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Maior fabricante de baterias do mundo agora quer fabricar carros elétricos — seu primeiro chassi é uma maravilha da tecnológica

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 28/12/2024 às 10:08
baterias, chassi
Foto: Reprodução

A maior fabricante de baterias do mundo está entrando no mercado automotivo, e seu primeiro chassi já promete revolucionar com avanços tecnológicos impressionantes.

O maior fabricante de baterias do mundo, a chinesa CATL, surpreendeu mais uma vez ao expandir sua atuação no setor automotivo. Durante um evento em Xangai, a renomada empresa apresentou o Bedrock Chassis, descrito como “o primeiro chassi tipo monopatín ultrasseguro do mundo“.

Segundo a empresa, esse lançamento promete redefinir o futuro dos veículos elétricos, unindo tecnologia de ponta, segurança incomparável e um design modular que pode revolucionar a fabricação de automóveis.

Foi apresentado em Xangai.

O que é o Bedrock Chassis?

Inspirado no conceito de chassi apresentado pela General Motors em 2002, o Bedrock Chassis adota uma estrutura modular e plana.

Essa configuração, também chamada de skate, integra as baterias diretamente ao chassi e utiliza motores elétricos nos eixos.

O design lembra um patinete longo e plano, maximizando o espaço interno e o desempenho dinâmico dos veículos.

Esse tipo de chassi oferece vantagens significativas:

  • Redução de custos: Permite a fabricação de diferentes modelos a partir de uma base única.
  • Otimização do espaço: Garante maior área útil no interior do veículo.
  • Atualizações futuras: Facilita substituições e aprimoramentos no sistema de baterias.

Além disso, a estrutura protege as baterias contra impactos, proporcionando segurança adicional. O Bedrock Chassis eleva esses benefícios a outro patamar ao reduzir o tempo de desenvolvimento de novos modelos de 36 meses para apenas 12 a 18 meses.

Segurança: Um ponto de destaque

O Bedrock Chassis incorpora uma tecnologia chamada cell-to-chassis, que integra as células da bateria diretamente à estrutura do chassi.

Essa abordagem aumenta a rigidez do veículo e eleva os padrões de segurança. CATL afirma que o chassi pode absorver até 85% da energia de colisões, superando os tradicionais 60%.

Para demonstrar sua eficácia, a empresa exibiu um teste de impacto frontal a 120 km/h, onde o protótipo resistiu sem apresentar incêndios, explosões ou vazamentos térmicos.

A estrutura, inspirada no caparazón de uma tartaruga, utiliza materiais como aço de grau submarino e ligas de alumínio aeroespacial, garantindo máxima proteção aos ocupantes.

Outro ponto inovador é o sistema de desconexão de alto-voltagem, que desativa os circuitos em apenas 0,01 segundos após um impacto.

A energia residual é eliminada em 0,2 segundos, estabelecendo um novo padrão na indústria automotiva.

Um passo além das baterias

Embora já domine o mercado global de baterias com uma participação de 37%, a CATL quer mais.

O Bedrock Chassis foi projetado para suportar tecnologias de condução autônoma de nível 3 e 4, um sinal claro de que a empresa está focada em soluções inteligentes e adaptáveis.

A primeira montadora a adotar essa plataforma será a Avatr Technology, uma subsidiária da Changan Automobile. Embora ainda não exista uma data oficial para o lançamento do primeiro modelo com o Bedrock Chassis, a parceria representa um marco na estratégia da CATL de expandir sua atuação para além das baterias.

O Impacto no mercado

A entrada da CATL no design e fabricação de veículos reforça seu papel como líder em inovação tecnológica. Recentemente, a empresa também apresentou o sistema de baterias Choco-SEB, capaz de recuperar 100% da autonomia em apenas 1 minuto.

Essa combinação de avanços ilustra a ambição da CATL de transformar o mercado automotivo global.

Enquanto outras montadoras e fornecedores lutam para acompanhar a rápida evolução do setor, a CATL avança com soluções que prometem moldar o futuro dos veículos elétricos.

O Bedrock Chassis é apenas o início dessa nova fase, que pode definir os padrões de segurança, eficiência e design modular para as próximas gerações de automóveis.

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Luiz
Luiz
28/12/2024 16:45

Caracoles !!!
Entendi tudinho que foi falado, cada palavra.
Quem quiser eu mando a traducione !

Álvaro neves
Álvaro neves
28/12/2024 20:18

Ďevido ao grande avanço industrial e inventividade . os chinéses estão reescrevendo a indústria automotiva e não só.

Adilson Barros
Adilson Barros
29/12/2024 09:54

Parabéns ao governo chinês por patrocinar suas empresas e dar respaldo financeiro e estratégico logístico e até militarmente no caso de cobertura a indústria pesqueira em águas internacionais. É assim que constroem nações! Aqui, as pequenas empresas capitalistas milionárias, exploradora da indefesa mão de obra ignorante dos menos favorecidos, se atolam num lamaçal infinito em leis trabalhistas respaldando emprego a uma classe inútil da OAB que movimenta bilhões “lutando pró aos trabalhadores menos favorecidos!”.
ESTA NAÇÃO ESTA CONDENADA!

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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