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Maior ferrovia em extensão do Brasil vai receber investimento de R$ 30 BILHÕES e gerar 10 MIL empregos; dinheiro será usado em infraestrutura, além da aquisição de vagões e locomotivas

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 28/08/2024 às 21:51
Maior ferrovia em extensão do Brasil vai receber investimento de R$ 30 BILHÕES e gerar 10 MIL empregos; dinheiro será usado em infraestrutura, além da aquisição de vagões e locomotivas
Maior ferrovia em extensão do Brasil vai receber investimento de R$ 30 BILHÕES e gerar 10 MIL empregos; dinheiro será usado em infraestrutura, além da aquisição de vagões e locomotivas

O Brasil se prepara para um dos maiores investimentos em infraestrutura ferroviária da sua história. Mas será que esses bilhões realmente farão a diferença?

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que já ocupa o posto de maior linha férrea do país, está prestes a passar por uma transformação que promete elevar o transporte ferroviário a um novo patamar.

A renovação antecipada da concessão, que envolve uma cifra impressionante de R$ 30 bilhões, não é apenas um compromisso financeiro; é uma aposta na modernização de um setor vital para a economia nacional.

Investimento bilionário na infraestrutura

Segundo informações da VLI Multimodal, controladora da FCA, 80% desse montante, ou aproximadamente R$ 24 bilhões, serão destinados à infraestrutura da ferrovia, incluindo a aquisição de novos vagões e locomotivas.

A promessa é de que esses recursos gerem impactos significativos na capacidade de transporte, com um aumento de 46% no volume de cargas, algo que poderá beneficiar diretamente indústrias como agronegócio, siderurgia e construção civil.

Renovação da concessão: o que está em jogo?

Com a assinatura do novo contrato, prevista para ocorrer após as consultas públicas que se estenderão de 30 de setembro a 7 de outubro, o cenário ferroviário do Brasil deve entrar em uma nova era.

Essa renovação, que garante a concessão por mais 30 anos, inclui melhorias fundamentais em 7,8 mil quilômetros de trilhos que atravessam oito estados, de Minas Gerais a São Paulo, até o Distrito Federal.

Participação popular e atualização do projeto

De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), não há entraves significativos que possam bloquear esse processo, e a reabertura do processo de participação popular é vista como uma etapa crucial para atualizar o projeto conforme as necessidades locais.

Além disso, a VLI destaca que outros R$ 5 bilhões serão destinados à outorga e compensações, com parte dos recursos direcionados a resolver conflitos urbanos em 35 cidades e melhorar o acesso ferroviário ao Porto de Aratu, na Bahia.

Modernização dos trilhos e ampliação da capacidade da ferrovia

Essa modernização não para por aí. Estão previstos investimentos em novos trilhos nos corredores Minas-Bahia e Minas-Rio, o que deve fortalecer a conexão entre regiões estratégicas do país.

A construção de novos pátios ferroviários é outra medida que promete aumentar a eficiência operacional, evitando que trens precisem aguardar pelo trânsito de composições em sentido oposto, garantindo mais segurança e agilidade no transporte.

Impacto econômico e geração de empregos

Conforme informações divulgadas pela controladora VLI, além dos benefícios diretos para o transporte de cargas, esses investimentos deverão gerar cerca de 10 mil empregos diretos, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico nas regiões atendidas pela ferrovia.

O impacto desses bilhões de reais ainda será sentido nos próximos anos, à medida que as obras avançam e os novos sistemas entram em operação. A pergunta que fica é: será que a modernização dessa ferrovia será suficiente para atender às demandas crescentes da economia brasileira nos próximos 30 anos?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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