Nova lei do Combustível do Futuro: Lula sanciona lei que prevê aumento na mistura de 35% de etanol na gasolina. Projeto promete evitar milhões de toneladas de CO2 até 2037
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (08), a lei do projeto Combustível do Futuro, que tem como objetivo destravar investimentos na ordem de R$ 260 bilhões e evitar emissões de 705 milhões de toneladas de dióxido de carbono até 2037, conforme avaliação do Ministério de Minas e Energia divulgada antes da cerimônia. Além disso, iniciativa visa mudar a mistura de etanol na gasolina.
Mistura de 35% de etanol na gasolina promete mudar o Brasil
O programa aprovado pelo Congresso Nacional gera novas indústrias verdes no Brasil, sendo considerado pelo governo como o maior projeto de descarbonização do setor de transportes. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em comunicado, os avanços que o Brasil alcançará com o combustível do futuro são únicos, introduzindo o combustível sustentável de aviação (SAF) e o diesel verde à matriz energética, e descarbonizando setores que contribuem de forma significativa para a poluição do planeta.
O projeto aprovado na Câmara, além de alavancar a produção de novos combustíveis como SAF e biogás, deve facilitar um aumento da mistura de etanol na gasolina e biodiesel no diesel, impulsionando indústrias como as de cana-de-açúcar, milho e soja, que já respondem por parcela significativa do consumo de biocombustíveis no Brasil.
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A elevação da mistura de biodiesel no diesel para 25% até 2035, ante os atuais 14%, conforme prevê a Lei Combustível do Futuro, exigirá um volume de óleo de soja 296% maior que as 4,8 milhões de toneladas que o país usou para a produção do biocombustível em 2023, quando a mistura estava em 12%, conforme cálculos da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
Investimentos podem chegar a R$ 52,5 bilhões
No Brasil, a produção de biodiesel é majoritariamente feita a partir de óleo de soja, que responde por mais de 70% do total das matérias-primas usadas. P
ara que seja possível alcançar este nível de produção que o aumento da mistura de 35% de etanol na gasolina pode requerer até 2035, serão necessários investimentos de R$ 52,5 bilhões em novas usinas e esmagadoras de soja, segundo a Abiove, entidade que reúne as tradings e processadores de oleaginosas.
Nesse cenário, a produção de biodiesel consumiria 19 milhões de toneladas de óleo de soja por ano até 2035 contra 5,9 milhões de toneladas estimadas pela Abiove em 2024. Segundo o CEO da produtora de biodiesel Binatural Energia, André Lavor, a sanção do PL do Combustível do Futuro, que aumenta a mistura de Etanol na gasolina, é um marco no combate às mudanças climáticas.
A descarbonização da matriz de transporte no Brasil é um passo decisivo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e o aumento na mistura de 35% de etanol na gasolina será algo decisivo.
Biodiesel contribuirá com uma redução de mais de 320 milhões de toneladas de CO2
Segundo o executivo, com o aumento na mistura de etanol na gasolina de forma progressiva, o setor de biodiesel contribuirá com a redução de mais de 320 milhões de toneladas de CO2 nos próximos 10 anos.
Ele ainda citou a agregação de 412 bilhões de reais ao PIB e uma economia de 10,5 bilhões de dólares em importações de combustíveis fósseis, como o diesel, visto que o biodiesel comporá uma parcela maior do produto vendido nos postos.
O projeto foi sancionado durante a feira Liderança, Verde Brasil Expo, na Base Aérea de Brasília, que abriga uma exposição de equipamentos e veículos que usarão biocombustíveis como o SAF e BioGLP.