Prédios mais altos feito de madeira, em alguns países já é normal usar madeira para construir casas, agora a nova tendência na área da construção civil é construir prédios usando madeira engenheirada.
Mas de onde surgiu o termo “engenheirada”? O termo é utilizado porque a madeira passa por vários processos e engenharias para passar da matéria-prima, com seus defeitos naturais, para material de propriedade construtiva. Após décadas utilizando concreto e aço, a construção civil vem resgatando a madeira para as mais variadas construções. Além de ser mais barato, tão resistente quanto o aço, ela é sustentável, maior eficiência e não emite gases poluentes, muito pelo contrário, ela estoca o dióxido de carbono, ajudando a controlar o efeito estufa a médio e longo prazo.
Há mais de 10 mil anos madeira é usada como matéria-prima para a construção de casas. Contudo, agora aliado com a tecnologia, essa será uma nova realidade. Com prédios, casas até mesmo escolas feitos de madeira engenheirada, que além de serem ecologicamente corretas poderá gerar mais empregos e novas atividades, já que as madeiras utilizadas nos processos serão de reflorestamento, tendo ciclos infinitos.
O maior edifício de madeira do mundo
Na construção civil brasileira, esse tipo de material ainda é novidade, mais países como EUA e Noruega já se encontra em uma corrida para construir prédios mais altos feito desse tipo de madeira. As matérias-prima mais utilizadas para essas construções são os Pinus e o Eucalipto.
-
Obra monumental completamente abandonada no Brasil: com 9 mil m² de esqueleto de aço exposto desde 1998, colosso inacabado na Avenida Leste-Oeste virou um esqueleto urbano que domina a paisagem de Londrina há mais de 25 anos
-
Com 1,76 milhão de m² de área construída, 500 metros de comprimento, 400 de largura, este megaprojeto é o edifício mais largo do mundo, abriga um parque aquático, hotéis, cinemas e até uma praia artificial sob um céu digital que nunca escurece
-
Com 581 metros, prédio mais alto dos EUA superará o One World Trade Center, será o 6º mais alto do planeta e terá 4 torres interligadas
-
Com 365 mil m², 1.100 salas e 700 arquitetos envolvidos na construção, o Palácio do Parlamento da Romênia é o segundo maior edifício administrativo do mundo e o mais pesado já construído pela humanidade
Nos EUA, mais precisamente em Milwauk, o prédio mais alto feito de madeira engenheirada foi construído, e edifício possui 25 andares, um feito e tanto para a construção civil. O prédio foi inaugurado entre agosto e setembro desse ano. Antes dele, o mais alto ficava na Noruega na pequena cidade de Brumunddal, com 85 metros de altura possuindo 18 andares. Ele foi inaugurado em 2019. Para manter os padrões ecológicos foram utilizadas nos projetos madeiras em MLC — Madeira Laminada Colada utilizada em colunas e ligações, já a CLT — Madeira Laminada Cruzada é utilizada para construir pavimentos e paredes externas.
Em alguns outros países em volta do globo também existem outros prédios feitos de madeira, em Brisbane, na Austrália, foi inaugurado no final de 2018 um prédio com nove andares. Na Suécia, na cidade de Skellefteå tenta recuperar a herança do passado e deixar de lado as construções de concreto para utilizar apenas madeira em suas construções. Lá se encontra o Centro Cultural Sara de 20 andares que por algum tempo foi o mais alto do mundo, porém foi logo superado pela Noruega que apesar de ter dois andares a menos tem 10 metros a mais.
Em Toronto, no Canada, está em construção mais um para entrar na briga, o prédio possuirá 18 andares. No Brasil a empresa Amata, que está investindo e trazendo a novidade para o Brasil, construiu um prédio experimental Floresta Urbana, de 13 andares.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.