1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Maior navio cargueiro do planeta é mais alto do que o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade e o Big Ben; o gigante da Maersk pesa 52.859 toneladas, mais de cinco vezes mais do que a Torre Eiffel!
Tempo de leitura 4 min de leitura

Maior navio cargueiro do planeta é mais alto do que o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade e o Big Ben; o gigante da Maersk pesa 52.859 toneladas, mais de cinco vezes mais do que a Torre Eiffel!

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 24/05/2023 às 18:57
navio - maersk - containers - cargueiro - torre Eiffel - estátua da liberdade - EUA - China - motores - hélices
Maersk triple e 1s generation containers / Imagem renderhub

Triple-E, o gigante do mar: capaz de carregar até 18.270 contêineres em uma única viagem, equivalente a toda a produção de soja dos EUA exportada para a China

Você já imaginou como é o maior navio cargueiro do mundo? Ele se chama Triple-E e é um projeto da Maersk, uma empresa dinamarquesa que atua nos segmentos de transporte e energia. Esse navio é capaz de carregar até 18.270 contêineres em uma única viagem, o que equivale a toda a produção de soja dos EUA que será exportada para a China entre este ano e o próximo, por exemplo. Mas não é só pelo tamanho que o Triple-E impressiona: ele também é um exemplo de eficiência energética e proteção ambiental, os outros dois conceitos que deram origem ao seu nome.

O Triple-E tem 400 metros de comprimento, 59 metros de largura e 73 metros de altura . Para você ter uma ideia, ele é mais longo do que o porta-aviões USS Enterprise, um dos mais famosos da Marinha dos EUA, que tem 342 metros. Ele também é mais alto do que o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade e o Big Ben. E se fosse colocado “de pé”, ele seria maior do que o Empire State Building, um dos arranha-céus mais icônicos de Nova York. O peso do navio também é impressionante: ele pesa 52.859 toneladas, mais de cinco vezes mais do que a Torre Eiffel.

Se você ficou curioso, assista o vídeo completo e confira a primeira viagem feita por esse esse gigante dos mares!

Navios da Classe Triple-E contam com os maiores motores e hélices do mundo!

Uma das principais características do projeto dos navios da Classe Triple-E é que eles são compostos por dois motores diesel, cada um dirigindo uma hélice separada.

Os motores dos navios da Classe Triple-E são os maiores motores do mundo, com oito cilindros, 800 milímetros de diâmetro e 3.450 milímetros de curso. Eles têm uma potência de 29,7 MW cada um, com um consumo de combustível de 168 g/kWh (21,2 mil litros por dia). As hélices dos navios são as maiores hélices de navio do mundo, com quatro lâminas e 9,8 metros de diâmetro.

Mas como um navio tão grande pode ser eficiente e sustentável? A resposta está no seu design e na sua tecnologia. Seus dois motores diesel, cada um acionando uma hélice separada, que permitem que ele navegue a uma velocidade ótima de 35 km/h, consumindo menos combustível e emitindo menos poluentes do que outros navios de carga. Além disso, o navio tem um sistema de recuperação de calor residual, que aproveita o calor gerado pelos motores para produzir eletricidade para os sistemas de bordo. O casco do navio também foi projetado para reduzir a resistência da água e aumentar a capacidade de carga.

Com um investimento total de US$ 3,8 bilhões pela Maersk, o Triple-E faz parte de uma frota de 20 navios da mesma classe, que foram encomendados pela multinacional em 2011 e entregues entre 2013 e 2015. Cada navio foi construído em um estaleiro na Coreia do Sul, em um processo que levou 375 dias por navio. Os navios operam nas rotas comerciais entre a Ásia e a Europa, transportando produtos variados como roupas, eletrônicos, alimentos e veículos .

Os navios da Maersk podem economizar até US$ 350 milhões por ano em combustível

Os navios da Classe Triple-E trazem diversos benefícios para a Maersk e para o setor de transporte marítimo em geral. Eles permitem que a empresa reduza os seus custos operacionais e aumente a sua competitividade no mercado global. Eles também contribuem para a sustentabilidade do negócio e para a redução do impacto ambiental da atividade.

Segundo a Maersk, os navios da Classe Triple-E podem economizar até US$ 350 milhões por ano em combustível e reduzir as emissões de CO2 em até 2,5 milhões de toneladas por ano. Isso equivale a retirar cerca de 425 mil carros das ruas ou plantar cerca de 62 milhões de árvores.

Além disso, os navios da Classe Triple-E podem atender à crescente demanda por transporte marítimo entre a Ásia e a Europa, que é a rota comercial mais movimentada do mundo. Eles podem levar mais carga por viagem, reduzindo o número de viagens necessárias e otimizando o uso da infraestrutura portuária.

Triple-E: uma obra-prima da engenharia naval e um marco na história do transporte marítimo

À medida que a demanda global por transporte de contêineres continua a crescer, a Maersk está constantemente buscando aprimorar sua frota. Embora a Classe Triple-E já tenha estabelecido um novo padrão na indústria, a empresa continua investindo em inovação e tecnologia para melhorar ainda mais seus navios.

Os futuros navios da Maersk estão sendo projetados para serem ainda mais sustentáveis e eficientes, incorporando novas fontes de energia, como propulsão movida a hidrogênio ou eletricidade. A Maersk está comprometida em liderar a transição para um transporte marítimo mais limpo e sustentável.

O Triple-E é, sem dúvida, uma obra-prima da engenharia naval e um marco na história do transporte marítimo. Ele representa uma nova geração de navios porta-contêineres, que aliam tamanho, eficiência e sustentabilidade.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos