Maersk fecha novos acordos no Egito para acelerar produção de metanol. As empresas envolvidas no acordo são CIMC ENRIC, European Energy, Green Technology Bank, Orsted, Proman e WasteFuel.
A gigante marítima dinamarquesa Maersk e as autoridades egípcias assinaram um acordo de parceria para explorar conjuntamente o estabelecimento da produção de combustível verde em larga escala no país na busca do transporte zero emissões com o uso de metanol. Com essa capacidade de produção, a Maersk alcançará muito além do metanol verde necessário para os primeiros 12 navios porta-contêineres neutros em carbono, encomendados pelo grupo dinamarquês.
Entenda todos os detalhes sobre a nova meta da Maersk
Após os recentes acordos de abastecimento de combustível verde, a Maersk assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o representante das autoridades na presença do primeiro-ministro egípcio na segunda-feira, 28 de março.
Agora, a empresa está unindo forças com a Autoridade Geral da Zona Econômica do Canal de Suez (SCZone), a Autoridade Egípcia de Energia Nova e Renovável (NREA), a Companhia Egípcia de Transmissão de Eletricidade (EETC) e o Fundo Soberano do Egito para Investimento e Desenvolvimento (TSF). Como parte do acordo, as partes realizarão um estudo de viabilidade antes do final de 2022 para examinar a produção de hidrogênio e combustível marítimo verde no Egito, alimentada por energia renovável com a Maersk como compradora comprometida.
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Comentando sobre a parceria, Henriette Hallberg Thygesen, CEO, Fleet & Strategic Brands, Maersk, disse: “O Egito tem excelentes condições para a produção de energia renovável e ambições de se tornar um líder global na cadeia de valor de energia verde. Estamos muito animados em poder explorar opções juntos, aproveitando nossos mais de 100 anos de relações comerciais no país.
“A disponibilidade de energia verde e combustível em quantidades suficientes e com preços competitivos é o maior desafio para a descarbonização do transporte marítimo global. Para a Maersk, nossas parcerias estratégicas anunciadas recentemente com seis empresas líderes do setor são fundamentais para enfrentar esse desafio, mas para permanecer no caminho de 1,5 grau é necessário ainda mais escala nesta década. É isso que esta parceria está explorando.”
As embarcações poderão fazer uma viagem completa de ida e volta, a exemplo da rota Ásia-Europa, com metanol verde
A série, construída pela Hyundai Heavy Industries, vem com uma configuração inovadora de motor bicombustível que pode operar com metanol e combustível convencional com baixo teor de enxofre. Com capacidade de combustível, as embarcações poderão fazer uma viagem completa de ida e volta, a exemplo da rota Ásia-Europa, com metanol verde. A primeira embarcação está programada para entrar em operação no início de 2024.
“Esperamos levar essas embarcações pelos oceanos do mundo e continuar nosso trabalho na criação de novas soluções para melhorar a eficiência da futura cadeia de abastecimento de nossos clientes”, destaca Maersk.
Parcerias da Maersk para produção de metanol podem expandir serviços no Canal de Suez
De acordo com Ayman Soliman, CEO do Fundo Soberano do Egito, esta parceria é uma oportunidade que adiciona uma nova dimensão ao roteiro para metas de emissão zero e potencialmente expande a oferta de serviços do Canal de Suez.
Olhando para o futuro, a Maersk pretende explorar oportunidades semelhantes em outras regiões com forte potencial para o desenvolvimento de energia renovável, aproveitando as relações comerciais e governamentais para facilitar oportunidades para nações e atores comerciais adotarem a rápida aceleração na produção de metanol.
Para lembrar, no início deste mês, a Maersk fechou acordos com a empresa de energia dinamarquesa Ørsted, a empresa de energia integrada suíça Proman, a fornecedora de equipamentos de energia solar dinamarquesa European Energy, o Banco de Tecnologia Verde da China, a empresa de serviços de engenharia da China CIMC Enric e o produtor de combustível renovável dos EUA WasteFuel.
Parceria promete abastecer os 12 navios da empresa
Essas parcerias estratégicas foram formadas para garantir o fornecimento de metanol para a frota da empresa de doze novos navios movidos com o combustível verde. A Maersk planeja fornecer pelo menos 730.000 t/ano até o final de 2025 para um total de doze boxships de 16.000 TEU encomendados em 2021 do construtor naval sul-coreano Hyundai Heavy Industries (HHI).
A primeira unidade movida a metanol está planejada para ser entregue à Maersk em 2024. Conforme descrito, a nova série de navios terá eficiência energética 20% melhor por contêiner transportado em comparação com a média da indústria. Eles terão 350 metros de comprimento, 53,5 metros de largura e serão significativamente diferentes do que foi visto antes para qualquer navio porta-contêineres maior, afirma a empresa.
A configuração de propulsão de metanol será desenvolvida em colaboração com fabricantes como MAN ES, Hyundai (Himsen) e Alfa Laval, o que representa um aumento significativo da tecnologia em relação ao limite de tamanho anterior de cerca de 2.000 TEU.
As novas construções ecológicas serão classificadas pelo American Bureau of Shipping (ABS) e navegarão sob a bandeira dinamarquesa. Uma vez totalmente implementado, espera-se que os doze navios gerem uma economia total anual de emissões de CO2 de 1,5 milhão de toneladas ou 4,5% das emissões totais da frota da Maersk.