Um carro popular da Honda com luxo por menos de R$ 50 mil? Conheça o Honda Accord 3.5 V6, um modelo icônico disponível no mercado de usados.
A Honda é conhecida por ter uma legião de seguidores fiéis, e qualquer carro que ostente o ‘H’ em sua grade frontal já é sinônimo de confiabilidade mecânica e excelente valorização no mercado de usados. Neste artigo, vamos destacar um modelo icônico da marca que chegou ao Brasil em sua oitava geração: o carro popular Honda Accord 3.5 V6.
Esse sedã, conhecido por seu luxo e desempenho, vem conquistando cada vez mais espaço no mercado de usados brasileiro. Se você está considerando investir em um veículo que combina potência, conforto e durabilidade, o Accord 3.5 V6 pode ser a escolha perfeita. Descubra por que esse modelo se tornou tão popular e tudo o que você precisa saber antes de comprá-lo.
Um pouco sobre a história do carro popular da Honda no Brasil
Lançado em 2008, o Honda Accord trouxe um novo motor, tecnologias e equipamentos. Passou por uma reestilização e durou até 2013, quando deu lugar à nona fase.
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A oitava geração do carro popular da Honda desembarcou aqui em 2008 em duas versões de acabamento, cada qual com seu motor. Um deles foi o então inédito V6, que aprofundaremos mais em breve e que equipava a opção topo de linha EX.
Já a configuração de entrada LX manteve o 2.0, só que com potência aumentada. A variante mais barata foi descontinuada no começo de 2011. Naquele mesmo ano, o Honda Accord passou por reestilização. O sedã Honda Accord 3.5 V6 era rival direto de ancestrais como o Toyota Camry. E com novatos, como o Ford Fusion, que vinha do México, e o fenômeno Hyundai Azera, ambos com relação custo-benefício muito melhor. Esta oitava geração do Honda Accord foi vendida no Brasil de 2008 a 2023.
Desempenho do Honda Accord 3.5 V6 impressiona para a época
Em 2008, a oitava geração do carro popular da Honda manteve uma versão V6, mas trocou o 3.0 litros pelo 3.5 litros, mais girador. No total, são 278 cv a 6.200 RPM e torque máximo de 34,6 kgfm a 5.000 RPM. O motor sobra no sedan médio-grande.
As respostas ao pedal do acelerador ficam mais sensíveis e ágeis, e as arrancadas até lembram (discretamente) as de um carro alemão. Em avaliações realizadas pela mídia na época, o Honda Accord 3.5 V6 cumpriu o 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos.
Uma das novidades do Honda Accord 3.5 V6 foi o VCM2, sigla para Variable Cylinder Management, algo como gerenciamento variável dos cilindros, o sistema identifica a “ demanda do motorista”. Conforme a força do pedal, a velocidade e as rotações, o VCM pode desativar cilindros.
Desta forma, o motor do sedan opera com três, quatro ou todos os cilindros. Tudo com foco em melhorar a economia de combustível. Ainda assim, o consumo urbano de gasolina fica na casa dos 8 km/l e pode chegar a 12,3 km/l na estrada.
O que notar na hora de o carro da Honda?
O conforto é um grande destaque do Honda Accord 3.5 V6 que possui 4,93 metros de um para-choque a outro – 12 cm a mais. A marca também esticou a distância entre-eixos, com 2,80 m. Isso resulta em um espaço muito agradável e amplo para pernas, ombros e joelhos de todos os cinco ocupantes.
Apesar de todos esses atrativos é importante ficar atento, pois as queixas mais comuns em relação ao Honda Accord 3.5 V6 estão ligadas, principalmente, a falhas e engasgos no desempenho do motor, atribuídas muitas vezes a problemas no sistema de injeção.
Também há comentários de desgaste precoce da correia dentada e problemas na caixa de direção. Esta fase do Honda Accord lançada em 2008 só teve um recall para a troca do airbag dentro do chamado gigantesco para troca de bolsas mortais da Takata, que envolveu unidades produzidas até 2012.