação e logística automotiva
A SAIC Anji Logistics é responsável pela construção do Anji Ansheng e ocupa o primeiro lugar no setor de logística automotiva na China.
A empresa também aparece em 10º lugar no ranking geral de logística do país. A divisão marítima da empresa é conhecida por seu foco em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à construção naval.
O setor é responsável pela gestão de navios internacionais, projetos e supervisão de embarcações, logística doméstica do tipo roll-on/roll-off (Ro-Ro), transporte marítimo internacional e serviços de agenciamento de cargas.
A empresa atua fortemente nos principais terminais automotivos ao longo do Rio Yangtze e das áreas costeiras da China.
Presente em Xangai
De acordo com dados de AIS (Automatic Identification System) recebidos menos de uma hora antes da divulgação oficial, o Anji Ansheng ainda está atracado em Xangai.
A expectativa é que a embarcação comece suas atividades transoceânicas em breve, ampliando as capacidades de exportação de veículos da China.
A entrega do Anji Ansheng reforça a posição da China como protagonista no setor naval e logístico global, especialmente na área de transporte de veículos. O avanço também sinaliza a crescente adoção de soluções sustentáveis no transporte marítimo.
Com informações de Interesting Engineering.