A Ceitec, fábrica brasileira que produz chips e semicondutores, permaneceu inativa por anos. Ao assumir o cargo de Presidente da República, Lula ordenou que a atual situação do espaço fosse investigada para poder pensar nos próximos passos.
Ceitec, Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, voltou a ser revisitado pelo Presidente Lula após passar um período parado. A fábrica lida com chips e semicondutores, com grande relevância para o país, principalmente em relação à produção de conhecimento na área. Até então, os direcionamentos do Presidente da República são para analisar a situação atual da fábrica e, a partir disso, pensar nas melhores formas de reaver o funcionamento pleno do Ceitec.
Ceitec é referência na área de chips e semicondutores. Caso Lula reative a fábrica, pode dar destaque ao Brasil na área da tecnologia diante de outros países da América Latina
O Centro é o único desenvolvedor e fabricante de chips e semicondutores de toda a América Latina, possuindo uma relevância tão grande na área da tecnologia e dá poder ao Brasil, servindo como um país de referência.
A iniciativa do Presidente Lula foi criar, a princípio, um grupo para desenvolver possíveis estratégias visando a expansão do Ceitec no segmento do desenvolvimento de semicondutores.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
A ideia é que o objetivo seja ampliado para nível nacional, capacitando diferentes regiões do Brasil para atuarem com a área.
O MCTI, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ficou responsável por liderar o projeto e fazer um levantamento completo da situação atual da fábrica, assim como as opções que estão disponíveis nesse primeiro momento da reativação.
Maiores detalhes sobre a iniciativa ainda não foram divulgados, incluindo o nomes envolvidos no projeto ou os prazos estipulados para publicação dos resultados.
A reativação do Ceitec vem após uma tentativa de privatização promovida pelo ex-presidente da república, Jair Messias Bolsonaro. No entanto, nenhum órgão se dispôs a comprá-lo.
Como resposta, o governo tentou iniciar um processo de liquidação, mas o Tribunal de Contas da União (TCU) interveio para impedir que a iniciativa continuasse.
As últimas atualizações envolvendo o Ceitec, citadas anteriormente, datam do ano de 2021.
Investir no Ceitec é uma decisão que pode atrair lucros para o Brasil, além de também alimentar o mercado interno com materiais necessários ao comércio
A falta de investimentos no Ceitec já foi sentida no Brasil, como reforçado pela Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Segundo o órgão, a produção de smartphones, aviões e automóveis, por exemplo, foi obrigada a parar pela falta de componentes eletrônicos, algo que poderia ser evitado pelo próprio Ceitec.
Em termos quantitativos, essa pausa forçada por falta de materiais fez com que o Brasil deixasse de produzir mais de 300 mil veículos em 2021.
Para evitar que o mesmo aconteça, o Ceitec voltou à pauta do governo através de uma proposta feita pelo Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia, sob coordenação de Aloizio Mercadante, atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
Em sua fala, ele disse: “Esta é a escolha que o Brasil deve fazer: se ele quer ter o domínio, se ele quer se preparar, se ele quer atrair investimentos, se ele quer entrar nessa elite dos países que produzem chips e estão na vanguarda da tecnologia da informação, nós vamos ter que investir”.
Além disso, ele também complementou ao tratar a questão a nível mundial, colocando o país como o centro de grandes conquistas: “[O Brasil] pode ser uma grande opção na indústria de semicondutores para a criação de novos centros tecnológicos”.
A criação do grupo para investigar o Ceitec é uma forma de o Presidente Lula demonstrar que aceitou as sugestões dadas por especialistas. A situação atual da fábrica de chips e semicondutores deve ser divulgada em breve, assim como os próximos passos pensados para ela.