Com terminal de 700 mil m², o Aeroporto de Beijing Daxing foi construído em 5 anos e já se prepara para receber 100 milhões de passageiros por ano.
Na capital da China, uma obra de proporções quase futurísticas se destaca não apenas pela grandiosidade, mas pela eficiência com que foi concebida. Trata-se do Aeroporto Internacional de Beijing Daxing, também conhecido como “estrela do sul” devido à sua impressionante forma radial. Inaugurado em 2019, o aeroporto foi projetado para ser o maior do mundo com um único terminal, cobrindo uma área de 700 mil metros quadrados — o equivalente a 98 campos de futebol.
O mais impressionante é que toda essa megaestrutura foi construída em apenas 5 anos, com entrega dentro do prazo previsto, o que surpreendeu até especialistas do setor de infraestrutura aérea. Desde então, o terminal se tornou um hub global de tráfego aéreo, com previsão de ultrapassar 100 milhões de passageiros por ano — colocando-o no topo dos aeroportos mais movimentados do planeta.
Um projeto assinado por Zaha Hadid – Aeroporto de Beijing Daxing
O projeto arquitetônico do Aeroporto de Beijing Daxing é assinado pela renomada arquiteta Zaha Hadid, falecida em 2016. Sua equipe, em parceria com engenheiros chineses, desenvolveu um terminal com design futurista e funcional, que privilegia a experiência do passageiro ao minimizar deslocamentos e tornar o fluxo interno mais intuitivo.
-
Cidade do interior de SP une clima frio, vistas a 1.600 m de altitude, cultura japonesa e astronomia em um só destino bem mair barato que Campos do Jordão
-
A estrada mais bonita do Brasil tem 550 km, liga SP ao RJ e revela praias desertas, vilarejos históricos e mirantes espetaculares ao longo do litoral
-
Brasil inaugura a maior fábrica de mosquitos modificados do mundo e pretende proteger até 70 milhões de pessoas
-
Milhões de insetos geneticamente modificados foram liberados no Brasil, mas por que ninguém te contou isso antes?
Com cinco braços principais conectados a um núcleo central, o terminal garante que todos os portões de embarque estejam a menos de 600 metros do saguão central, uma marca impressionante para aeroportos de grande escala. O resultado é um equilíbrio quase perfeito entre capacidade, fluidez e estética.
700 mil m² sob o mesmo teto
O terminal de Daxing é, oficialmente, o maior edifício de aeroporto do mundo sob um único teto. Ele inclui:
- 79 portões de embarque
- 700 mil m² de área construída
- Design em estrela de 5 pontas
- Conexão direta com trem-bala e metrô
- Sistema automatizado de manuseio de bagagens com 40 km de esteiras
- Iluminação natural graças ao uso de claraboias e painéis translúcidos
O edifício também foi projetado com base em critérios de eficiência energética, com sistemas inteligentes de climatização, iluminação e aproveitamento de água. O resultado é uma construção que alia sustentabilidade, desempenho e escala monumental.
Aeroporto de Beijing Daxinga esbanja sua cpacidade de 100 milhões de passageiros por ano
A meta de movimentar 100 milhões de passageiros/ano até o final da década está em linha com o crescimento exponencial do tráfego aéreo na China. Só em 2023, o Aeroporto de Daxing movimentou cerca de 52 milhões de passageiros, mesmo com os efeitos residuais da pandemia.
Para comparação, o Aeroporto de Atlanta, nos EUA — tradicionalmente o mais movimentado do mundo — recebeu 104 milhões de pessoas no mesmo período. Ou seja, Beijing Daxing está rapidamente se aproximando do topo do ranking global.
Além do fluxo doméstico, Daxing é um ponto estratégico para voos internacionais que ligam a Ásia, Europa e América, servindo como hub para as companhias aéreas China Southern e China Eastern.
Construção em tempo recorde
A velocidade com que o aeroporto foi construído impressiona: foram apenas 5 anos do início das obras até a entrega oficial em setembro de 2019. Para uma obra dessa escala, com envolvimento de centenas de fornecedores e integração com modais ferroviários e rodoviários, esse prazo é considerado extraordinário.
Durante o pico da obra, mais de 40 mil trabalhadores estavam envolvidos simultaneamente. O uso de modelagem 3D (BIM), pré-moldados e planejamento logístico avançado contribuiu para evitar atrasos e garantir a qualidade da entrega.
Integração com trem-bala e metrô
Um dos grandes diferenciais do Aeroporto Internacional de Beijing Daxing é sua integração direta com sistemas de transporte de alta velocidade. Há conexões subterrâneas com:
- Linha de trem-bala Beijing–Xiong’an, que permite chegar ao centro de Pequim em apenas 20 minutos.
- Linha 20 do metrô de Pequim, ligando o aeroporto a diversos distritos urbanos.
- Terminal rodoviário interestadual e estacionamento de ônibus fretados.
Com isso, o aeroporto se tornou parte de um ecossistema logístico metropolitano e regional, facilitando conexões para passageiros e mercadorias.
Impacto econômico e estratégico
O Aeroporto de Daxing é peça-chave na política chinesa de desenvolvimento da Grande Área da Capital (Greater Beijing), que envolve a integração das cidades de Pequim, Tianjin e Xiong’an.
Estima-se que o aeroporto gere mais de 500 mil empregos diretos e indiretos e seja responsável por movimentar cerca de 250 bilhões de yuans por ano (R$ 175 bilhões) em atividades relacionadas a turismo, logística e serviços.
Além disso, o hub fortalece a presença da China na aviação global, desafiando grandes centros como Dubai, Londres e Atlanta — e mostra que o país não pretende apenas competir, mas liderar.
O Aeroporto Internacional de Beijing Daxing não é apenas um símbolo do avanço da engenharia e arquitetura chinesas — é também um marco da ambição nacional em moldar os rumos da mobilidade global.
Com um terminal único de 700 mil metros quadrados, tecnologia de ponta, capacidade para 100 milhões de passageiros e entrega em apenas 5 anos, o projeto redefine o conceito de megaobras em infraestrutura aeroportuária.
A cada ano, Daxing se aproxima do topo do ranking mundial — e já é, sem dúvida, um dos mais impressionantes aeroportos da história moderna.
Pois é, é por isto e tantas outras coisas que os Norte Americanos têm um ódio exacerbado ã China e tudo o que possa ameaçar a hegemonia dos EUA.
Isto é uma questão de tempo porque os chineses já dominam várias tecnologias como a 5G, Internet que não depende mais de satélites, enfim enquanto os ocidentais ficam brigando eles estão trabalhando e em todas as áreas do conhecimento, nem falo do Brasil porque é perda de tempo.
Mas a direita brasileira só sabe esculhambar a china por ser comunista!!!